Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).
O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.
A história do Recife e Olinda se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.
Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.
Algumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.
No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.
Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.
Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuco tem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.
Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.
Equipamento tem extensão de 53 metros e pesa 110 toneladas (Foto: Jobison Barros)
O estado de Alagoas prepara-se para transportar o primeiro reator a ser instalado na Indústria Oxiteno, situada no Polo de Camaçari, na Bahia. O equipamento, com extensão de 53 metros e pesando 110 toneladas, será levado em uma carreta especial, que irá percorrer os quase 600 quilômetros em um tempo compreendido entre 10 e 15 dias. O transporte está previsto para ocorrer ainda nesta quarta-feira (20), dependendo, apenas, de liberação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Conforme ressalta Wilson Costa, gerente da Fábrica Jaraguá Equipamentos Industriais, o crescimento industrial do Nordeste já é uma realidade, tendo em vista, principalmente, o pioneirismo do Estado em fabricar o primeiro reitor da região.
“É este crescimento, com o apoio do governo do Estado, que vem incentivando grandes empresas a se instalarem em Alagoas. É o caso da Jaraguá Equipamentos, situada no Polo Industrial de Marechal Deodoro, que, acreditando em um vigoroso crescimento da indústria do nosso País, principalmente nos setores de óleo e gás, petroquímica e biomassa, investiu em um grande complexo, com capacitação técnica e que, hoje, conclui um feito marcante para a indústria alagoana, fornecendo um equipamento nunca fabricado”, expõe Costa.
Por este motivo, Alagoas passa, agora, a ser referência na fabricação de equipamentos para a indústria petroquímica, com capacidade para atender à região Nordeste e o Brasil, bem como exportar o produto.
Novo empreendimento
Na última segunda (18), empresários se reuniram no Porto de Maceió, para o lançamento da Pedra Fundamental, cuja placa marca o início de criação da nova unidade Jaraguá Equipamentos Industriais do Nordeste, cujo transporte dos equipamentos produzidos na fábrica será feito por navios especializados.
Comitiva da Shacman virá a Pernambuco para acertar construção da fabrica em caruaru!
Uma comitiva de executivos chineses e brasileiros da Metro Shacman desembarca na próxima terça-feira, em Pernambuco, para tratar do projeto de uma montadora de ônibus e caminhões em Caruaru.
A agenda prevê encontro com o governador Eduardo Campos, com fornecedores de serviços públicos (como água e luz), apresentação do projeto para a imprensa e visita ao município do Agreste. A vinda dos diretores e engenheiros foi confirmada ontem pelo presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Márcio Stefanni. Serão dois dias de visita. “A vinda semana que vem está confirmadíssima”, disse Márcio, empolgado com o projeto.
A fábrica foi anunciada pelo Estado como sendo de R$ 1 bilhão e de mil empregos diretos. Mas a empresa diz que ainda vai fechar o valor da fábrica. Qualquer número citado no estágio atual de desenvolvimento do projeto é uma ordem de grandeza, não valores efetivos.
De acordo com Stefanni, os engenheiros vão ao terreno de 400 hectares, às margens da BR-104, em Caruaru, para fazer o detalhamento técnico do projeto.
Mês passado, em entrevista ao JC, o diretor executivo da Metro Shacman, Rodrigo Teixeira, explicou que a Shaanxi Automobile Group (SAG), sócia na joint venture que envolve a Volkswagen, tem um departamento encarregado só de projetar fábricas. A SAG tem 30 montadoras somente na China.
Devido à experiência na construção de novas unidades industriais, a ideia da Metro Shacman é erguer a montadora de Caruaru rapidamente, de forma modulada.
Ainda segundo Teixeira, o que vai demandar mais tempo são as negociações com fornecedores, de maneira ampla, e sistemistas (também fornecedores, mas que trabalham de outra forma, fisicamente integrados à linha de produção de uma montadora).
A Metro Shacman deve começar com um percentual baixo de componentes nacionais, de 10% a 15%, mas, em até três anos, subir para 65%, a fim de aproveitar benefícios fiscais no regime automotivo brasileiro.
Olha ai como o Ceará tem suas dificuldade de gestão!
Refinaria Premium do Ceará está fora dos planos da Petrobras
http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/06/16/noticiasjornaleconomia,2860443/refinaria-do-ceara-fica-fora-dos-planos-da-petrobras.shtml
Margareth Menezes da Bahia, João Cláudio do Piauí, Clemilda de Sergipe, Gennaro de Alagoas, Alcione do Maranhão, Elba Ramalho da Paraíba, Marina Elali do Rio Grande do Norte, Fagner e Waldonys do Ceará e o Quinteto Violado de Pernambuco.
http://g1.globo.com/pernambuco/sao-joao/2012/fotos/2012/06/confira-fotos-da-gravacao-do-sao-joao-do-nordeste.html
Confira as fotos da gravação do ‘São João do Nordeste’
Programa em homenagem a Gonzaga foi gravado na Usina Dois Irmãos no RECIFE.
Cantores de todo o Nordeste cantaram músicas do eterno Rei do Baião.
Nem tudo são flores, pois a crise “Europeia” vai afetar a economia do brasil, no geral, – exemplo:
Dow Química fecha fábrica em Camaçari
A The Dow Chemical Company (Dow Brasil) anunciou nesta segunda-feira (2) o fechamento da fábrica de tolueno diisocianato (TDI), em Camaçari. Essa decisão faz parte de um plano de redução de custos em decorrência da crise na economia europeia. A multinacional também pretende fechar outras unidades na Europa, América do Norte e América Latina.
A suspensão das atividades na fábrica de Camaçari também levou em conta as metas de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EH&S) da Dow. De acordo com nota enviada pela empresa, a unidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) atende a legislação brasileira, mas seria necessário mais investimento para que a planta fosse operada conforme o padrão da Dow.
A unidade também não tem sido lucrativa nos últimos anos, de acordo com nota, e mais investimentos tornariam o funcionamento inviável. Diante disso, a multinacional decidiu não reabrir a fábrica, que está fechada desde outubro de 2011, quando passou por manutenção programada.
De acordo com a Dow Brasil, os 123 funcionários da unidade foram informados do fechamento da planta. A empresa diz que oferece aos trabalhadores realocação em outra unidade, pacote de benefícios e serviços de recolocação em outras empresas (outplacement).
PIB PE. 1º TRIMETRE 2011.
http://www.comunidades.pe.gov.br/web/portaldatransparencia/exibirartigo?companyId=communis.com.br&articleId=6644
– PIB DA BAHIANADA NO PRIMEIRO TRIMESTRE 2011 = 2,5%
– PIB DA BAIANADA PRIMEIRO TRIMESTRE 2012 = 4,8%
http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2011/06/03/pib-baiano-registra-expansao-de-2-5-no-primeiro-trimestre
– PIB DE PERNAMBUCO NO PRIMEIRO TRIMESTRE 2011 = 7,6%
– PIB DE PE. PRIMEIRO TRIMESTRE 2011 = 4,6%
http://surubimnoticias.blogspot.com.br/2011/06/pib-de-pernambuco-cresce-76-no-primeiro.htmlhttp://surubimnoticias.blogspot.com.br/2011/06/pib-de-pernambuco-cresce-76-no-primeiro.html
QUANTA DIFERENÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
OH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
PIB DE PERNAMBUCO CRESÇE 4,6% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2012, EM CIMA DE MAIS DE 6% DO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2011.
DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
RECIFE RECEBE A MAIOR NOTA DO PAIS EM ESTUDO DO MINISTERIO DO TURISMO
O Recife foi premiado no programa do Ministério do Turismo (MTur) que visa qualificar os destinos turísticos brasileiros. Em 13 dimensões avaliadas pelo Ministério, Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Sebrae, com todas as capitais brasileiras, a cidade foi a que obteve a maior nota geral da pesquisa. A premiação faz parte do Estudo dos 65 Destinos Indutores do Brasil e reuniu secretários e dirigentes de turismo de todas as capitais do País, em evento realizado nesta quarta-feira (13), no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu, Paraná.
De todas as capitais brasileiras, Recife e São Paulo dividiram o título de ‘Melhor Índice de Competitividade do Brasil’, ou seja, entre todas as áreas que o turismo atua, essas duas cidades são as destaques do país. Desde 2009, o MTur premia as ações que servem de modelo de excelência para todo o Brasil. Em 2009 e 2010, a Secretaria de Turismo do Recife recebeu o prêmio “Políticas Públicas no Turismo”, também em 2010, o de “Melhores Práticas do Turismo – Caso de Sucesso no quesito Marketing e Promoção do Destino”, com o Projeto “Recife te quer”.O Recife também foi destaque no item “Capacidade Empresarial”, obtendo a nota 91,5. Nesse mesmo item, a média nacional foi de 59,3 e das capitais girou em torno de 85 pontos. Outro índice considerável foi o de “Infraestrutura Geral”, com a nota 87,4. Em termos gerais, a média nacional nesta dimensão atingiu o patamar de 68,4.“A ideia do Ministério do Turismo é fazer com que as experiências e as práticas bem sucedidas sejam multiplicadas para outros destinos que integram as regiões turísticas do País”, disse o secretário de Turismo do Recife, Carlos Braga.
http://revistaalgomais.com.br/blog/?p=12700
RSRS NOSSA A CIDADE NÃO DEIXA DE SER DESTAQUE NEM EM TURISMNO DE LAZER QUE NÃO É NEM UMA DAS PRINCIPAIS PRIORIDADES DE AÇÃO DA PREFEITURA DA CIDADE
http://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/42664,movimento-no-aeroporto-de-salvador-cresceu-menos-que-em-fortaleza-e-recife.html
Larga do meu pé, Chulé!
Larga deu, Zé Bedeu!
http://www.bahiaeconomica.com.br/noticia/47935,bahia-estaria-recebendo-menos-recursos-que-pernambuco.html
Larga do meu pé, Chulé!
Larga deu, Zé Bedeu!
PIB da Bahia registra aumento de 4,8% no primeiro trimestre
BRASÍLIA – Enquanto o Produto Interno Bruto do Brasil (PIB,conjunto de bens e serviços produzidos no país) teve expansão de 0,2% no primeiro trimestre deste ano frente os três últimos meses de 2011, a economia no estado da Bahia teve aumento de 1,7% neste período. O ritmo da economia baiana, na comparação do primeiro trimestre deste ano com a igual período do ano anterior, registrou expansão real de 4,8%.
O índice da economia na Bahia é reflexo de bons resultados em vários setores, em especial na indústria (4,7%) , seguido por serviços (4,1%), e pelo setor agropecuário (2,6%). Os cálculos foram realizados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia ligada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
O diretor-geral da SEI, Geraldo Reis, ressalta que os números foram significativos principalmente na comparação com a média nacional, que no ajuste sazonal não ultrapassou 0,2%, por exemplo.
– O resultado aponta perspectiva de deslocamento da economia baiana, bem como dos principais polos nordestinos, em relação o panorama nacional. Porém a tendência é que esse comportamento seja conjuntural, e no segundo semestre o conjunto da economia nacional se equipare à média nordestina – disse Reis.
Na indústria, ao ser comparada com o trimestre anterior, o destaque foi o crescimento em volume do valor adicionado da construção civil (8,9%), beneficiado ainda pelo aumento das operações de crédito do sistema financeiro direcionadas à habitação. O setor industrial teve expansão de 8,0% no acumulado do ano O avanço interrompeu cinco trimestres consecutivos de retração na produção com ênfase para os segmentos de produtos químicos (39,1%).
Já o setor de serviços representa 63% da economia baiana e foi impulsionado pelas seguintes atividades: comércio 4,6%, alojamento e alimentação 3,7% e transportes 2,6%. Na Agropecuária, os impactos da seca já foram perceptíveis, contudo a estimativa é que no segundo semestre seja registrada queda mais intensa.
http://oglobo.globo.com/economia/pib-da-bahia-registra-aumento-de-48-no-primeiro-trimestre-5113921
CARUARU DEVE TER SEU PRÓPRIO POLO AUTOMOTIVO.
A exemplo do que já está ocorrendo com o polo automotivo de Goiana, onde espera-se a instalação de cerca de 20 sistemistas em torno da fábrica da Fiat, a chinesa Shacman deverá atrair diversos fabricantes de autopeças para a região de Caruaru, no Agreste, possivelmente pertencentes ao mesmo grupo econômico. Uma comitiva de 13 executivos chineses está desde ontem em Pernambuco acertando detalhes sobre a implantação da fábrica de ônibus e caminhões.
A Shaanxi Automobile Group (SAG), estatal chinesa que junto com o grupo Volkswagen forma a Shacman, produz diversos componentes, incluindo eixos, motores e caixas de câmbio. A Weichai, que produz os motores que equipam os veículos destinados ao mercado chinês, também enviou representantes ao estado e a instalação de uma fábrica ao lado da Shacman é dada quase como certa, embora se saiba que seus executivos estejam visitando outros estados.
“O que eles não produzem lá, nós temos aqui”, comenta Stefanni, referindo-se às fábricas da Baterias Moura, em Belo Jardim, e à Companhia Brasileira de Vidros Planos (CBVP), que o grupo Cornélio Brennand está implantando em Goiana. Além de executivos da Shaanxi Automobile Group, da Schacman e da Weichai, a comitiva também conta com executivos da MetroEuropa. Isso porque o projeto da fábrica em Caruaru é uma joint venture entre a Metro brasileira e a Shacman.
O investimento na montadora está estimado em R$ 1 bilhão, com possibilidade de gerar mil empregos diretos. Pela manhã, os chineses sobrevoaram Suape, porto que deve servir para escoar a produção da montadora, e saíram bem impressionados. A ideia é abastecer o mercado brasileiro e também de outros países da América do Sul, como Bolívia, Chile, Peru, Argentina e Equador, hoje atendidos pela matriz chinesa. Do Brasil, também pensam em exportar para a África.
http://pedesenvolvimento.com/2012/06/13/caruaru-deve-ter-o-seu-proprio-polo-automotivo/
FINALMENTE………………………………………….
PARA QUEM QUER VER O ” ESPETACULO DO CRESCIMENTO ” QUE ACOMPANHE O PERNAMBUCO 2012.
OH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
CRESCIMENTO:
– PERNAMBUCO REGISTRA PIB CINCO VEZES MAIOR QUE O NACIONAL NO PRIMEIRO TRIMESTRE.
O Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco cresceu 4,6% no primeiro trimestre de 2012 em comparação com o mesmo período de 2011. O número é acima da média nacional para o início do ano, que foi de 0,8%. O destaque mais positivo neste crescimento foi a Indústria, que obteve evolução de 9%, sendo puxada pelos 10,3% da Construção Civil. Já o destaque negativo foi a Agropecuária, que teve decréscimo de 23,8%, mas que não teve grande impacto na estimativa devido à ausência de um grande agronegócio no Estado.
A estiagem que afeta o Sertão e o Agreste pernambucanos também foi uma grande contribuinte para a baixa, já que atingiu as lavouras temporárias, como milho (-75,7%), feijão (-55,3%) e mandioca (-10,1%). Olhando mais para a frente, o setor da Agropecuária que vai sofrer com maiores problemas é a Pecuária, no segundo trimestre, conforme alertou o presidente da agência Condepe/Fidem, Antonio Alexandre. Segundo ele, o setor deverá registrar maior queda por conta da venda de animais por valores abaixo do mercado devido às dificuldades enfrentadas pelos criadores.
Na Indústria, o PIB estadual já pode ver uma influência maior da Indústria de Transformação (6,1%), que iniciou seu processo de instalação no Estado. No entanto, Antonio acredita que a Construção Civil continuará liderando a movimentação industrial até 2017. “Nós estamos em um momento de transição dessa configuração industrial. As grandes construções estão sendo concluídas, mas estão apenas mudando de lugar. Isso deve acontecer até 2017”, comentou.
Outra mudança aconteceu no setor de Serviços, que voltou a crescer distante da média nacional. Depois de acompanhar o baixo crescimento em 2011, chegando a 2,7% no último trimestre do ano passado, o setor registrou 4,5% no Estado e 1,6% no País. O que impulsionou o setor foi o Transporte (9,2%), que está ligado aos grandes canteiros de obras. Em segundo lugar, figura o Comércio (8,8%), através do Varejo (14,6%), o que mostra o aumento no poder de compra do pernambucano.
http://www.folhape.com.br/cms/opencms/folhape/pt/economia/noticias/arquivos/2011/outubro/1570.html
2012 PROMETE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
VAMOS ACABAR COM ESSA DISCUSSÃO?
O CAMPEÃO BRASILEIRO DA SÉRIE “A” DE 1987 É O FLAMENGO E TAMBÉM É HEXA BRASILEIRO.
EM RELAÇÃO À COPA DO BRASIL DE 2008, O SPORT SE JUNTOU A SANTO ANDRÉ, CRICIÚMA, JUVENTUDE ETC.
E PRILLLLLLLL..KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Pingback: O 5.000º post do blog | Blog de Esportes
Pernambuco Construtora irá lançar bairro planejado em Ipojuca
O Reserva Ipojuca abrigará 152 torres, divididas em 17 condomínios, num total de 4.864 unidades residenciais.
A Pernambuco Construtora se prepara para lançar um empreendimento na região que mais se desenvolve em Pernambuco. O Reserva Ipojuca será construído em um terreno de 71,56 hectares, localizado na PE 60, a 6 km de Suape e perto da praia de Porto de Galinhas. Serão 152 torres, divididas em 17 condomínios, em um total de 4.864 unidades residenciais. Com valor geral de vendas (VGV) estimado em R$ 550 milhões, o Reserva Ipojuca pretende atender à alta demanda por imóveis residenciais na Região de Suape. Um dos principais polos industriais do país, hoje, o complexo vem recebendo investimentos e projetos estruturadores que devem ultrapassar a marca dos R$ 35 bilhões até 2017, com destaque para o Estaleiro Atlântico Sul, Refinaria Abreu e Lima, Petroquímica Suape, além de diversas fábricas, como Amanco, Braspack, Gerdau, entre dezenas de outras. A expectativa é que o polo ofereça 142 mil novas vagas de trabalho nos próximos cinco anos, atraindo trabalhadores não só de outras regiões do estado, mas de todo o país. O grande diferencial do Reserva Ipojuca é que ele terá toda a estrutura de um bairro planejado, com um conjunto de facilidades para proporcionar maior comodidade e qualidade de vida aos moradores. O condomínio terá acesso a transporte público, ruas pavimentadas, sistema de drenagem, saneamento e estação de tratamento de esgoto, além de infraestrutura de serviços, com área comercial, escolas, estacionamentos e igrejas. A ideia é que os cerca de 20 mil moradores possam resolver as demandas do dia a dia no próprio bairro, sem precisar se deslocar.Assinado pela marca Pernambuco Construtora Soft, o Reserva Ipojuca é destinado a famílias de classe C, que possuem renda familiar em torno de R$ 3.000,00. As unidades serão financiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida. Os apartamentos terão de 50,90 a 52,53 m², com sala para dois ambientes, dois quartos sociais, um banheiro social, cozinha e área de serviço. Todas as torres do Reserva Ipojuca terão oito andares, com quatro apartamentos por andar, elevador, uma vaga de garagem e hall. Cada torre terá dois apartamentos adaptados a portadores de necessidades especiais. Cada condomínio terá infraestrutura própria, com local para estacionamento, área de lazer com espaço para festas, piscina e playground, local para recolhimento de lixo, zeladoria com banheiro e portão com portaria eletrônica. Pernambuco Construtora Soft – O Reserva Ipojuca, juntamente com o Reserva São Lourenço, em São Lourenço da Mata, faz parte de uma nova linha de produtos imobiliários, assinados pela marca Pernambuco Construtora Soft. A ideia é facilitar a aquisição, pelo cliente, de um empreendimento com o padrão de qualidade da construtora, mas em faixas de preço menores e condições de pagamento especiais, como os financiamentos do Minha Casa, Minha Vida. Os imóveis Soft têm as mesmas garantias dos demais produtos imobiliários da Pernambuco Construtora. Algumas características específicas, porém, permitem que eles sejam comercializados por valores mais acessíveis. De acordo com o gerente administrativo da empresa, Arthur Rebelo, um item que pode baratear em até 30% a formação do preço final é o terreno. “Para assegurar esse custo mais baixo para o cliente, a Pernambuco Construtora Soft busca a compra de terrenos em espaços fora de zonas de grande valorização do Recife, mas em áreas que estão em crescimento estrutural, com grande potencial de valorização, como Ipojuca e São Lourenço da Mata”, explica.
Duas novidades que estreitarão os laços Pernambuco-China foram anunciadas nesta terça-feira (09). O Governo do Estado vai abrir um escritório de representação na sede da Associação Brasileira de Promoção às Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em Pequim, China. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Campos em reunião com o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney.
De acordo com a Assessoria de Imprensa do governador, o escritório deve iniciar as suas operações em 60 dias e será administrado pela AD Diper.
” Vamos investir cerca de R$ 6 mil/mês com a locação do espaço e o pagamento de funcionários. A relação custo-benefício do empreendimento vai valer a pena”, explicou o presidente da agência, Márcio Stefanni, que acompanha o governador Eduardo Campos na viagem de prospecção de novos negócios.
“A China hoje é o maior parceiro comercial do Brasil. Por isso, resolvemos ‘vender’ permanentemente nosso Estado aqui. O escritório vai focar a divulgação de setores considerados estratégicos para a nossa economia como a indústria automobilística, a produção de energia renovável e o setores de petróleo, gás e off shore”, explicou Eduardo.
A balança comercial Brasil-China, que era de US$ 2,7 bilhões em 2000, pulou para US$ 77 bilhões no ano passado com as exportações brasileiras, superando em US$ 17 bilhões as importações.
APRENDER CHINÊS EM PE – Durante o encontro na Casa Brasil, Eduardo também informou ao diplomata que Pernambuco sediará o primeiro Instituto Confúcio do Nordeste. O Instituto é um centro de ensino da língua chinesa, de divulgação da cultura e de fomento ao intercâmbio cultural e acadêmico com o país asiático.
A Universidade de Pernambuco (UPE) já iniciou os entendimentos com a Embaixada da China no Brasil e aguarda a indicação da instituição chinesa de ensino que será parceira na iniciativa. Uma casa já está sendo preparada para receber o centro cultural, presente em mais de 90 países.
EAS vai reabilitar credibilidade!
As negociações entre o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) e a japonesa IHI, controlada pela Mitsui, estão avançadas. Os japoneses estão há cerca de um mês e meio fazendo um processo de investigação e auditoria (due diligence) nas informações da empresa. Foi acertado um acordo de confidencialidade e o grupo japonês tem prazo até o fim de julho para tomar uma decisão se vai tornar-se sócio e parceiro tecnológico do EAS, hoje controlado por Camargo Corrêa e Queiroz Galvão.
O Valor apurou que três equipes da IHI inspecionaram o estaleiro e, segundo relato de uma fonte, teriam ficado “maravilhadas” com a estrutura que está pronta em Ipojuca (PE) e pode ser adquirida por um “preço de ocasião”. Mas é o valor da aquisição que também pode dificultar o negócio. A IHI tende a querer desvalorizar o ativo enquanto os sócios do EAS tentam adicionar valor. Conta a favor o fato de Camargo e Queiroz estarem interessadas em fechar o negócio, assim como os japoneses também demonstram interesse.
A decisão final depende ainda do apetite da IHI em sua volta ao Brasil. A IHI abriu um escritório no Rio para sondar oportunidades de negócios, mas as discussões com o EAS estão sendo tratadas exclusivamente pela matriz da empresa em Tóquio, no Japão.
Essa fabrica terá um empreendimento em modo CKD e depois com a expansão terá um complexo próprio com 4 fabricas; caminhões, ônibus, motores e peças, além de um centro de desenvolvimento e tecnologia e seu campo de teste!
São uns abestados!!
TÔ CHEGANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COMITIVA CHINESA VEM DISCUTIR DETALHES DA MONTADORA CHACMAN EM PERNAMBUCO.
Representantes da Shaanxi Automobile Group CO., Ltd, da Shacman, da MetroEuropa e da Weichai (fábrica de motores e controladora da Shacman) discutirão com o Governo do Estado os próximos passos para a instalação da montadora de caminhões em Caruaru, nos próximos dias 12 e 13. A confirmação do investimento de R$ 1 bilhão da montadora de caminhões no Estado foi feito no dia 9 de maio, em Xi’an, capital da província chinesa de Shaanxi, durante visita do governador Eduardo Campos.
Os quinze executivos executivos visitarão Caruaru na manhã de terça-feira (12), onde farão um sobrevoo pela cidade. Na sequência, terão reunião na sede da prefeitura. No fim da tarde, o grupo visitará o Porto do Recife, onde a Shacman tem em operação sua central de distribuição. O dia será encerrado com um jantar oferecido pelo governador Eduardo Campos, no Palácio do Campo das Princesas.
Na quarta-feira (13), as reuniões serão com a Copergás, Compesa, Celpe, Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo, Senai, Secretaria da Fazenda e Banco do Nordeste. À tarde, serão feitos um sobrevoo até Suape e uma apresentação institucional sobre o complexo industrial portuário.
CONSOLIDAÇÃO- As negociações da Shacman com o Governo de Pernambuco foram iniciadas em outubro do ano passado, através da AD Diper. Em dezembro, uma comitiva formada por empresários brasileiros e chineses reuniu-se com o governador Eduardo Campos para tratar da consolidação do negócio. O passo seguinte foi a ida do grupo a Caruaru para a escolha do terreno. A área tem 220 hectares e já foi tornada de utilidade pública. Em fevereiro, representantes do Governo do Estado foram à Shaanxi conhecer as fábricas do grupo e dar continuidade à negociação, repetindo o feito em maio, desta vez com o governador Eduardo Campos.
http://blogs.ne10.uol.com.br/peinvestimento/2012/06/08/comitiva-chinesa-vem-discutir-detalhes-da-montadora-shacman-em-pernambuco/
Porto Digital eleito melhor parque tecnológico do país
o Porto Digital, Francisco Saboya, chegou à capital pernambucana, nesta sexta-feira com um gostinho de vitória. O complexo tecnológico do Recife conquistou, pela segunda vez, o título de melhor parque tecnológico do país, concedido durante um evento realizado pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O encontro, realizado esta semana, teve início na segunda-feira e encerrou-se hoje.
Na ocasião, ficou definido que o Porto Digital vai organizar e sediar a 23ª edição do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas. Vale lembrar que, no mesmo ano, Recife recebe também o Congresso Mundial de Parques Tecnológicos (IASP), o mais importante encontro do setor.
“Em um momento tão importante para o estado, esse reconhecimento é essencial para mostrar que estamos desenvolvendo nossas bases tecnológicas em conjunto com o crescimento da economia”, afirma o presidente do Porto Digital, Francisco Saboya.
O título de melhor parque tecnológico já tinha sido conquistado pela primeira vez em 2007. Para o próximo ano, um novo centrado será construído, voltado para a economia criativa. Em paralelo, algumas ações serão intensificadas, como capacitações para reforçar a competitividade do mercado local. A organização do IASP para 2013 será a outra prioridade do Porto Digital.