Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.602 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. GM estuda locais em: PERNAMBUCO,Minas, RGS e Santa Catarina, para uma possivel fabrica.

    A GM não descarta uma nova fábrica, seja para aumentar a capacidade ou migrar parte da produção das unidades de São Caetano do Sul, São José dos Campos (SP) e Gravataí (RS). “Tudo vai depender do comportamento do mercado, mas já avaliamos várias regiões como Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, diz Ardila.

     A fábrica de São Caetano, no ABC Paulista, opera com capacidade total em três turnos (225.000 unidades ao ano). Produz os modelos Cobalt, Cruze, Spin e Classic. Segundo Ardila, o grupo avalia alternativas para ampliar a capacidade, como transferir algum veículo para a filial argentina e a produção de peças para a fábrica de Mogi das Cruzes (SP).

    A unidade de Gravataí (RS), onde são feitos Celta e Onix, está em fase de ampliação de 240.000 para 350.000 unidades ao ano. Como opera em dois turnos, ainda há a possibilidade de criação de um terceiro.

    Já a de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, não vai mais produzir automóveis a partir de fevereiro de 2013. Atualmente, fabrica apenas o Classic. Desde o fim da produção de Corsa, Meriva e Zafira, 940 funcionários estão em situação de “lay off” (suspensão temporária de contrato, válida até o fim de janeiro) e 900 operam na linha do Classic, que deverá ser concentrada em São Caetano ou na Argentina.

    “Não temos um novo produto para a fábrica de São José”, afirma Ardila. A montadora enfrenta problemas com o Sindicato dos Metalúrgicos local há vários anos e, por falta de acordos trabalhistas, vai desistir da produção de automóveis naquela unidade.

    O complexo, porém, tem outras sete fábricas que continuarão a operar, uma delas a da picape S10 e do Trailblazer, substituto da Blazer. O utilitário esportivo (SUV) foi lançado nesta quarta-feira e chega ao mercado por 145.400 reais na versão a gasolina e 175.400 reais a diesel. A GM projeta vender 800 unidades ao mês. O mercado brasileiro desse tipo de veículo passou de 20 mil unidades, em 2003, para as atuais 180.000.

     http://veja.abril.com.br/noticia/esporte/gm-prepara-substituto-de-r-25-mil-para-o-celta

      

    ESTAMOS NA BRIGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  2. Desde que se mudou para Recife, a capital de Pernambuco, Angelo Bellelis, presidente do Estaleiro Atlântico Sul, tem sido constantemente sondado por empresas do Brasil e do exterior sobre a viabilidade de novos empreendimentos no complexo portuário de Suape, a 57 quilômetros de Recife. “Minha resposta é sempre positiva, pois já percebo um aumento considerável de fluxo de negócios nessa região”, diz. As obras em andamento em Suape, pólo portuário que reúne cerca de cem empresas, têm um efeito em cascata, criando empregos indiretos em pelo menos dez outras cadeias produtivas em Recife. Por causa disso, os setores que mais crescem em oportunidades na capital pernambucana são os de metalmecânico, TI, comércio, serviços e construção civil. “Recife é a cidade que mais tem se desenvolvido na região”, diz Gilberto Bagaiolo, sócio da PricewaterhouseCoopers. Prova disso é que não param de chegar investimentos à cidade e aos municípios vizinhos (veja quadro abaixo). O grupo local JCPM está investindo 500 milhões de reais na construção do maior shopping center da América Latina. Há ainda planos para a formação, na zona sul de Recife, de um polo farmacoquímico em conjunto com a estatal Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), em obras, e outras empresas do setor que estão se instalando na região de Goiana. “Recife é uma grande oportunidade para quem quer fazer carreira, mas também para quem tem espírito empreendedor”, diz José Bertotti, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico de Recife.O economista Paulo Dalla Nora, de 35 anos, deixou o Lloyds Bank, em Londres, na Inglaterra, para ir para a capital pernambucana participar de um novo empreendimento. Há pouco mais de um ano, ele aceitou o convite para iniciar a empreitada de fundar o Banco Gerador. Paulo foi convidado por um dos três sócios para tocar a operação da banco, que abriu suas portas em março de 2009. O Gerador tem como foco os clientes de baixa renda, principalmente das classes C e D, e empresas com faturamento de até 10 milhões de reais por ano no Norte e no Nordeste — dois segmentos que vêm crescendo em ritmo acelerado nessas regiões. “Não tive como recusar a proposta. A oportunidade de crescimento aqui é enorme”, diz o executivo. Outra metrópole do Nordeste que cresce de forma acelerada é Salvador, capital da Bahia. Lá, a construção civil ganhou fôlego com a liberação de novas áreas, antes preservadas, para a construção civil. Profissionais de engenharia, mecatrônica e logística têm alta empregabilidade no polo de Camaçari, onde está localizada a fábrica da Ford e a Braskem, do setor petroquímico. O paulistano Walter Margarido, de 46 anos, se mudou para Salvador há dez anos para trabalhar em uma multinacional que presta serviços para a montadora americana. Desde então, subiu duas posições e hoje é gerente de engenharia.

  3. Iremos entrar na justiça para pedir de volta as nossas terras, incluindo a anexação do maravilhoso estado de alagoas que era nosso também, ai quero ver novamente o Leão do Norte ungir alto! Salve Pernambuco – a terra dos altos coqueiros – Pernambuco imortal, imortal!

  4. Parte do Ceará e da Bahia já foi de Pernambuco, e o Estado de Alagoas também  Quem sabe algo sobre a Comarca do São Francisco?

    Área territorial onde hoje fica o oeste baiano e que anteriormente pertencia ao Estado de Pernambuco. A perda dessa área ocorreu como uma punição a Pernambuco por conta do Estado ter desencadeado o movimento separatista denominado Confederação do Equador. 
    Sufocado o movimento, Dom Pedro I desanexou a Comarca do São Francisco do território pernambucano e anexou-a “provisoriamente” a Minas Gerais, a 14/06/1824. Depois, a 15/10/1827, o imperador anexou (também “provisoriamente”) o território ao Estado da Bahia. É uma área de terras férteis e a única região do sertão que dispõe de rios perenes. Com a perda da Comarca do São Francisco, Pernambuco teve sua extensão territorial reduzida de 250 mil km2 para os 98.938 km2 do seu atual território.

  5. Meu prezado Paulo Vieira,não existe grande Recife, Recife é pequena mesmo, a metade de Fortaleza e Fortaleza com as cidades da Área Metropolitana então é o triplo de Recife, só Caucaia e Maracanaú que já estão juntas de Fortaleza somam mais de setecentos mil habitantes. Veja o IBGE.

  6. OHHH que cearense tão bonzinho, tão evoluido, TÃO FINGIDO E FALSO   e ainda coloca o nome de Deus no meio.. ô raça essa do ceará viu?
    Passa a vida inteira atirando pedra em Pernambuco e ainda tem a CARA DE PAU de “inocentemente” escrever isso… Ô cearense pelo menos assume que teu sonho é jogar uma bomba atomico no estado de Pernambuco inteiro!
    ESQUECE PERNAMBUCO CIARAZADA!!!!!
     

  7. Meu Deus, qta raiva dos pernambucanos para com os cearenses e os baianos. Os pernambucanos deveriam conhecer o o Rio Grande do Sul pra aprender a ter orgulho se sua Terra sem precisar denegrir os outros. Esse povo aqui dos comentários são bairristas e provincianos, tem que evoluir muito. Pra ter orgulho de sua Terra não precisa dizer que o Estado do outros não presta. O principe Nassal deixou o Recife uma preciosidade, mas os pernambucanos conseguiram estragar, talvez por perder tempo denegrindo o Ceará e a Bahia.

  8. CONHECENDO OS NOVOS TRENS DO METROREC.

     http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2012/11/07/metro-do-recife-vai-ganhar-conforto-agilidade-e-principalmente-seguranca-tecnologica/

     http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/grande-recife/noticia/2012/11/07/recife-vai-ganhar-novos-trens-379318.php

  9. PORTO DIGITAL:

    -SENAI VAI INVESTIR R$ 49 MILHÕES NA CRIAÇÃO DO INSTITUTO SENAI DE INOVAÇÃO.
    ( para atuar em tecnologia da informação e comunicação (TIC), única unidade da rede a trabalhar com o setor no País inteiro.)


    Sistema da indústria prevê novas escolas técnicas de ensino em 2013 pelo Estado. A principal delas será no Porto Digital, onde estão previstos R$ 49 milhões.

    O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) vai investir forte na nova economia de Pernambuco em 2013. Em seu planejamento para o ano que vem, apresentado ontem em Caruaru, a entidade detalhou os projetos de novas escolas técnicas de ensino, em cursos voltados para setores como o polo automotivo da Fiat, além de projetos focados na prestação de serviços diretamente para as empresas. A principal novidade é a definição do Instituto Senai de Inovação, um investimento de R$ 49 milhões no Porto Digital, no Recife, para atuar em tecnologia da informação e comunicação (TIC), única unidade da rede a trabalhar com o setor no País inteiro.

     Duas instituições respeitadas mundialmente, a alemã Fraunhofer e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), americano, foram contratadas pelo Senai Nacional para definir a vocação de 23 unidades que vão prestar serviços à indústria e não treinamento de alunos. O trabalho foi desenvolvido dentro do programa Ações do Senai para a Competitividade Brasileira, com objetivo de criar centros de excelência em inovação em áreas específicas.

    O resultado foi a decisão de instalar no Recife um centro de inovação totalmente vinculado ao Porto Digital. “Vamos promover o tão defendido encontro entre a academia e o mercado. Já contamos com um banco de talentos de 38 doutores e cerca de 60 doutorandos, um fantástico quadro de recursos humanos”, comenta o diretor regional do Senai em Pernambuco, Sérgio Gaudêncio.

    O investimento está dentro de um pacote de R$ 1,5 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Senai. Gaudêncio conta que ainda não há definição sobre a localização do centro – a Prefeitura do Recife estendeu para Santo Amaro os mesmos benefícios fiscais concedidos para o endereço tradicional do Porto Digital: o Bairro do Recife. O governo do Estado ajudará na escolha. O cientista-chefe do Porto Digital, Sílvio Meira, também trabalha no apoio à iniciativa.

    No próximo dia 4, um workshop será realizado com 22 executivos de indústrias para avaliar as demandas de mercado e definir o plano de negócios do novo centro de informação.

    OUTROS SERVIÇOS
    Ainda no atendimento direto ao mercado, o Senai investirá R$ 30 milhões em três Centros Tecnológicos, um na área de alimentos, outro com a área química e de meio ambiente e o terceiro em metalmecânica. Segundo o diretor regional, a localização das unidades deve ser, respectivamente, em Petrolina, em Paulista e no Recife.
    JORNAL DO COMMERCIO
     RECIFE A CIDADE TECNOLOGICA DO BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. RECIFE RECEBE O PRIMEIRO DOS 15 NOVOS TRENS DO METRÔ.

     http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/deolhonotransito/2012/11/07/metro-do-recife-vai-ganhar-conforto-agilidade-e-principalmente-seguranca-tecnologica/

  11. Esqueceu comentar que além disso serão implantadas duas fabricas ancoras do grupo FIAT com a adição das montadoras da Chrysler e Alfa-Romeu em parque automotivo em Goiana, além das Montadoras: BYD e Hyunday que em fase de finalização para aportar em Pernambuco – Também a Fabricação de Painéis Solar (a maior da América latina).

  12. Grande Recife terá metro modernizado até 2014 http://eucurtorecife.com.br/recife-recebe-primeiro-dos-15-novos-trens-para-metro

    Apesar de Pernambuco ter pouca extensão territorial, o estado tem as maiores rendas per capita no municípios  A Bahia com um imenso território tem apenas 6 grandes cidades (interior), no Ceará umas 4 cidades grandes, enquanto que em Pernambuco com extensão inferior mesmo, 50% menor em relação ao Ceará e 14 vezes menor que a Bahia, ainda assim tem 10 Grandes cidades no interior:

    Dos 185 municípios pernambucanos, 25 (com 53% dos residentes) representam 80% do PIB do Estado. Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que analisou características municipais da produção de riqueza do Estado em 2008, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Olinda são os maiores contribuintes, acumulando 57,8% do total de R$ 70,4 bilhões. Dessas cidades metropolitanas que agregam 33,3% da população estadual, Ipojuca apresentou maior crescimento em relação a 2007, com acréscimo de 0,3. Jaboatão, segundo município mais populoso, ficou na segunda colocação de incremento, com 0,1, arrematando 9,1% do PIB.  Recife, apesar de registrar 31,9% do PIB, teve perda 1,4% em relação ao ano anterior, principalmente por causa da retração no setor de serviços. O encolhimento na capital só não foi maior devido ao bom momento da construção civil.

    Produto Interno Bruto e participação percentual dos 5 maiores municípios de Pernambuco – 2007-2008

    Ranking2007
    Ranking2008
    Municípios
    PIB (R$ milhão)
    Participação (%) em PE

    2007
    2008
    2007
    2008

    1
    1
    Recife
    20.690
    22.452
    33,2
    31,9

    2
    2
    Jaboatão dos Guararapes
    5.588
    6.390
    9,0
    9,1

    3
    3
    Ipojuca
    5.346
    6.251
    8,6
    8,9

    4
    4
    Cabo de Santo Agostinho
    2.911
    3.236
    4,7
    4,6

    5
    5
    Olinda
    2.160
    2.384
    3,5
    3,4

     
     
    Sub-Total
    36.695
    40.713
    58,9
    57,8

     
     
    Pernambuco
    62.256
    70.441
    100,0
    100,0

    “O estudo tem uma defasagem regular de dois anos, que é o tempo que leva para serem levantadas todas as informações. 2008 foi marcado ainda pela crise mundial e, sem dúvida, os investimentos e o crescimento apontado na economia do Estado (de 5,2% em 2009 e a expectativa de cerca de 9% para 2010) se refletirão na ánalises municipais dos próximos anos”, avalia Maurílio Lima, diretor executivo de Estudos Pesquisas e Estatísticas Condepe/Fidem.
    No interior, os cinco maiores municípios são Petrolina, Caruaru, Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Belo Jardim que, juntos, participam com 9,8% do PIB de Pernambuco e representam 7,1% da população do Estado. No Vale do São Francisco, Petrolina destaca-se com 2º maior PIB do Nordeste e o 3º do Brasil no setor agropecuário, conquistando a sexta posição do ranking estadual. Graças aos investimentos incisivos no complexo portuário de Suape, Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho concentram taxas de PIB per capita. Ipojuca aparece como o 24º colocado do Brasil e o 3º da Região Nordeste em 2008.  Outros pontos de localidade de indústria pesada também demonstram acumulação de riqueza como Petrolândia, sede de uma casa de força da Chesf. Recife aparece apenas no 5º posto de PIB per capita da lista, já que o montante corresponde à distribuição entre 18% da população residente.

    Produto Interno Bruto per capita e população dos 5 maiores municípios de Pernambuco – 2007-2008

    Ranking2007
    Ranking2008
    Municípios
    PIB per capita (R$)
    População em Mil

    2007
    2008
    2007
    2008

    1
    1
    Ipojuca
    76.418
    84.405
    70,1
    74,1

    2
    2
    Itapissuma
    18.593
    19.745
    22,9
    24,0

    3
    3
    Cabo de Santo Agostinho
    17.244
    19.036
    163,1
    170,0

    4
    4
    Petrolândia
    16.685
    18.738
    30,6
    32,1

    5
    5
    Recife
    13.510
    14.486
    1.533,6
    1.550

     
     
    Pernambuco
    7.337
    8.065
    8.485,4
    8.734,2

    PERNAMBUCO NO RANKING NACIONAL – Em relação ao rol de PIBs municipais, Recife, Olinda e Cabo de Santo Agostinho cairam em posição com relação a 2007. A capital pernambucana passou de 18ª para 20ª, sendo superada por Santos (SP) e Vitória (ES). Fica atrás ainda das capitais nordestinas Salvador (12ª) e Fortaleza (15ª).
    Cabo de Santo Agostinho desceu da 133ª para 134ª, enquanto Olinda despencou do posto 176 para o 182. Ipojuca melhorou em quatro posições (de 74 para 71) e Jaboatão do Guararapes manteve-se como o 68º município.
    “Recife é menor tanto em área quanto em população. Fortaleza e Salvador têm mais de um milhão de habitantes a mais que a capital pernambucana e isso, obviamente, se reflete no PIB. Afora que não há espaço livre para investimentos de grande e médio porte, que estão migrando para o litoral (Suape) e para o interior”, avalia Lima. O economista conclui que “é natural que se restrinja um pouco em relação a participação total no PIB do Estado, mas deve acompanhar o ritmo de crescimento das demais cidades beneficiadas porque ganha em movimentação em serviços como comércio, turismo, transporte e tecnologia. A sustentabilidade da economia da cidade se beneficia pela especialidade em serviços modernos como os polos gastronômico, médico, informático etc.”.

  13. em Recife e principalmente em Pernambuco como um todo os acontecimentos em relação a desenvolvimento e progresso em todas as áreas vem acomteçendo numa velocidade inpressionamte, basta estar informado todo dia sobre a maratona de coisas que tem chegado e aconteçido por aqui para ver que passaremos por uma grande revolução economica que tem chamado e chamará mais ainda a atenção de todo o Brasil e nemhuma palavra que demonstre despeito ou inveja mesmo disfarçadas de algums “vizinhos” conseguiram impedir o que já é inevitavel.

    NÃO CULPEM OUTROS ESTADOS CULPEM O GOVERNO DOS SEUS ESTADOS POR NÃO ESTAREM CONSEGUINDO TRANSFORMAÇÕES TÃO FORTES E EXPRESSIVAS A NIVEL NACIONAL COMO TEM ACONTECIDO AQUI EM PERNAMBUCO E SE QUISEREM SABER O QUE É VELOCIDADE DE INVESTIMENTOS EM DIVERSAS ÁREAS PRINCIPALMENTE PELA INICIATIVA PRIVADA QUE É O QUE MAIS GERA DINHEIRO NA ECONOMIA E EMPREGO E RENDA PARA O POVO FIQUEM LIGADOS NOS SITES DE NOTICIAS DE PERNAMBUCO OK E VERÃO A AVALANCHE DE INVESTIMENTOS E BOAS NOTICIAS QUE ESTAMOS RECEBENDO DIA APOS DIA EM NOSSO ESTADO E NA NOSSA CAPITAL QUE AGORA ESTÁ PRONTA PARA ABSORVER AO MAXIMO OS RESULTADOS DO ÓTIMO MOMENTO DO ESTADO COM UM NOVO PREFEITO QUE É UM GRANDE ALIADO DE EDUARDO CAMPOS, O MELHOR GOVERNADOR DO BRASIL.

     

  14. Algumas ruas de Boa Viagem estão tomadas pelo esgoto a céu aberto. O mau cheiro incomoda os moradores e o asfalto já cedeu por causa das infiltrações.

    Saiba mais…
     Menos de 20% do esgoto são tratados na América Latina e no Caribe Pesquisa do IBGE revela que 33% das casas de São Luís não possuem esgoto No Brasil, 12% da população vive em área com esgoto a céu aberto
    Na Rua Bruno Veloso, o esgoto cobre parte da faixa de pedestres. A universitária Maria Luíza Cabral de Souza, 23 anos, frequenta uma academia de ginástica no local e não entende como um problema desse tipo demora tanto a ser solucionado. “Quando chove piora. A gente tem que pular para atravessar a rua. E ainda tem o mau cheiro, que é insuportável”, lamenta.Não é preciso ir muito longe para encontrar outro vazamento. Há poucos metros, na Rua Professor Júlio Ferreira de Melo, a água suja se espalhou por toda a via. 

  15. Pelo que ando lendo Recife está melhorando cada vez mais! Fico muito feliz Muito bom ver a recuperação dessa cidade fantástica! Veneza brasileira, capital do nordeste, cidade lendária! Nao vejo a hora de tornar a ve-la novamente muita muita saudade!

    Por ser tao importante (antigamente bem mais) cortada por rios, com uma historia fundamental para toda a região, o Recife é sempre alvo de invejas e despeito, mas isso é normal é só nao ligar! Arrisco a dizer, deve ser a cidade mais vistosa e invejada do nordeste brasileiro e agora com um prefeito decente vai arrasar nos proximos anos! Chega de atraso para o Recife!! E sal grosso e folha de arruda pra afastar o olho gordo maligno! rs

  16. PERNAMBUCO

    inveja de que????

    não tem nada aqui em pernambuco pra eu ter inveja!!

    Eu queria que realmente tivesse

  17. Caro Ycaro

    Você quer amar Pernambuco, mas não consegue porque você tem uma inveja danada.
     
     

  18. Vocês Pernambucanos… não tem argumentos para dialogar e vão para ofensa… vocês são mordidos porque o soldados baianos através do exercito real bombardearam pernambuco e tomaram São francisco (São francisco terra pernambucana foi anexada a Bahia) na confederação do equador e até hoje o pernambucano tem ódio dos baianos… mas saiba que na Bahia o povo mal sabe o que é Pernambuco…. um ou outro pode imaginar que é qualquer disgraça seca no Nordeste ou melhor dizendo a Paraiba do SUL…

    Olha eu nunca tive raiva de Pernambuco não, eu morei em alguns estados do Brasil, Paraná, Bahia , São Paulo e agora aqui, sempre aprendi a amar o lugar onde está vindo o meu pão, mas pode perguntar a qualquer pessoa de fora do seu estado, Pernambuco é o pior lugar do Brasil em serviços prestados e em receptividade, basta você ir a qualquer loja fora de Pernambuco e verá.

    Eu só escrevi sobre pernambuco algumas verdades, que pra você que é pernambucano soou como inconvenientes, mas foram apenas verdades…e quando ditas elas machucam…

    Pessoalmente eu quero amar Pernambuco tanto quanto amei os estado que morei… mas por enquanto ta difícil …. porque o povo pernambucano é muito bairrista e fica com comparações com a Bahia que todos sabem que são totalmente impraticáveis… a Bahia é o 6º maior estado em economia do Brasil vocês são apenas 11º, o PIB da Bahia é 3 vezes maior do que o de Pernambuco, o Estado da Bahi é 5 vezes maior do que o de Pernambuco, Vocês realmente tem o maior aeroporto do Nordeste em tamanho, mas em volume de turistas o de Salvador vai 3 vezes mais,  Salvador é a 3º mais populosa capital do pais… vocês se vangloriam que tem um rede medica de primeira qualidade… até os melhores hospitais privados de vocês vivem sempre lotados, não existe marcação de consulta é tudo por ondem de chegada …. recentemente eu vim do Paraná morei 6 anos la, comparado com aqui… nem vou falar para não te ofender…. mas é isso ai… é só mais um desabafo meu…

    Tem mais… aqui e a Bahia tem muitas coisas semelhantes o clima a maneira de falar, as brincadeiras… mas se um dia você for na Bahia, você vai ser muito bem recebido la, por que la é a boa terra, a terra da felicidade e você vai ver que Salvador é linda, aconchegante e recebem bem a todo independente de onde eles vem.

    De um Baiano para um Pernambucano que se julga intelectual HAHAHA faz me rir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*