Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.602 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. RECIFE EM QUEDA LIVRE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    -NOVO RANKING DAS 50 CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO.

    Ranking de las 50 ciudades más violentas del mundo en 2012
    Posición Ciudad País Homicidios Habitantes Tasa
    1 San Pedro Sula Honduras 1,218 719,447 169.30
    2 Acapulco México 1,170 818,853 142.88
    3 Caracas Venezuela 3,862 3,247,971 118.89
    4 Distrito Central Honduras 1,149 1,126,534 101.99
    5 Torreón México 1,087 1,147,647 94.72
    6 Maceió Brasil 801 932,748 85.88
    7 Cali Colombia 1,819 2,294,653 79.27
    8 Nuevo Laredo México 288 395,315 72.85
    9 Barquisimeto Venezuela 804 1,120,718 71.74
    10 João Pessoa Brasil 518 723,515 71.59
    11 Manaus Brasil 945 1,342,846 70.37
    12 Guatemala Guatemala 2,063 3,062,519 67.36
    13 Fortaleza Brasil 1,628 2,452,185 66.39
    14 Salvador (y RMS) Brasil 2,391 3,642,682 65.64
    15 Culiacán México 549 884,601 62.06
    16 Vitoria Brasil 1,018 1,685,384 60.40
    17 New Orleans Estados Unidos 193 343,829 56.13
    18 Cuernavaca México 359 640,188 56.08
    19 Juárez México 749 1,339,648 55.91
    20 Ciudad Guayana Venezuela 578 1,050,283 55.03
    21 Detroit Estados Unidos 386 706,585 54.63
    22 Cúcuta Colombia 346 637,302 54.29
    23 São Luís Brasil 509 1,014,837 50.16
    24 Medellín Colombia 1,175 2,393,011 49.10
    25 Kingston Jamaica 568 1,171,686 48.48
    26 Belém Brasil 1,033 2,141,618 48.23
    27 Cape Town Sudáfrica 1,722 3,740,026 46.04
    28 Cuiabá Brasil 380 839,130 45.28
    29 Santa Marta Colombia 209 461,810 45.26
    30 Recife Brasil 1,656 3,717,640 44.54
    31 Valencia Venezuela 977 2,227,165 43.87
    32 Chihuahua México 367 843,844 43.49
    33 San Juan Puerto Rico 185 427,789 43.25
    34 Goiânia Brasil 547 1,302,001 42.01
    35 Puerto Príncipe Haití 495 1,234,414 40.10
    36 Victoria México 126 333,517 37.78
    37 Pereira Colombia 167 462,230 36.13
    38 Nelson Mandela Bay Sudáfrica 415 1,152,115 36.02
    39 Maracaibo Venezuela 784 2,212,040 35.44
    40 ST. Louis Estados Unidos 113 319,294 35.39
    41 Baltimore Estados Unidos 217 619,493 35.03
    42 Curitiba Brasil 597 1,751,907 34.08
    43 Oakland Estados Unidos 131 395,817 33.10
    44 San Salvador El Salvador 744 2,290,790 32.48
    45 Macapá Brasil 160 499,116 32.06
    46 Durban Sudáfrica 1,065 3,442,361 30.94
    47 Monterrey México 1,305 4,230,716 30.85
    48 Belo Horizonte Brasil 1,452 4,882,977 29.74
    49 Brasilia Brasil 764 2,570,160 29.73
    50 Barranquilla Colombia 349 1,186,640 29.41

    http://www.seguridadjusticiaypaz.org…o-el-segundo/0
    __________________

  2. Na boa, esse post é histórico, precisa ser colocado no Guiness, hehehe. Vamos comentar e passar o coreano do gangnam style (é assim que escreve?).

    kkkkkk!!!!

  3. Já foram mais de 5.400 comentários, uns longos demais.
    Pelo menos o pessoal estudou (copiou e colou da net), hehehe.
    Dou uma sugestão, por que o blog não faz um livro? kkkkkkkkkkkkkkk!!!!
    Pelo visto fez muito sucesso no Nordeste inteiro, e até gente de outras regiões vieram comentar. Alguns preconceituosos, é verdade. Mas como não me sinto inferiorizado, não tenho “complexo de vira-latas”, nem ligo, afinal, qualquer brasileiro, seja do interior do Piauí ou do bairro de Pinheiros, em São Paulo, quando vai aos EUA ou Europa, é discriminado do mesmo jeito. Andam, comem e cagam do mesmo jeito.
    Abraços.

  4. Pernambuco é atualmente o décimo estado mais rico do Brasil; e Recife a cidade com o maior PIB per capita entre as capitais da Região Nordeste. O estado abriga o maior parque tecnológico do Brasil, o Porto Digital, localizado no bairro do Recife Antigo na capital pernambucana; e o maior estaleiro do Hemisfério Sul, o Estaleiro Atlântico Sul, situado no Complexo Industrial de Suape, Região Metropolitana do Recife. Em Pernambuco nasceram nomes de destaque da indústria brasileira, como Norberto Odebrecht, José Ermírio de Morais, Edson Mororó Moura, Antônio de Queiroz Galvão, entre outros.Em Pernambuco nasceram: o maior físico teórico do Brasil, Mário Schenberg; o maior educador brasileiro, Paulo Freire; o maior matemático brasileiro, Leopoldo Nachbin; o maior dramaturgo brasileiro, Nelson Rodrigues; o maior sociólogo brasileiro, Gilberto Freyre; o Patriarca da Medicina Brasileira, Correia Picanço; o primeiro brasileiro galardoado com o Prêmio Camões, João Cabral de Melo Neto; entre muitos outros nomes de grande destaque nacional e internacional. Clarice Lispector, ucraniana naturalizada brasileira, se considerava pernambucana. Nas Artes, pernambucanos notórios como Marco Nanini, Chacrinha, Guel Arraes, Aguinaldo Silva, Luiz Gonzaga, Bezerra da Silva, Chico Science, Alceu Valença, Cícero Dias, Romero Britto, Aloísio Magalhães, Andree Guittcis, dentre diversos outros.

  5. Li algo sobre o estado de Goiás, que economicamente ocupa uma posição a frente de Pernambuco (que é verdade), mas isso se deu por ocasião da criação de um programa de industrial, nos anos 90, aonde o estado consegui atrair grandes industrias automobilísticas, porém a cadeia produtiva não foi implantada (sistêmicas), o que é peso para um processo de industrialização permanente- assim o que o período de concessão des créditos de ICMS (incentivos fiscais) que foram os fatores de atração dessas montadoras ao estado ficará difícil essas montadoras permanecer em Goiás.

    Um dos principais questionamentos que se faz, quando se analisa os argumentos do economista Nathan Blanche, é se realmente vale a pena oferecer incentivos fiscais a empresas de outros ramos que não seja o setor agropecuário no Estado, como o automobilístico. Quando uma empresa como a Perdigão decide se instalar em Rio Verde, por exemplo, é acompanhada por empresas satélites, como criadores de animais e empresários de diversos setores que alimentam toda a cadeia produtiva: fabricantes de embalagens, ferragistas para montagem dos galpões e estruturas metálicas, frigoríficos e empresas responsáveis pela logística e distribuição dos produtos. Montadoras de carro, como a Mitsubishi, conseguiriam alimentar toda essa cadeia produtiva?

    A Vocação de Goiás é no campo, no mais, o estado está fora do contexto do eixo consumidor “Sul-Sudeste” – No caso de Pernambuco o empreendimento da FIAT é bem diferente, pois o Grupo Fiat vai erguer um Polo Automobilístico – Fabricas, Centro Tecnologico, CD e Pista de Teste e, o empreendimento não é só da marca “Fiat”, mas de marcas como CHRYSLER/ALFA ROMEU/DODGE DART – além da fábrica de motores e da Magneti Marelli e todas sistêmicas implantadas em Goiana e parte num polo de sistêmicas que será implantada em Igarassu – PE.

    Já foi falado aqui sobre o salto da economia de Pernambuco nos vindouro que resultará em grandes avanços não só na RMR, mas por todo estado e por todo nordeste do pais!

  6. ______________________________
    Caro prefeito de Recife Geraldo Julio,

    Na última semana estive em Recife para o Seminário Internacional de Mobilidade, organizado pela empresa Porto Digital. Foi uma honra (e ao mesmo tempo triste) ser a única mulher dentre os palestrantes e um prazer poder expor as ideias que acumulei ao longo de dois anos com o projeto Cidades para Pessoas, com o qual percorri 12 destinos pelo mundo em busca de ideias que tivessem melhorado as cidades para seus habitantes.

    Essa foi minha primeira vez em Recife. E a única coisa em que eu conseguia pensar era “por que é que eu não vim antes??”. Que linda cidade! Na saída do seminário, que foi sediado na Agência Central do Banco do Brasil, na região do Recife Antigo, pude passear e apreciar a arquitetura histórica, conheci o marco zero, tomei cerveja no Bar Central, assisti a um show do Bixiga 70 na Praça do Arsenal e fiquei maravilhada com os blocos que já tomavam as ruas no pré carnaval, batucando deliciosos frevos e sambas.

    A efervescência dos espaços públicos e essa quantidade de atrações gratuitas que a cidade me ofereceu me fizeram amar Recife de cara. No final da noite, caminhando à beira do Capibaribe, lembrei-me de uma noite em Paris, quando eu caminhava à beira do rio Sena e pensava em como aquela cidade era agradável, em como aquela relação de poder chegar perto do rio era deliciosa.

    Enquanto apreciava a cidade, pensei no desafio que o senhor tem nas mãos: deixar um bom legado em sua gestão e conseguir preservar essa efervescência em Recife. Tomara que o senhor consiga. Quando cheguei em São Paulo, pelo aeroporto internacional de Guarulhos, e vim de carro pela Marginal Tietê, uma via expressa de 11 faixas para veículos que impede as pessoas de chegarem perto dos rios, fiquei pensando em todos as escolhas urbanísticas equivocadas que foram sendo tomadas ao longo da nossa história e em como torço para que Recife siga outro caminho, priorizando as pessoas e a qualidade de vida.

    Não é à toa que digo isso ao senhor. Preciso confessar que algumas coisas me preocuparam na cidade. A primeira delas foi o hotel em que fiquei hospedada: o Transamerica Prestige, no bairro do Pina. Um hotel à beira-mar, mas sem uma calçada que convide os hóspedes a caminharem até a praia.

    Dificultar ou não encorajar o acesso às áreas mais bonitas da cidade pelos moradores e turistas implica na diminuição do uso e ocupação dos espaços públicos. O resultado pode acabar sendo uma cidade linda, mas perigosa. E essa efervescência pode ser perder. O senhor não faz ideia dos esforços que já vi prefeitos de outras cidades no mundo fazerem para recuperá-la. Todas essas cidades precisaram percorrer um caminho de degradação dos espaços públicos para, então, passarem por um momento de sua retomada e revitalização. Tomara que, em Recife, essa etapa da degradação total possa ser pulada…

    Passeando pela cidade, houve um lugar em especial que me chamou a atenção. Uma série de galpões antigos na beira de um cais. Meus olhos brilharam ao imaginar as possibilidades de ocupação daquele local pelas pessoas tão criativas e festeiras que conheci no pré-carnaval de rua. Em uma cidade em que as pessoas têm uma conexão tão forte com os espaços públicos, parecia óbvio que um local com tremenda vocação para se tornar mais um espaço de e lazer e serviço públicos fosse seguida. Infelizmente não tardei a descobrir que tratava-se do famoso Cais José Estelita.

    Há algum tempo tenho acompanhado, à distância e sem saber detalhes, um movimento de moradores de Recife que eram contra a demolição desses galpões para a construção de um empreendimento imobiliário que reuniria espaços residenciais e serviços. Trata-se do projeto Novo Recife. Quando assisti esse vídeo, uma representação do projeto pela construtora Moura Dubeux, entendi, horrorizada, porque tantas manifestações.

    Caro prefeito, o senhor tem uma enorme oportunidade nas mãos. O futuro do Cais José Estelita, na minha modesta opinião, vai definir o legado do senhor nessa cidade. E, como estudiosa de planejamento urbano e moradora de uma cidade em que medidas tão equivocadas foram tomadas ao longo da história, pergunto ao senhor: como é que gostaria de ser lembrado pelas gerações futuras?

    Enquanto o senhor pensa na resposta, cito um exemplo da cidade de Copenhague. Em 1962, o corajoso prefeito Sigvard Munk iniciou o projeto que transformaria uma importante avenida da cidade em uma via de pedestres. Todos os comerciantes dessa avenida foram contra. Diziam que isso atrapalharia os negócios. A manchete do The Copenhagen Post dizia “Somos dinamarqueses e não italianos, precisamos dos nossos carros!”. Veja como era a avenida.

    Munk manteve o projeto mesmo assim, e foi então criada a Strøget, hoje uma das vias de pedestres mais famosas do mundo, em que as maiores grifes brigam por espaço, certas de que uma via de pedestres é o melhor que poderia acontecer para os negócios. E para a cidade também. Como o senhor bem sabe, Copenhague é uma das cidades com maior qualidade de vida no mundo. Em 2012, quando a Strøget comemorou 50 anos, a manchete do The Copenhagen Post era “50 anos de orgulho da maior rede de ruas de pedestres da Europa”.

    É assim que o ex-prefeito Sigvard Munk é lembrado.

    Eu sei que não é fácil. Que o terreno onde o projeto Novo Recife seria construído já foi comprado pela construtora Moura Dubeux (aliás, por estratosféricos R$ 55 milhões). Mas, pesquisando cidades pelo mundo, eu compreendi que o bom poder público é aquele que funciona como uma plataforma para que setores como as empresas privadas, a academia e a sociedade civil organizada trabalhem em conjunto (e não um contra o outro) pelo bem comum da cidade. Em Portland há um belo exemplo de um instituto que reúne esses três setores para que bons projetos e a vontade das pessoas sejam potencializados pelo dinheiro das empresas. O senhor pode ler mais sobre isso nesse post. E eu me deixo à disposição do senhor para conversar mais sobre esse assunto.

    Vou me despedindo, sei que o tempo do senhor é corrido e não quero atrapalhá-lo mais. Termino com uma frase do filme A Vida Noturna das Igrejas de Olinda (que já mencionei aqui), da cineasta e jornalista pernambucana Mariana Lacerda:

    “Como podemos esquecer de tudo para que o mundo possa recomeçar? Lá longe, do outro lado, existe ainda uma cidade que aparece.”

    um grande abraço,

    Natália Garcia.

    fotos: Natália Garcia e Creative Commons.

    Natália Garcia é jornalista especializada em planejamento urbano e tem como principal ferramenta de trabalho uma bicicleta dobrável, que usa para explorar as cidades. Criadora do projeto Cidades para Pessoas, ela percorreu 12 cidades pelo mundo (Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Estrasburgo, Friburgo, Lyon, São Francisco, Portland, Cidade do México, Nova Iorque e Barcelona) em busca de boas ideias e boas práticas de planejamento urbano que pudessem inspirar cidades brasileiras. Esse blog compila ideias apuradas durante essa experiência e reflexões sobre suas possíveis aplicações às cidades brasileiras. O Cidades para Pessoas é o primeiro projeto jornalístico do Brasil a ser financiado colaborativamente pela plataforma Catarse.me.

  7. Uma cidade em rede. Esse é o Recife Digital, projeto da prefeitura que deverá deixar 80% do município conectado até dezembro de 2015. Com ele, o recifense poderá marcar consultas médicas nos postos de saúde, imprimir notas fiscais eletrônicas, conferir o horário de ônibus e metrôs, monitorar o trânsito em tempo real e até conferir o boletim das crianças matriculadas em escolas municipais. O primeiro passo para a concretização da iniciativa foi dado no início desta semana quando o prefeito Geraldo Julio apresentou o plano ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que declarou apoio a ideia, orçada em R$ 46 milhões.

    Até junho, a primeira ordem de serviço deverá ser assinada pelo ministério. A partir daí, o grupo de planejamento estratégico do projeto, formado por integrantes de várias secretarias municipais, divulgará o cronograma das ações. De acordo com Antônio Alexandre, secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, o Recife Digital tem três focos. O primeiro é a prestação de serviços para a população, que será facilitada.

    Segundo a prefeitura, horário dos ônibus poderá ser conferido pela internet

    O segundo foco é o aperfeiçoamento da gestão, que terá todo seu sistema operacional interligado. “Vamos ter centros de controle que irão fiscalizar trânsito, segurança, pontos de alagamento, buracos, postes quebrados, sujeira em vias públicas. Isso vai nos ajudar a resolver os problemas de forma mais rápida e irá permitir uma prevenção de maiores transtornos”, explica Antônio Alexandre.

    Já o terceiro ponto é a inclusão sociodigital, uma vez que a internet wi-fi será livre nas escolas municipais e nos pontos turísticos da cidade. “Aliado ao projeto de infraestrutura, também iremos fornecer aos alunos do ensino fundamental II (Do sexto ao nono ano) tablets. E eles poderão utilizar a rede durante as aulas, realizando atividades especiais organizadas pelos professores”, detalha o secretário.

    A população também poderá ter acesso gratuito à rede wi-fi, mas este benefício deverá ser vinculado à quitação de impostos como o IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) e o ISS (Imposto sobre Serviços). “Estamos avaliando de que forma liberar o uso para os cidadãos, mas uma das possibilidades é como bônus, por estarem em dia com os tributos municipais”, revela Antônio Alexandre.

    O secretário ressalta ainda que essa rede municipal será composta de uma série de softwares e hardwares e que, uma vez implantada, poderá ter múltiplos usos. “Nosso esforço inicial será criar e disponibilizar o projeto, tanto do ponto de vista técnico quanto prático. Depois, vamos ajustar os programas e portais para que todos se tornem um canal direto entre os moradores da cidade e a prefeitura. Assim, se em determinada rua a luz dos poste está queimada, o morador poderá entrar no portal integrado e comunicar diretamente ao órgão responsável. Isso nos dará um quadro dinâmico da cidade e ajudará os recifenses no dia a dia”, completa Antônio Alexandre. Os primeiros bairros a receber a estrutura do projeto deverão ser divulgados até junho.

  8.  
    Os numeros do emprego nos Estados e nas capitais são claros e evidentes! Pernambuco e o Recife em plena ascensão economica. Com um boom na geração de empregos! E isso porq 2012 não foi um ano fácil.
    Fortaleza e o Ceará tbm vão bem. Apesar do maior numero de vagas ser da capital cearense, a superioridade fica com o Recife, pois este gerou 18.000 empregos para uma população de 1.500.000, enquanto Fortaleza gerou 25.000 porem para uma população de 2.500.000.
    A situação baiana é que é terrivel, 13.000 empregos para uma população de quase 3.000.000 de pessoas! Parece que a situação baiana ta ficando cada vez mais preta.

  9.  
    GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE -2012
    INTERIOR (total)

    PERNAMBUCO 27.884
    BAHIA 23.274
    CEARÁ 15.458
    PARAÍBA 11.362
    MARANHÃO 9.426
    RIO GDE. DO NORTE 5.841
    PIAUÍ 3.559
    SERGIPE 2.990

  10.  
    GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE -2012
    CAPITAIS

    Fortaleza (25.551 vagas)
    Recife (18.687 vagas)
    Salvador (13.573 vagas)
    Teresina (7.403 vagas)
    João Pessoa (7.318 vagas)
    Aracaju (6.963 vagas)
    Natal (6.424 vagas)
    Maceió (5.515 vagas)
    São Luís (3.132 vagas)

    Fonte: MTE 2012

  11. PERNAMBUCO LIDERA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE
    Com mais de 46.571 mil novos empregos gerados, Pernambuco foi o Estado nordestino que mais criou postos de trabalho em 2012, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mais de um terço dessas oportunidades foi gerada no Recife (18.687 novas vagas). O desempenho estadual representou um acréscimo de 3,6% na contratação de mão de obra, em relação ao ano anterior. Ceará (41 mil) e Bahia (36 mil) também se destacaram na geração de empregos na região. O saldo de empregos no País superou a margem de 1,3 milhão.
    Os setores de serviços (23.214) e comércio (16.247) foram os principais responsáveis pelo saldo positivo do Estado. A construção civil segue em crescimento, tendo gerado 8.719 postos de trabalho no ano. A agropecuária, devido a um desempenho ruim em dezembro, fechou o ano com 503 empregos a menos que o ano anterior.
    Apesar do crescimento industrial do Estado, os número ainda aparecem negativos nas estatísticas, devido ao fechamento de usinas de cana-de-açúcar. Os números revelados pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontam que houve um saldo negativo de 1.226 empregos no setor. Porém, só o segmento “Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico” fechou 6.871 postos de trabalho. Se a indústria da cana fosse separada, o setor industrial teria um superávit de mais de 5,5 mil empregos.
    NORDESTE
    Também por conta da queda da indústria sucroalcoleira, o Estado de Alagoas foi o que apresentou pior saldo de empregos em 2012, com pouco mais de 1,5 mil novos postos de trabalhos gerados. Só o segmento “Indústria de produtos alimentícios, bebidas e álcool etílico”, fechou 4.570 empregos no ano passado.

    GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE

    PERNAMBUCO
    46,571

    CEARÁ
    41,009

    BAHIA
    36,847

    PARAÍBA
    18680

    MARANHÃO
    12,558

    RIO GDE. DO NORTE
    12,265

    PIAUÍ
    10,962

    SERGIPE
    9,953

    ALAGOAS
    1,532

    Fonte: MTE 2012

  12. Enquanto isso, os artistas da terra passam fome, vivendo atrás de uma boquinha do governo do estado no carnaval, de ano em ano!
     

  13. DEPOIS DE:

    -EVANESCENCE

    -ALANIS MORISSETE

    -JENNIFER LOPEZ

    -ROXETE
     
    -PAUL MCCARTNEY

    -SEAL

    -DAVID GUETTA

    -RINGO STARR

    -JOSE CARRERAS

    -IRON MAIDEN

    -ARMIN VAN BUUREN

    -AIR SUPPLY

    -CINDI LAUPER

    -BACKSTREET

    – JASON MRAZ

    -AMY WINEHOUSE

    -BLACK EYED PAES

    -THE CRANBERRIES

    AGORA É A VEZ DE RECIFE ( A CAPITAL NORDESTINA DOS SHOWS INTERNACIONAIS) RECEBER ELTON JOHN NO DIA 12 DE MARÇO NO CHEVROLET HALL.

    DEMAIS!!!!!!!!VISSE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

  14. Pernambuco é grande em tudo mesmo.
    O Sport por exemplo possui a maior torcida do Nordeste.
    Passei um tempo viajando e em cada município do interior de Pernambuco que eu chegava, encontrava vários torcedores do Sport.
    Este dado as empresas de pesquisa não apontam…
    a Único que se aventurou e fez um pequeno mapeamento no Interior foi o IBOPE e por isso apontou o SPORT como a maior torcida do Nordeste, a 11ª torcida do Brasil a frente de Fluminense e Botafogo.
    abraços
    e PELO SPORT TUDO

  15. Pingback: O G4 do Nordeste | Blog de Esportes

  16. Antes de os pernambucanos querer ultrapassar o PIB baiano, devem olhar para Goiás onde a sua industria está dando um banho na de Pernambuco!!!

  17. Considerado uma das maiores joias nordestinas, a ‘coleção de feitos’ de Suape ao longo do tempo não é pequena. Em menos de dois anos, a revista The New Economy Magazine e entidades como o Ilos – Instituto de Logística e Supply Chain (Fone: 21 3445.3000) já reconheceram Suape como o espaço de melhor infraestrutura em porto público do Brasil. Atualmente, há mais de 100 empresas em operação dentro e nos arredores do porto, responsáveis por mais de 25 mil empregos diretos. Outras 50 empresas estão em fase de implantação no local e, quando estiverem totalmente instaladas no complexo, Suape deve absorver mais 15 mil novos empregos. Entre os temporários, somente na construção civil são 40 mil novos postos de trabalho para instalação de indústrias de produtos químicos, navais, petrolíferas, metalmecânicas, fabricantes de equipamentos para aproveitamento de energia eólica e empresas de logística que chegam ao porto.

    Localizado estrategicamente na “ponta” da costa brasileira, o porto serve de apoio a diversos tipos de empresas, como as de petróleo e gás que atuam no mercado internacional, por exemplo. Com águas de 15 a 20 metros de profundidade, Suape fica em uma região privilegiada, entre três importantes centros petrolíferos do Oceano Atlântico: Sul-Sudeste do Brasil, Golfo do México e Leste da África. A conexão do complexo é feita com mais de 160 portos do mundo, incluindo nove dias de distância para Roterdã, na Holanda, e sete para a Costa Leste dos Estados Unidos. O porto holandês, por sinal, é o grande inspirador do complexo pernambucano. O coordenador de Desenvolvimento e Negócios de Suape, Leonardo Cerquinho, entende que essa posição traz grande vantagem ao porto.

    “Suape pode ser um complexo concentrador de cargas para o Brasil nos próximos anos. Estamos próximos da Europa, da África e da América do Norte, e é mais fácil chegar aqui do que em Santos, SP, por exemplo. Hoje em dia, ser um porto de transbordo é vantajoso e nós queremos abrir esta disponibilidade para facilitar a logística e aumentar nossa área de atuação. Com o alargamento do Canal do Panamá, também teremos um ramal bem mais rápido com a Ásia”, explica Cerquinho.

    Atualmente, Suape conta com 13.500 hectares de área útil, que abriga cinco berços, todos de 15,5 metros de profundidade. O Cais 1 é público, com 275 metros de extensão, seguido dos Cais 2 e 3, privados, que concentram a movimentação de contêineres e estão arrendados à empresa Tecon Suape (Fone: 81 3527.5200), subsidiária da International Container Terminal Inc. São 660 metros de cais com capacidade para movimentação de 600 mil contêineres/ano. Já os Cais 4 e 5, inaugurados em 2007 e 2009, respectivamente, possuem 330 metros de extensão cada. O primeiro movimenta carga geral e grãos e o segundo, açúcar a granel, além de também operar cargas gerais. Ainda há os Píeres de Granéis Líquidos 1 e 2 no Porto Externo, o CMU – Cais de Múltiplos Usos. Com esta organização, em 2011, o porto movimentou 11 milhões de toneladas de cargas, atingindo a sétima posição entre os maiores complexos portuários do Brasil. A projeção é movimentar 50 milhões de toneladas de cargas em 2016.

    “Apesar de toda esta estrutura, nós pretendemos crescer muito além da estrutura atual. Até 2014 devemos ter mais quatro novos cais e mais que dobrar nossa capacidade para 30 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Já em 2016, com todas as obras concluídas, devemos alcançar o patamar de 50 milhões de toneladas”, projeta o executivo do complexo portuário.

    Afora isso, o porto conta com infraestrutura de ferrovias e 43 km de rodovias. Esta é, também, umas das áreas do complexo que mais recebem investimentos. Somente a Ferrovia Transnordestina, obra do governo federal que ligará o porto de Suape à cidade de Eliseu Martins, PI, e ao porto de Pecém, no município de São Gonçalo do Amarante, CE, está orçada em R$ 5,4 bilhões. Não apenas nos arredores do porto, mas dentro do complexo há grandes obras para atender o processo de expansão do governo pernambucano. Atualmente, Suape conta com fornecimento de gás natural, energia elétrica, água bruta e água tratada. Os investimentos recebidos estão fixados em US$ 1 bilhão em infraestrutura portuária e viária. Quatro novos terminais serão instalados: um para granéis sólidos, outro para açúcar, um novo para contêineres e um quarto para grãos.

    Além disso, o porto passou a ser o berço da nova indústria naval brasileira. A previsão é que três estaleiros estejam funcionando em Suape em curto prazo. O Atlântico Sul, um dos maiores e mais modernos do hemisfério sul, já está em funcionamento, assim como o recém-inaugurado Promar (STX). Fora ele, o estaleiro CMO (McDermott) está em construção e ainda há espaço para outros, que estão em fase de negociações.

    INVESTIMENTOS

    Para cumprir a meta agressiva de aumento na movimentação de cargas em Suape, os investimentos têm sido frequentes, tanto em equipamentos e tecnologia, como em infraestrutura. O Arco Viário da Região Metropolitana do Recife (RMR), obra do governo de Pernambuco orçada em R$ 1,21 bilhão, é o projeto mais importante de todos, na opinião do coordenador de Desenvolvimento e Negócios de Suape.

    “O Arco Metropolitano é, sem dúvida, a obra mais importante. Ele vai desafogar todo o trânsito de caminhões e carretas da rodovia BR-101 e trará benefícios a todas as cidades do Grande Recife, além do porto. Será uma via expressa pedagiada que funcionará como alternativa aos engarrafamentos do trecho urbano da BR”, exalta o executivo de Suape.

    Já a rodovia Express Way, orçada em R$ 145 milhões, vai duplicar as vias internas de acesso ao porto. Outra obra prevista é uma área de descanso para os motoristas dos caminhões que movimentam as cargas do porto. O local será cobrado, mas tem a aprovação das próprias transportadoras, já que colabora para o cumprimento da Lei do Motorista. As obras viárias são muito bem vistas pela administração do porto, já que 70% da logística é feita através dos caminhões.

    Não são apenas os investimentos públicos que fazem o complexo portuário crescer. Com uma política de incentivos fiscais, concedida pelo Governo do Estado de Pernambuco, Suape tem angariado vários tipos de investimentos. Hoje em dia, a entrada de recursos privados, sejam eles nacionais ou estrangeiros, é bastante frequente no porto. A previsão é que o montante investido ultrapasse a casa dos R$ 23 bilhões até 2014. Para seguir neste nível, o poder público mantém reduções de até 75% no IRPJ – Imposto de Renda para Pessoa Jurídica e no ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços. Existem, também, outros favorecimentos em menor escala nas esferas federal, estadual e municipal. Cerquinho ressalta que é essencial cada vez mais “criar condições para investimentos privados”.

  18. CALANGADA BRIGANDO PRA DISPUTAR O PODER DO NORDESTE RSRSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

  19. Pegando um gancho no que postou o Tiago Santiago (comment 5450). Existem muitos pontos que NÃO SÃO DIVULGADOS  ao público e à imprensa. MAS TEM MUITOS OUTROS PROJETOS EM CURSO (nos bastidores). Inclusive dados que o CONDEPE trabalha, muitos tbm nao são divulgados.
     

  20. Recife 2014
    As novidades tecnológicas asiáticas que os pernambucanos encontrarão na Cidade da Copa.
    Por Tatiana Bautzer, enviada especial a Tóquio e a Yokohama

    Prédios claros com formas ousadas, grandes espaços livres, avenidas largas com muita área verde e até uma enorme roda-gigante. A apenas 20 quilômetros de Tóquio, o distrito de Minato Mirai 21, em Yokohama, é um cartão-postal das cidades inteligentes. Erguida há 30 anos, a área inspira a brasileira Odebrecht para construir a Cidade da Copa, bairro inteligente projetado para a área ao redor do estádio de futebol Arena Pernambuco, na área metropolitana do Recife. É em Minato Mirai, que significa Porto Futuro, que está localizada a torre mais elevada do país, com 296 metros de altura. Museus, shopping centers, parque de diversões, teatros e áreas verdes atraem gente de toda a região metropolitana de Tóquio nos fins de semana. 
     

    Minato Mirai 2012: escultura no bairro japonês planejado há 30 anos que inspira
    a cidade inteligente brasileira.

     
    No verão, famílias lotam os gramados fazendo piqueniques. O distrito com dez mil moradores recebe 58 milhões de visitantes ao ano. A “inteligência” de Minato Mirai, onde foram investidos US$ 34 bilhões, reside principalmente no planejamento: o passageiro de metrô já desembarca dentro de um shopping center. Todo o bairro é servido por um sistema semelhante a um ar-condicionado central: pequenas usinas distribuem vapor e água resfriada por dutos aos edifícios, que regulam a temperatura desejada. Isso só é possível porque há uma rede de túneis subterrâneos, por onde passam fios elétricos, cabos de fibra óptica e dutos para calefação e refrigeração. 
     
    O compartilhamento da infraestrutura reduz o consumo de energia, só no ar-condicionado, em 15%. Estruturas semelhantes, que poderão ser usadas até para coleta de lixo, já estão em construção na Cidade da Copa pernambucana. O bairro de Yokohama, segunda maior cidade do Japão, nasceu na área do porto, usando as últimas novidades arquitetônicas da década de 1980 para aumentar a resistência dos edifícios aos terremotos que assolam o Japão. Ao longo dos anos, novas tecnologias foram incorporadas. Alugar uma bicicleta é fácil e rápido: é só encostar o celular ou um cartão pré-pago num painel. Nos estacionamentos, estações parecidas com bombas de gasolina carregam carros elétricos. 
     
    A passarela que leva à estação de trem tem painéis de energia solar no teto que ajudam a mover as esteiras rolantes. A Cidade da Copa ficará em São Lourenço da Mata, a 19 quilômetros do Recife, e também terá metrô e integração ao aeroporto. O bairro de 240 hectares, projetado para ter até 18 mil moradores, será rodeado por ciclovias, quadras esportivas e áreas verdes, reproduzindo às margens do rio Capibaribe o clima da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. De acordo com o diretor da Odebrecht, Marcos Lessa, o conceito arquitetônico do bairro é similar ao do distrito japonês. “Será um ambiente aberto e agradável: a cidade é vertical, mas com grandes espaços entre os prédios”, diz Lessa. 
     

    Sucesso turístico: com dez mil moradores, Minato Mirai recebe 58 milhões de visitantes por ano.

     
    Na Copa de 2014, além do estádio, estarão prontos uma arena indoor, um centro de convenções, hotel, shopping center, supermercado e uma parte do novo campus universitário. A novidade mais aguardada, feita em conjunto com a NEC, parceira tecnológica da construtora, é um centro de comando e controle de segurança pública. No prédio que reunirá os sistemas da polícia e bombeiros, 100 monitores de 46 polegadas mostrarão imagens de câmeras instaladas no estádio e pelas ruas. Na NEC em Tóquio, demonstrações de softwares de reconhecimento facial impressionam e lembram obras de ficção científica como o livro 1984, de George Orwell, e o filme Minority Report, estrelado por Tom Cruise. 
     
    O sistema identifica rapidamente sexo, idade e expressões do rosto de pessoas paradas em frente a telões. É possível armazenar dados que identifiquem criminosos, ou, no exemplo inverso, preparem a recepção a convidados vips. A NEC vem aumentando as vendas de sistemas para cidades inteligentes, com experiências na Índia, nos Estados Unidos e Itália. O vice-presidente Takayuki Morita diz que a companhia, conhecida pelos equipamentos para telecomunicações, mudou as apostas para crescer. “Estamos aumentando as áreas de TI, energia e computação em nuvem.” O estádio e o comércio podem ter sistemas de pagamento eletrônico semelhantes aos usados no Japão (com celulares e cartões pré-pagos) e a cidade provavelmente será cabeada com fibra óptica. 
     
    Também haverá novidades em energia. Além de uma usina solar, a rede de distribuição deve ser “inteligente”. Consumidores podem gerar energia com painéis solares, por exemplo, e armazená-la em baterias de grande capacidade, vendendo a energia para a distribuidora em horários de pico. Softwares controlam os gastos em cada parte da residência ou empresa. O maior desafio dos pernambucanos será fazer a realidade seguir o planejamento, o que nem Minato Mirai conseguiu. Mesmo após 30 anos, só 60% da área foi ocupada, e tem 78 mil empregos, menos da metade da previsão inicial de 190 mil. 
     
    O responsável pela agência de desenvolvimento urbano que criou Minato Mirai, Takahiro Noda, diz que o mais difícil foi atrair empresas, apesar dos incentivos. “Numa recessão e crise econômica não é fácil vender imóveis”, afirma Noda. Incentivos atraíram grandes empresas como Nissan e Xerox, mas ainda há muito a ser feito. Lessa, da Odebrecht, acredita que Pernambuco não corre esse risco, já que o PIB estadual cresce acima da média nacional — 4,5% no ano passado. “Hoje já há escassez de residências, hotelaria e escritórios na região do Recife”, diz. Os investimentos no Estado vão desde a instalação das empresas no complexo industrial portuário em Suape até nova fabrica de automóveis da Fiat, em Goiana, na região metropolitana da capital. 
     

  21. Nesta semana, a Odebretch, responsável pela construção da Arena Pernambuco, que receberá a Copa das Confederações em junho e a Copa do Mundo em 2014, iniciou a instalação dos assentos no Estádio.
    As cadeiras, vermelhas porque a cor está presente nos três maiores clubes do estado, começaram a ser distribuídas no lance inferior das arquibancadas, nos setores sul e leste da arena multiuso.
    Rebatíveis e numerados, os assentos são feitos em material que evita propagação de chamas e devem ter sua instalação concluída até março.
    Paralelamente a esta fase da construção, a montagem da arquibancada superior e da cobertura do estádio seguem em andamento. Concluídas estas fases, o gramado deve ser colocado na arena.
    Desde que foi incluída entre as sedes da Copa das Confederações, a Arena Pernambuco está em ritmo acelerado de construção e alcançou neste mês, a marca de 83,6% da obra pronta. O estádio era o que mais preocupava a Fifa em relação a sua conclusão a tempo do início das competições, mas já deixou a desconfiança para trás.

  22. Mobilidade no Recife: muitos projetos, só um em execução
    Obras iniciadas, só as do terminal de metrô Cosme e Damião; corredores estão muito atrasados
    Ônibus e metrô lotados, engarrafamentos e uma explosão de veículos nas ruas. A infraestrutura viária da região metropolitana do Recife não acompanhou o crescimento da cidade.
    Sem vazão para o grande número de automóveis e motos, e com o transporte público não atendendo com qualidade à população, a conclusão é que se fosse hoje, Recife não suportaria realizar um grande evento como a Copa do Mundo.
    Para mudar este cenário até 2014, as obras de mobilidade urbana previstas precisam ser agilizadas, e o sinal de alerta já acendeu: de todos os projetos integrantes da Matriz de Responsabilidades, apenas um saiu do papel, o Terminal Cosme e Damião de metrô.Com obras iniciadas em janeiro deste ano, o Cosme e Damião conta com investimento de R$ 15,8 milhões do governo do estado. Ele vai facilitar o acesso à Cidade da Copa e terá capacidade para receber 40 mil passageiros por dia.
    Já as obras do Corredor Via Mangue, primeira via expressa do Recife, com 4,5 km de extensão, deveriam ter sido iniciadas em julho passado. Mas a licitação sofreu atrasos, e os envelopes com as propostas das empresas habilitadas só foram abertos no dia 23 de março. As propostas agora estão sendo analisadas pela Empresa de Urbanização do Recife (URB), que escolherá o vencedor. O corredor ligará a ponte Paulo Guerra, no bairro do Pina, à avenida Antônio Falcão, em Boa Viagem. Ações de saneamento, urbanização e habitação estão incluídas no projeto, a cargo da prefeitura do Recife.
    Outra obra muito atrasada é o Corredor Norte-Sul. Pelo cronograma original, ela deveria ter começado em abril do ano passado. Com 15 km de extensão, o Norte-Sul passará por seis municípios da RMR, saindo de Igarassu até Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes. A obra ainda não foi licitada, como também não o foi a dos corredores Leste-Oeste e da Avenida Norte. A Secretaria das Cidades esclarece que a licitação só será lançada depois de feita a escolha do modal, ou seja, o tipo de sistema de transporte que será utilizado nos corredores de transporte do Recife.
    BRT ou monotrilho?A escolha do modal para os corredores é um assunto polêmico, inclusive para o meio técnico. Alguns especialistas apontam o BRT (Bus Rapid Transit) como o sistema mais adequado para o Recife, e ele já consta inclusive na Matriz de Responsabilidades. Mas, na opinião do vice-presidente do Sindicato da Arquitetura e da Engenharia Regional Pernambuco (Sinaenco-PE), Ilo Leite, o monotrilho seria a melhor solução. Segundo ele, o volume de passageiros transportados pelo BRT é limitado: “O BRT não dá conta do tamanho de problema que temos na cidade. A longo prazo, não seria eficiente”, argumenta.
    Para o diretor do Sinaenco, o importante é que as obras sejam planejadas “de olho no futuro, e não apenas para resolver demandas imediatas”. “A RMR deve ser vista com o olhar do amanhã. Não podemos continuar planejando o país olhando para os pés; temos que nos voltar para a frente”, alerta o especialista.
    O Grande Recife Consórcio, órgão gestor do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), opera com 382 linhas de ônibus e duas de metrô. No total, dois milhões de passageiros por dia são transportados pelo modelo, que divide-se em sistema complementar e sistema estrutural integrado. O primeiro utiliza veículos convencionais e microônibus, e o integrado opera com linhas de ônibus e metrô. Há diversas alternativas de deslocamento, com integração em terminais fechados e pagamento de tarifa única. Hoje, 13 terminais do sistema estrutural integrado estão em funcionamento e, até o final de 2011, informa o órgão gestor, sete novos terminais serão construídos e dois ampliados.
    Obras complementaresA principal via de acesso até a Arena Pernambuco, a BR-408, está sendo duplicada pelo governo do estado. Com 60% da obra já concluída, e investimento total de R$ 120 milhões, a obra compreende 19,7 km de extensão, entre Carpina, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes. A previsão de finalização é dezembro de 2011. Para facilitar o acesso ao estádio, serão erguidos também dois viadutos, de 2 km, entre Jaboatão e São Lourenço da Mata, ao custo de R$ 22 milhões. A obra está em fase final de licitação e o prazo de execução é de dez meses.
    Principal acesso ao pólo turístico no litoral sul de Pernambuco, a Estrada da Batalha, na PE-008 (Jaboatão dos Guararapes), será duplicada em 6 km, com investimentos de R$ 160 milhões. A obra inclui ainda dois novos viadutos e um túnel, além de um centro cultural e uma grande área urbanizada na região. Um dos viadutos está pronto, e o outro sendo finalizado. Mais da metade das obras do túnel foram feitas e falta concluir a duplicação no trecho entre os dois viadutos.
    Em maio próximo, o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, prometeu apresentar ao governador Eduardo Campos um novo projeto de melhoria da mobilidade urbana na região metropolitana do Recife. O projeto Contorno do Recife prevê a requalificação do trecho urbano da BR-101, de Cabo de Santo Agostinho até Igarassu, e a construção de um corredor inteligente de ônibus, que será interligado a vários corredores viários, como o Binário de Cajueiro Seco, avenidas Abdias de Carvalho, Caxangá e Norte. O orçamento inicial da obra é de R$ 400 milhões.
    Obras e prazos previstos na Matriz de Responsabilidade                                                                                     Obra Início obras   ConclusãoCorredor Caxangá (Leste/Oeste)                                  Out 2010            Mai 2013BRT Norte-Sul (Igarassu/Centro)                                 Abr 2010           Out 2012BRT Leste-Oeste (Ramal Cidade da Copa)                  Abr 2011           Abr 2013Corredor Via Mangue                                                        Jul 2010             Jul 2013Metrô Terminal Cosme e Damião                                 Jan 2011             Jul 2012

  23. METROFOR? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    JERICOFOR SÓ SE FOR

    Veja o q disse um cearense sobre o povo de lá kkkkkkkkkkkkkk
    DELON DINIZ 15/06/2012 10:14
    Pode ser que o povo que reside as margens do trecho aos poucos vá se educando, do contrario não dou um ano para o equipamento, que não custou barato aos cofres publicos, esteja todo depredado porque ô povinho mal educado esse cearense. Delon Diniz

  24. Queria esclarecer um comentário também do baiano sob a VW em Pernambuco!

    “A montadora alemã Volkswagen anunciou a construção de uma nova fábrica em Pernambuco. Antes de decidir pelo nordeste o Rio Grande do Sul chegou a ser sondado pela montadora, mas sem sucesso.
    O governo pernambucano e a empresa acertam os últimos detalhes para o investimento. A fábrica será erguida no município de Cabo de Santo Agostinho, ainda sem data definida.”

    Há pouco tempo a VW decidiu aportar um CD em Pernambuco, e a questão da Fabrica foi suspensa ou ainda sem definição, porque eles resolveram expandir a fabrica de Taubaté – SP!

    Isso significa dizer que a fabrica poderá ser repensada para um futuro e certamente Pernambuco estará no páreo! 

    Eles não abrem fabrica atoa! “foi um questão de comportamento de mercado” – noticias virão dentro de 2 ou 3 anos! 

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