Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste”

Copa do Mundo de 2014

Lançado nesta quinta, pela Fifa, um especial com as 17 cidades candidatas a subsede da Copa do Mundo de 2014. O anúncio deve ser em maio, em um congresso nas Bahamas. Abaixo, a tradução do texto sobre a candidatura pernambucana (veja aqui).

O Recife é a capital do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil, e centro da 4ª maior área metropolitana – uma aglomeração de mais 13 cidades, incluindo Olinda, com uma população de 3,7 milhões de pessoas. Devido à sua importância econômica para a região, a cidade é muitas vezes chamada de “Capital do Nordeste“.

A história do Recife e Olinda  se confundem uma com a outra. Durante vários anos, Recife existiam essencialmente como o porto que ligavam a aldeia de Olinda para o Atlântico. O crescimento do Recife foi profundamente potencializado pela presença dos holandeses no Nordeste do Brasil.

Após a West India Company dominar a região, Maurício de Nassau desembarcou em Recife em 1637 e ordenou a construção das pontes, canais e levees do então chamado Mauritsstad (Cidade Maurícia), que foi a capital da colônia holandesa nas Américas. Maurício de Nassau durou até 1644, Recife, mas o Recife herdou o seu patrimônio arquitetônico que finalmente conduziu à alcunha “Veneza Brasileira”.

Praia de Boa ViagemAlgumas das praias mais impressionantes ao redor da capital do estado são Boa Viagem, uma das mais famosas praias urbanas da região, e Porto de Galinhas, que fica entre os principais destinos turísticos do país, situada cerca de 70 Km de Recife.

No entanto, devido à presença holandesa e as outros fatores, além do clima tropical e as praias espetaculares que são comuns ao nordeste da costa do Brasil, a região de Recife também é rica em atributos históricos, tais como o Forte Orange e a própria cidade de Olinda, que foi declarada Património Mundial da Humanidade pela Unesco em 1982.

Não há melhor época para verificar as tradições do Recife e Olinda do que no carnaval, quando o ritmo de frevo e maracatu assumem completamente as cidades, como o Galo da Madrugada, que reúne dois milhões de pessoas nas ruas a cada ano.

Futebol – Você dificilmente vai encontrar outra cidade no Brasil com loucos por futebol como no Recife. É uma tarefa ingrata para determinar qual dos três principais clubes do estado de Pernambuctem mais fãs apaixonados: Sport Club do Recife, Santa Cruz Futebol Clube e Clube Náutico Capibaribe.

Todas as três equipes tiveram momentos gloriosos no futebol brasileiro, embora ligeiramente o Sport esteja além dos seus concorrentes, graças a dois grandes títulos: o Campeonato Brasileiro em 1987 e a Copa do Brasil em 2008. Os três times têm os seus próprios estádios – Ilha do Retiro, Aflitos e “Arrudão” -, mas o governo estadual de Pernambuco tem planos para construir uma nova arena.

5.602 Replies to “Fifa sobre o Recife: “Capital do Nordeste””

  1. POLO TECNOLOGICO :

    RECIFE É A UNICA CIDADE BRASILEIRA QUE PARTICIPA DA MARATONA TECNOLOGICA MUNDIAL, REALIZADA PELA AGÊNCIA ESPACIAL AMERICANA (NASA).

    Apaixonados por tecnologia participaram de encontro no Porto Digital, no Bairro do Recife, para cumprir um desafio proposto pela Agência Espacial Americana (Nasa): encontrar soluções criativas, que possam ser usadas no estudo do espaço e também no dia a dia das pessoas. A maratona ocorre, ao mesmo tempo, em 83 cidades do mundo. Recife é a única cidade do Brasil que participa. Quatro jurados vão escolher quem tiver melhor desempenho. O resultado será divulgado neste domingo (21). Os selecionados vão participar de uma competição mundial.

    Os desafios da maratona são os mesmos no mundo todo. O criador de software Guilherme Motta tenta melhorar um site usado pela Nasa em pesquisas espaciais. “É muito bom pode colaborar com pessoas que trabalham em outras empresas, para poder fomentar tanto a tecnologia e a inovação quanto o trabalho em equipe, além de conhecer pessoas novas. Isso é muito legal”, afirmou.

    Para a cônsul da Diplomacia Pública dos EUA no Recife, Heidi Arola, a competição estimula a pensar em soluções práticas para tecnologia. “Tem desafios que são bem interessantes, como melhorar o sistema de trânsito de aviões nos aeroportos, uma coisa que claramente afeta o mundo todo, mas não só o Brasil ou os Estados Unidos”, exemplificou.

    Na capital pernambucana, há 35 participantes, entre estudantes e profissionais da área. “Duas equipes de Recife serão avaliadas e selecionadas para a próxima etapa global”, informou o coordenador da maratona, Fábio Pereira. A etapa global é divida em várias fases e o resultado final só será divulgado pela Nasa no próximo mês de junho.

    http://g1.globo.com/pernambuco/noticia/2013/04/nasa-realiza-maratona-no-recife-para-competicao-mundial.html

    GOL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Depois querem ser civilizados. A civilização passou longe quando há irmão contra irmão. Todos nordestinos quer queiram ou não…os de Recife sonham ser holandeses que vergonha assumam suas identidades ou ttem vergonha dela e ficam na sombra das empresas que vao se instalar ou sombra de holandeses kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Terra de Iracema e de Índios faz prévia para Copa das Confederações.

    Dois torcedores do Ceará morreram em confronto pouco antes do clássico contra o Fortaleza, neste domingo, na Arena Castelão. Segundo o jornal “Tribuna do Ceará”, a briga começou quando dois grupos adversários se encontraram no bairro Itaperí.

    O Povinho esse Cearense.

  4. “Nenhuma nação pode florescer e ser feliz enquanto grande parte de seus membros for formada de pobres e miseráveis.” ADAM SMITH

    É o que acontece aqui no nordeste, imensa maioria de pobres e miseráveis sendo explorados por estas empresas que estão a cata de mão de obra barata….ACORDA NORDESTE, ACORDA NORDESTE..parem de falar em investimento disso ou daquilo. Isto é discurso de politico que não querem descer de suas costas

  5. “A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes.” Adam Smith
    Bando de analfabetos compartilhando a riqueza dos grupos que vão investir aqui e enriquecer as custas do nosso suor…menos, bem menos…
    Reflitam na frase de ADAM SMITH. Ou voces querem ser sempre explorados pelas grandes empresas

  6. Sergipe emancipou-se politicamente da Bahia em 8 de julho de 1820. A então capitania de Sergipe del-Rei viria a ser elevada à categoria de província quatro anos depois, e, finalmente, a estado após a proclamação da República em 1889.

  7. ‘A arena será um novo vetor de crescimento’

    Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa de 2014 em Pernambuco, falou ao site de VEJA sobre as obras em São Lourenço da Mata e garantiu estar confiante no sucesso da empreitada

    A construção da Arena Pernambuco está fora do prazo? As obras estão avançando dentro do que foi estimado. Em abril de 2011, apresentamos à Fifa um plano de aceleração das obras, que está sendo executado dentro do proposto. Entregaremos a arena na data limite para a utilização do estádio na Copa das Confederações: em fevereiro.

    A melhor herança da Copa para o Recife será o estádio ou as obras ao seu redor? A Cidade da Copa é o maior legado que o torneio deixará para o Brasil. Não tem nada parecido nas outras cidades. As outras estão apenas construindo ou reformando estádios. Nós estamos criando um vetor de crescimento urbano em uma região metropolitana adensada e um sistema viário para vincular esse novo polo ao sistema viário metropolitano. É um legado que ficará para a população por gerações, envolvendo reforma do aeroporto, novas rodovias e investimentos no metrô. Se não fosse pela Copa do Mundo, não teríamos todos esses investimentos.

    O estádio fica em outro município. Isso pode afastar o torcedor que mora no Recife? A capital tem três estádios de futebol: do Náutico, do Santa Cruz e do Sport. Todos estão localizados em bairros residenciais, pois a cidade cresceu muito. Quando foram construídos, há mais de 50 anos, não era assim. No caso do Náutico, a torcida está acostumada a ir ao estádio andando. A ideia de levar a Arena Pernambuco para longe do centro foi uma decisão do governo no sentido de desconcentrar o adensamento metropolitano. O importante é ter transporte seguro e rápido para o torcedor. O Náutico fez um contrato de 30 anos para levar seus jogos para lá, o Sport também está negociando um acordo. Do ponto de vista do futebol, o estádio desde já está totalmente viabilizado. Não há risco de se tornar um elefante branco. Além disso, quem administrar o estádio não vai querer só futebol o ano inteiro. Eles querem datas para outros eventos que dão mais rentabilidade à arena, como shows e outros eventos.

    Como estão as obras de acesso e a prevenção contra alagamentos, já que costuma chover muito em junho e julho? A BR 408 está sendo duplicada. Isso faz parte da nossa obrigação dentro do caderno de encargos da Fifa. É nosso dever recuperar as vias que levam à arena. Existe, sim, uma preocupação especial com as chuvas, não só em relação às rodovias, mas também na própria questão da drenagem do gramado.

    A rede hoteleira do Recife está pronta para receber os visitantes? Em 2011, a Fifa identificou um déficit de hotéis de 4 e 5 estrelas na cidade. Hoje, porém, há cerca de vinte hotéis em reforma ou em construção na região metropolitana. Entre os 3 estrelas, não há problema. Podemos também receber turistas em transatlânticos ancorados no Porto do Recife, por exemplo.

    Haverá metrô no estádio na Copa das Confederações? A linha está sendo ampliada para chegar a cerca de 1.600 metros da arena. Isso ficará pronto até fevereiro. Vamos instruir as pessoas a usar o metrô e depois pegar um ônibus circular até o estádio.

    O governo cogita decretar feriado nos dias de jogos? Pretendemos adotar ponto facultativo e feriado escolar quando houver partidas em dias de semana. Isso vai ajudar muito o trânsito da cidade a funcionar, já que ainda temos um problema grande em termos de mobilidade urbana.

  8. Arena Pernambuco vai receber cinco seleções na Copa das Confederações

    As festividades dos 500 dias que faltam para a Copa do Mundo no Brasil foram interrompidas devido à tragédia de Santa Maria, mas, ainda assim, o governo estadual se pronunciou sobre a preparação pernambucana para o Mundial. A novidade é que a partida de futebol que marcaria a inauguração oficial da Arena Pernambuco foi cancelada. O jogo foi trocado por um evento que dará à população a chance de conhecer as áreas externas e internas do novo estádio.

    – O que será mostrado pelas televisões para todo o mundo será o estádio. As obras viárias, o entorno do estádio e qualquer outra coisa vai ser pouco visto. Mas as condições do gramado serão bem observadas. Então, a nossa ideia é apresentar as instalações para as pessoas, mas sem comprometer o gramado com uma partida de futebol – destacou o secretário estadual extraordinário da Copa, Ricardo Leitão.

    Inicialmente, estava previsto um jogo de futebol para o dia 14 de abril como forma de abrir oficialmente a Arena Pernambuco ao grande público. De acordo com Ricardo Leitão, a bola só irá rolar em São Lourenço da Mata, onde a arena está sendo construída, em maio, um mês após a inauguração do moderno estádio e pouco antes da realização da Copa das Confederações.

    – O fato de não ter jogo na abertura do estádio não trará nenhuma perda para a população. Vamos realizar dois amistosos. Um será organizado pelos gestores do estádio e outro terá a organização da FIFA. Creio que os jogos acontecerão na primeira quinzena de maio. Ainda não sabemos quem jogará. Pode ser que aconteça de termos uma seleção pernambucana contra outra equipe. Também podemos ter clubes internacionais ou até mesmo seleções. Isso só poderá ser passado quando tivermos a definição.

    De acordo com Ricardo Leitão, a Arena Pernambuco está com 90% das obras concluídas. Os números, no entanto, não são oficiais. A empresa responsável pela obra ainda não divulgou o balanço de janeiro e a última informação oficial é de que o estádio atingiu 83,6% dos serviços finalizados.

    Arena Pernambuco investirá em segurança para grandes eventos.

    O estádio sediará três jogos da Copa das Confederações, realizada em junho deste ano: Espanha x Uruguai, Japão x Itália e Uruguai x Taiti.

    Já para a Copa do Mundo, cinco partidas estão agendadas, sendo quatro da primeira fase e uma das oitavas de finais. Depois do Mundial, o Náutico passa a mandar seus jogos na Arena Pernambuco. Os camarotes e assentos especiais do estádio já começaram a ser vendidos.

    Embora, oficialmente, a cidade-sede da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, seja considerada o Recife, a Arena Pernambuco está sendo construída em São Lourenço da Mata. O município fica a 19 km de distância da capital pernambucana.

    No entorno da Arena Pernambuco, haverá a construção da Cidade da Copa, considerada a primeira smart city da América Latina.

  9. Vixe! Os comentários deste “Alvaro” ai em cima “Cara imoral” – Pode até contar os defeitos do Recife, mas em termos literários o cara é mesmo um descivilizado, atrasado e imoral…. O Edito deste blog é bem democrático para aceitar tamanha imoralidade em teu vocabulário!

    Brennand é muito pra tua insignificante cultura!

    O Penis que você sonha não aquele lá no cais, mas se queres babar um pouco na cultura do gênio é só entrar neste site: http://www.brennand.com.br/

  10. Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    GRUPO SADA VAI INVESTIR 1 BILHÃO EM PERNAMBUCO.

    O Grupo Fiat está traçando uma linha de ação para mais investimentos em Pernambuco. É o que afirmou Vitorino Medioli, presidente do Grupo SADA, empresa de logística ligada à Fiat, em encontro com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, nesta quarta-feira (3), no Centro de Convenções, sede provisória do Palácio do Campo das Princesas.

    Nas próximas semanas o Grupo SADA formalizará algumas linhas básicas, que serão apresentadas ao Governo do Estado. A expectativa, segundo Vitorino Medioli, é de que nos próximos quatro anos o grupo aporte um investimento de R$ 1 bilhão em Pernambuco. “Vamos agora formalizar algumas linhas básicas dos nossos próximos passos, dividir por etapas os nossos investimentos”, disse Medioli.

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2013/04/03/fiat_amplia_investimentos_em_pernambuco_agora_com_empresa_de_logistica_148837.php

  11. Uau!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    SUAPE PREVÊ APORTES DE R$ 2,9 BI EM TRÊS TERMINAIS.

    Neste momento, está em construção apenas um terminal de açúcar arrendado pela Agrovia, com investimento inteiramente privado no valor de R$ 120 milhões.

    As atenções estão voltadas a um segundo terminal de contêiner, com investimentos privados estimados em R$ 697 milhões, dirigidos à infraestrutura, ao cais e a equipamentos. O empreendimento também deverá contar com R$ 133 milhões de aportes públicos voltados à dragagem.

    Além disso, de olho principalmente na demanda da Refinaria Abreu e Lima, o porto prepara um terminal de minério, com investimentos privados estimados em R$ 869 milhões, destinados à infraestrutura e a equipamentos, e outros R$ 377 milhões de aportes públicos em dragagem.

    Por fim, ainda haverá no local um terminal de grãos para atender a região do Mapitoba (MA, PI, TO e BA), com investimentos privados de R$ 850 milhões.

    Segundo o vice-presidente do Complexo de Suape, Caio Cavalcanti Ramos, não há prazo para a licitação dos novos terminais, já que, pela MP 595, as licitações serão centralizadas na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

    http://pedesenvolvimento.com/2013/04/03/suape-preve-aportes-de-r-29-bi-em-tres-terminais/

  12. É ISSO AI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A BOEING EM PERNAMBUCO.
    Instituto de tecnologia será o único na América Latina e ficará instalado na UFPE.

    Donna Hrinak, presidente da The Boeing Company (líder global em aeronaves), fechou, na tarde de ontem, uma parceria com o governador Eduardo Campos para investir US$ 10 milhões no Instituto Nacional de Tecnologia da União e Revestimento de Materiais (INTM), que será instalado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O órgão é o único deste tipo na América Latina e deverá ficar pronto em 2015. Além do dinheiro, a Boeing também irá colaborar com transferência de tecnologia e treinamento de especialistas do INMT. O instituto já conta com uma verba de US$ 40 milhões do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), destinada à implantação de laboratórios e desenvolvimento de pessoal.

    Quando estiver finalizado, o INTM terá três áreas de atuação. Uma será o financiamento e apoio de projetos de pesquisa da graduação, mestrado e doutorado das engenharias mecânica e naval da UFPE. A outra diz respeito a testes e criação de novos processos de união de materiais (soldagem, colagem etc) que possam ser usados em toda a cadeia industrial brasileira. E a terceira será a multiplicação de conhecimento especializado com treinamento de professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para a formação de técnicos em soldagem. Vale ressaltar que a escolha de Pernambuco como sede do INTM deve-se à grande expansão do setor petroquímico e naval do estado.

    “Todas as grandes economias mundiais como China, Japão e Estados Unidos têm um instituto de união de materiais deste tipo. Quando estiver finalizado, daqui a dois anos, teremos um avanço inestimável no setor naval, petroquímico e automobilístico não só do estado, como de todo o país, pois vamos trabalhar com as demandas de outros centros de pesquisas e universidades do Brasil”, afirma Marcos Pereira, professor da UFPE.

    Segundo ele, a parceria entre o governo do estado e a Boeing irá garantir a qualidade da formação dos estudantes que passarem pelo instituto. “Eles têm o know how na área. Em troca deste conhecimento, iremos formar alguns dos melhores especialistas do mundo, que poderão multiplicar as técnicas aprendidas em outros centros e serão mão de obra qualificada para a própria Boeing”, ressalta Pereira.
    Donna Hrinak enfatiza que esse é o primeiro grande investimento da empresa no Brasil, mas outras parcerias virão. “Estamos concluindo, simultaneamente, o projeto de um Centro de Pesquisas na área de união de materiais em São Paulo. Antes, o Brasil era apenas um mercado para nós, hoje vemos o país como um parceiro e, dentro deste cenário, Pernambuco se destaca”, completou.

    http://pedesenvolvimento.com/2013/03/29/expertise-da-boeing-no-estado/

  13. ARCO METROPOLITANO PODE TER MAIS 21 QUILÔMETROS.

    O Arco Viário da Região Metropolitana ficará maior e mais caro. Com a determinação do governador Eduardo Campos de mudar o traçado da via para evitar a destruição de 30 hectares de Mata Atlântica, em Camaragibe, a alternativa já proposta pela equipe técnica do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) prevê uma ampliação de 21 quilômetros da rodovia, o que elevaria seu custo em pelo menos R$ 300 milhões. No entanto, o Estado está trabalhando para que o aumento das pistas chegue no máximo a 13 quilômetros. Ao que tudo indica, será esse o projeto entregue ao Governo Federal, que esta semana assumiu o financiamento das obras.

    Segundo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), a retirada do arco de dentro do perímetro da Área de Proteção Ambiental Aldeia-Beberibe, obriga que o desvio do traçado contorne a mata pelo lado leste, passando próximo da cidade de Araçoiaba. O ponto negativo, segundo o próprio estudo, é que além de aumentar para R$ 1,5 bilhão os investimentos necessários para as obras, a mudança provocaria um afastamento excessivo da BR-101 Norte no último trecho, o que comprometeria a “atratividade do empreendimento”.

    A alternativa trabalhada pelo Governo do Estado previa que o Arco Metropolitano tivesse 77 quilômetros, começando no entroncamento da BR-101 Sul próximo ao hospital Dom Hélder Câmara e finalizando na BR-101 Norte, perto da Fábrica de Cervejas Nobel. Por esse traçado, a rodovia cortaria os municípios de Igarassu, Abreu e Lima, Paudalho, São Lourenço, Moreno, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho. O custo estimado seria de R$ 1,2 bilhão. A proposta, que é a do consórcio empreendedor formado pela Odebrecht Transport, em sociedade com a Invepar e a Queiroz Galvão, foi discutida em duas audiências públicas no início deste mês.

    Procurada pela reportagem, a Secretaria do Governo, reponsável pelo projeto, informou, por meio de sua assessoria de Comunicação que a definição de como será o empreendimento depende do Governo Federal, “pois serão eles que definirão o responsável pela licitação”. Há chances de o Governo do Estado assumir essa etapa para tirar o Arco Metropolitano do papel. A indefinição põe em xeque a meta do Executivo Estadual, que é de iniciar as obras em setembro e concluir em 2016.

    http://pedesenvolvimento.com/2013/03/27/arco-metropolitano-pode-ter-mais-21-quilometros/

  14. ESTAÇÕES DE EMBARQUE PARA O RIO CAPIBARIBE DEVEM FICAR PRONTAS EM UM ANO.

    Mais um importante passo para o processo de navegabilidade do Rio Capibaribe foi dado nesta quarta-feira (27). Após visita do secretário das Cidades do Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, foi lançado o edital de licitação para contratação da empresa que irá construir as sete estações e ainda fazer a sinalização náutica ao longo do rio.

    O edital custará R$ 95 milhões, que sairão dos cofres do Estado e da Federação. A Prefeitura do Recife contribuirá com a remoção das palafitas. O edital será publicado já nesta quinta-feira (28) nos diários oficiais do Estado e da União. As empresas terão um prazo de 90 dias para se inscreverem na concorrência. O prazo legar para encerrar a licitação, com a empresa vencedora definida, é em julho.

    A vencedora da licitação terá oito meses – até março de 2014 – para finalizar a execução da obra, que inclui, além das sete estações, três piers em cada estação para embarque e desembarque, bicicletários e estacionamentos em todas as estações, com entre 25 e 50 vagas. A expectativa é que no mesmo mês seja finalizada a dragagem do rio, que começou em janeiro de 2013.

    Dentro de um ano, se tudo correr como programado, a população da Região Metropolitana terá mais um modal de transporte. O programa Rios da Gente prevê um sistema integrado de transporte de passageiros utilizando a calha do Rio Capibaribe de maneira integrada com o trem e os ônibus. A tarifa do transporte fluvial será a mesma do Anel A, usada nos ônibus, que hoje custa R$ 2,25.

    “Só o Recife está colocando o rio como alternativa. É o primeiro corredor de transporte fluvial de transporte público. É a primeira iniciativa nesse sentido”, destaca o secretário das Cidades do Governo de Pernambuco, Danilo Cabral.

    Serão sete estações ao longo do Capibaribe, cinco no Eixo Oeste e duas no Eixo Norte. As do Eixo Oeste se estenderão ao longo de 11 quilômetros. Saindo da Estação BR-101, próximo ao Atacadão Extra, os ônibus fluviais – com capacidade de até 90 passageiros – passarão pela Estação Santana, próximo ao Parque Santanna; Estação Torre, próximo ao viaduto do Carrefour; Estação Derby, próxima à Ponte do Derby; e a Estação Recife, com integração na Estação Central de Metrô, no bairro de Santo Antônio.

    O trajeto da primeira estação, integrada com a Estação Central de metrô, no bairro de Santo Antônio, até a quinta estação do Eixo Oeste, a mais distante, próximo ao Atacadão Extra da BR-101, tem tempo estimado de percurso em 40 minutos. Quase um milagre para os moradores da RMR, hoje.

    O secretário das Cidades do Governo de Pernambuco, Danilo Cabral, destaca a importância do projeto para “implantar uma nova cultura sobre o rio” entre os moradores da Região Metropolitana do Recife.

    Devolver o rio à cidade é um sonho antigo dos pernambucanos e recifenses. Queremos ter um rio melhor tratado. Ele já foi muito maltratado. A única forma de fazer isso é fazendo a cidade se apropriar dele. A forma mais adequada é fazer o cidadão usar o rio, estar no rio.”

    No Eixo Norte, com três quilômetros de extensão no Rio Beberibe, duas estações ligam o centro do Recife, com a Estação do Sol, ao Carrefour na entrada de Olinda, na Estação Tacaruna.

    O Rios da Gente deverá beneficiar 350 mil passageiros por mês, em especial os que moram nas bordas da Avenida Caxangá e nos bairros da Zona Norte, como Apipucos, Casa Forte, Poço da Panela, Parnamirim, Jaqueira, Graças e Derby. O sistema deve aliviar as já saturadas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa.

    O Rios da Gente prevê ainda estações no Eixo Sul, com oito quilômetros de extensão, saindo da Estação Porto Novo, no Recife Antigo, à Estação Antônio Falcão, em Boa Viagem. O projeto oferecerá mais mobilidade, conforto e segurança aos moradores e visitantes da RMR.

    NOVA LICITAÇÃO – Até junho deve ser lançado um novo edital de licitação para as empresas interessadas em operar o sistema, transportar os passageiros.

    A promessa é que os barcos sejam confortáveis, com capacidade para até 90 passageiros, todo acessível e com wireless. “Precisamos oferecer conforto para convencer a população a deixar o carro em casa ou nas estações e seguir para o trabalho de barco”, afirmou o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

    Meio Ambiente

    O secretário estadual também quis afastar as críticas ao processo de dragagem, iniciado em janeiro para viabilizar o trânsito dos barcos. Ele afirma que tudo está dentro da legalidade e com o mínimo de impacto ambiental possível. “A borda do rio é patrimônio da União e estamos autorizados à fazer a ação. Temos o EIA/Rima e a licença emitida pelo CPRH”, afirmou Cabral, lembrando que também tem autorização para supressão da vegetação do mangue onde serão construídas as estações.

    “Todas as intervenções foram precedidas de análises. Para o processo de dragagem, foi elaborado um plano, que foi analisado pela promotora Belize Câmara [na época promotora do Meio Ambiente no Recife, do Ministério Público de Pernambuco]. Teremos 10 programas de controle sobre o rio, que irão orientar a instalação e operação também. É controle da fauna, flora, mangues, ruído, pesca… o governo do Estado seguiu rigorosamente, junto com o CPRH [- a Agência Estadual do Meio Ambiente]”.

    “É um cartão postal da nossa cidade. Queremos recuperar a qualidade dele, a fauna, a flora do rio”, afirmou, lembrando ainda que o projeto vai contribuir para aproveitar todas as alternativas de transporte, melhorando a mobilidade e afetando também no turismo”, afirma Danilo Cabral.

    Em janeiro teve início o processo de dragagem do Rio Capibaribe, com objetivo de suprimir as restrições existentes à navegação, como o lixo, escombros de antigas construções e até parte da vegetação local. A dragagem está sendo realizada pelo Consórcio ETC & Brasília Guaíba, que já começou a implantar um canal de serviço, na calha do Rio Capibaribe, a partir da BR-101, por onde passarão as dragas e os batelões (espécies de depósitos que ficam em balsas flutuantes para receber o material dragado). Serão dragados 17 km do Rio. (BLOG JAMILDO)

    http://pedesenvolvimento.com/2013/03/27/estacoes-de-embarque-para-o-rio-capibaribe-devem-ficar-prontas-em-um-ano/

  15. ARRETADO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ROLLING STONES E BEYONCÉ NA LISTA DE SHOWS INTERNACIONAIS NO RECIFE.

    Os boatos sobre o primeiro grande show internacional da Arena Pernambuco não param. O último deles dá conta de que caberia à banda inglesa Rolling Stones a primeira performance no estádio, que está em fase de acabamento, em São Lourenço da Mata. No início do mês, era dada como certa a passagem da cantora Beyoncé pelo Recife, no mês de setembro, aproveitando a turnê The Mrs. Carter Show, que será apresentada no Rock in Rio.

    A apresentação, tanto dos Stones, quanto de Beyoncé, está sendo articulada com os produtores do Chevrolet Hall, já que há uma intenção real de produzir outro espetáculo com um artista internacional, depois da bem sucedida turnê de Paul McCartney na cidade, em 2012. De acordo com informações fornecidas pela assessoria de imprensa da casa de shows, foi solicitado sim o orçamento para as produtoras responsáveis pelos dois espetáculos no país, mas não há nada fechado com nenhuma delas.

    Além disso, haverá uma reunião durante esta semana, com representantes da AEG Live (produtora responsável pela turnê dos Stones nos Estados Unidos), para definir pontos estratégicos para viabilizar as apresentações. Os shows devem acontecer no segundo semestre.

    Os Stones não fazem uma turnê completa desde 2007. Eles voltam aos palcos para uma turnê de 18 datas nos Estados Unidos, que deve se encerrar no final do primeiro semestre. Já Beyoncé, volta aos palcos após a o nascimento da sua filha Blue Ivy. Sua última grande apresentação foi no show do intervalo do SuperBowl, em fevereiro deste ano.

    http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2013/03/25/stones-e-beyonce-na-lista-de-shows-internacionais-no-recife-407988.php6

  16. * Geraldão, foi o primeiro lugar em que o rei do brega Roberto Carlos cantou após a morte de Maria Rita, a filha de Elis Regina. Trata-se de um ginásio poliomieliportivo ultramoderno (reformado em 1961), quente pra cacete e sem ar-condicionado, com capacidade para 168 mil pessoas e estacionamento para 300 carros. Já recebeu espetáculos como “Holiday on Ice”, “Chiquititas” (só as que não estavam gravando) e a versão original da Crucificação de Cristo (dirigida novamente pelo eterno José Pimentel), entre outros. Isso sem contar o lado esportivo, como as inesquecíveis lutas da maior lenda do boxe pernambucano, o famoso pugilista Todo-Duro e as partidas de futsal da seleção pernambucana. Aliás, esqueçam essas partidas da seleção pernambucana…
    * Viaduto Tancredo Neves – Uma das mais bizarras obras da engenharia mundial, é um “viaduto que passa em cima de um túnel” (WTF?) e leva porra nenhuma a lugar algum, ainda contando o fato de ter semáforos em volta.
    * Estação Central e Museu do Trem do Recife – Estação ferroviária desde 1858 e hoje estação do metrô do Recife. Foi realmente erguido para abrigar a Ordem Cristã dos Cavaleiros Templar da Maçonaria onde foi palco de várias orgias homossexuais de “Bibas” da alta sociedade da época com objetivo de dominar o mundo. Isso pode ser constatado na entrada da estação aonde encontra-se quatro coroas de metal, onde estão gravados alguns símbolos maçônicos. (É só é ir lá e ver com seus próprios olhos.)
    Antiga Ordem Cristã dos Cavaleiros Templar da Maçonaria. Hoje estação da MetroRec.
    * Casa da Cultura (mais uma), uma prisão ultra moderna quando construída e hoje uma prisão exclusiva para criminosos artesãos, aonde eles vendem redes, carrancas, estátuas de barro, pinturas etc em suas celas que foram transformadas também em lojas para visitação pública.

    Forte das Cinco Pontas – Segundo a contagem de dedos do Presidente Lula.

    * Forte das Cinco Pontas, forte construído pelos Holandeses em 1630 para defesa do Recife e hoje museu da cidade do Recife. Quer confundir um Recifense? Pergunte a ele quantas pontas tem o forte de Cinco Pontas. Ele irá responder cinco. Mas “cinco” não tem nada haver com as pontas em sua estrutura externa(externamente tem quatro), e sim com cinco peças de bronze que foram postas dentro do forte pelos holandeses. Voçê verá o Recifense desconsertado.

  17. * Placa do tubarão – Com certeza, o maior e mais importante cartão-postal da cidade, uma das peculiaridades de Recife.
    * Boa Viagem, lugar bom pra descolar uma prostituta. O trecho mais animado é o point gay na altura do antigo Hotel Savaroni.E se voçê já faz parte da quinta idade, não deixe de relaxar na antiga sauna LGBT à Z de nome Blue Sauna, que hoje é uma SPA geriátrica de luxo e emprega os mais competentes michês profissionais de massagem da zona sul da cidade.
    * Mercado de São José, antiga estrutura de ferro vinda da França; seus boxes apresentam ao turista o melhor do artesanato local. Peças exclusivamente iguais às que podem ser encontradas em qualquer outra loja de artesanato em qualquer lugar do Brasil.
    * Coque, bazar onde você encontra de tudo: maconha, cocaína, armas, etc..
    * Instituto Ricardo Brennand, um castelo fake onde a população local pode se deslumbrar com a arquitetura kitsch e com réplicas de obras como O Pensador de Rodin, entre outras. No acervo pessoal de armas, a diversão é descobrir o que é original e o que é forjado, entre as não sinalizadas peças. Destaque para os gansos assassinos que fugiram do IBAMA e encontraram refúgio nos lagos do castelo, fazendo o papel que antigamente pertencia aos jacarés.
    * Parque Dona Lindu, A cidade ganhou a última obra de Oscar Niemeyer com apenas 917 dias de atraso e depois de ter sido “democraticamente” aprovado pela minoria. O nome (Dona Lindu) é uma homenagem à mãe de Lula… A propaganda do parque custou R$ 2 bilhões, e a construção custou mais uns R$ 300 milhões. Mas como o Recife é a cidade mais rica do litoral pernambucano, esse valor é irrisório e pode ser alocado de outras áreas menos importantes, como saúde, segurança, educação etc. Em tempo: QUEM É ESSA TAL DE LINDU E O QUE ELA FEZ ALÉM DE PARIR LULOVSKY, PELAMORDEDEUS?!? O parque Dona Lindu também é conhecido por ser o ponto de encontro da galera cool da capital pernambucana. Para poder se enturmar, você vai precisar dos seguintes itens:

    – Touca preta

    – Camiseta do Batman, Lanterna Verde ou Capitão América

    – Uma calça skinny extremamente apertada, a ponto de que dê pra ver os seus Testículos ou o capô do fusca caso você seja mulher

    – Um tênis da Vans, Adidas Skateboarding, Nike SB ou Converse

    – Um violão

    – Uma Mochila da Myllys

    – Um skate pendurado na mochila da Myllys

  18. Alguns exemplos dessa característica são:

    * Shopping Center Recife – um labirinto com 500 lojas que vão do “chiquê” ao “trash”. Não deixe de visitar os banheiros que tem a maior PEGAÇÃO GAY da America Latina. Disputa o titulo com o Shopping Boa Vista (Boa Bicha) no centro, que só perde por não ter a mesma quantidade de banheiros que o Shopping Recife tem.
    * Maior Livraria Cultura da America Latina.
    * Ataques de tubarão – Uma das recordistas mundiais também.
    * Condomínio Residencial – O maior e mais violento da América Latina, conhecido como Ignês Andreazza.
    * A maior avendida reta do mundo (WTF???) também fica em Recife, a Av. Caxangá, que corta todo leste da America do Sul e chegando no Peru ela transforma-se numa ponte que vai, em linha reta, até as Ilhas Salomão e Papua Nova Guiné. Neste extremo é quando a linha reta termina e o motorista tem que dobrar a esquerda para entrar na Austrália, aonde pode fazer o contorno e voltar para o Recife. Passeio este altamente recomendado pela EMPETUR.
    * Maior tempo para se atravessar a rua do mundo, mais uma vez a Av. Agamenon magalhães, onde se passa 300 horas para se atravessar suas 700 faixas e o seu canal.
    * Maior deságua de rios do mundo – dizem que a deságua dos rios Beberibe e Capibaribe formam o Oceano Atlântico.
    * Bloco de Carnaval – O Galo da Madrugada, o maior do mundo. Nada como aquele monte de gente feia se acotovelando nas ruas estreitas do centro da cidade, com o sol batendo forte fermentando aquilo tudo, fazendo subir o característico aroma carnavalesco de buquê único: suvaqueira + cerveja.
    * Íbis, o pior time do Mundo!!!
    * O Museu do Homem do Nordeste, na Casa Forte, que exibe as origens de todo povo nordestino desde a era do gelo. Pois a historia do nordeste, e porque não dizer do Brasil, e porque não dizer do mundo, começou aqui.
    * Sinagoga Kahal Zur Israel – encontra-se no bairro do Recife Antiqüíssimo, primeira sinagoga Judaica construída no mundo. Foi daqui que os primeiros aventureiros Judeus saíram para fundar o estado de Israel e conquistar o mundo. Tornando-se os donos dos maiores impérios da terra como a Globo, SBT, Hollywood, Walt Disney e a Bolsa de Nova Iorque.
    * A Nacionalidade Brasileira nasceu aqui – o que significa que a cultura do resto do Brasil ou é cópia ou derivado da cultura Recifense e Pernambucana. A verdade é que o Recifense desde a Insurreição Pernambucana acha que a capital do Brasil deveria ser aqui. Ou até mesmo a capital de um país formado aqui no Nordeste, como foi o caso da Confederação do Equador nos tempos de Frei Caneca.
    * Gilberto Freyre – Maior sociólogo do Brasil. Foi ELE quem deu sentido ao Brasil nação, como também sentido a vida da população Brasileira. Porque antes todo Brasileiro vivia com uma crise Existencialista e ninguém realmente sabia quem era quem, quem era o que ou porque aquilo é o que é, ou como veio a ser.

  19. O recifense também é detentor do maior “complexo de superioridade” do mundo. Aqui nesta bela cidade ficam as maiores e melhores coisas do mundo. Não importa o que seja, você certamente encontrará o maior ou o melhor por aqui. Se não for o maior do mundo é o maior das américas, se não for o maior das américas é o maior do Brasil e se não é o maior do Brasil certamente é o maior do nordeste brasileiro. Mas se ainda assim não for o maior e melhor do nordeste brasileiro certamente é o melhor de Recife.

  20. Úi! Recife tem 2 lugares interessantééérrimos: A Boa Vista (também chamado de “cidade”) e Boa Viagem (ou, “praia”), onde está a praia citada acima. Ambos os bairros são ocupados por nativos de Pelotas, Campinas, Ponta Grossa e Pau Grande, bem como por torcedores do São Paulo, Grêmio, Atlético Mineiro e do Vasco. Agora, estes bairros encontram-se numa “Diz – Puta” pra ver quem sediará a Parada Gay em definitivo.

    A cidade ainda tem o Pênis de Brennand – que é um monumento do pênis de Francisco Brennand feito em escala real que está visível para qualquer um sem nenhum pudor. Era pra ser um “caralho de asa” mas as asas ficaram pequenas, quase ninguém nota.

  21. tá danado.esse CEARAZIN é daquela turma de IDIOTAS q fica babando a Bunda de Geraldo Freire q fala”somos perseguidos pelo sul”.mas a turma daqui tem muito preconceito com a região propriamente dita!

  22. ” TÁ DANADO…..”

    EMPRESÁRIO PLANEJA SHOW DE BEYONCÉ NO RECIFE.

    As negociações para a turnê “The Mrs Carter Show” está a todo vapor. Beyoncé que se apresenta no Brasil, no dia 13 de setembro no festival Rock In Rio, provavelmente se apresenta também em vários Estados para completar a turnê mundial.

    A notícia agora agrada ao nordeste, pois segundo a Folha de São Paulo, o empresário Luiz Augusto Nóbrega, dono da Luan Promoções e Eventos (que empresariou shows da Banda Calypso), está tentando negociar um show de Beyoncé na Arena Pernambuco, em Recife, caso tenha exito, será o primeiro show da cantora no Pernambuco.

    Há rumores de que exista negociações em Belo Horizonte e Porto Alegre. Nada é oficial ainda, apenas o Rock In Rio confirmou Beyoncé no Brasil. Ainda não há datas oficiais da turnê especificando a América do Sul, além da Europa e América.

    http://beyoncestarss.blogspot.com.br/2013/03/empresario-planeja-show-de-beyonce-em.html

  23. esse”CEARAZIN”é outro IDIOTA babador de Geraldo Freire(essa desgraça velha da Radio Jornal q vomita merda praticamente todos os dias!).engraçado,Pernambuco fala q sofre preconceito do”Sul Malvado”.mas é o mesmo estado q tem preconceito com os irmãos do Nordeste.não é a toa q é o estado mais Mal visto não só no nordeste!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*