O campeão sumiu

Argentina, campeã mundial Sub-20 em 2007

O maior destaque do Mundial Sub-20 de 2007 foi o genro de Maradona, o atacante Sergio Agüero, que no final da competição ganhou a Bola de Ouro e ainda a Chuteira de Ouro, pela artilharia, com 6 gols. E o principal: levou a Argentina ao hexa mundial de juniores, mantendo em Buenos Aires o título que havia sido conquistado em 2005.

Ok… E onde está a Argentina no Mundial do Egito, em 2009? Não está. Os hermanos não conseguiram a classificação no Campeonato Sul-Americano, realizado em janeiro. O time ficou em 6º lugar no torneio que deu à Venezuela a sua primeira vaga num campeonato mundial, independentemente da categoria.

E após muito blá-blá-blá, finalmente o assunto deste post. Mesmo tendo vencido as duas últimas edições, a Argentina não poderá defender o seu título, numa situação surreal. Algo que desde 1998 também é possível na Copa do Mundo, quando a Fifa acabou com o “privilégio” do atual campeão… Ou seria um “direito”?

Outros torneios já passaram por isso. Após ganhar a Liga dos Campeões em 2005, o Liverpool ficaria de fora da temporada seguinte, pois não conseguiu a vaga no Campeonato Inglês. E logo no ano em que a Uefa acabou com a vaga do campeão. Resultado: uma saia justa daquelas. 😯 Mas fizeram um arrumadinho e colocaram o Liverpool na fase preliminar. E, obviamente, o campeão voltou a ter vaga.

Você acha que um campeão deveria ter vaga automática na competição seguinte? Opine!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*