Faltam 10

FunilFaltam 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro de 2009. Depois de algum tempo, o Botafogo conseguiu sair da zona de rebaixamento, afundando ainda mais a dupla pernambucana. Já Atlético-PR e Coritiba estão se distanciando do último pelotão da Série A.

A fase de “secação” é tensa!

Por isso, o blog atualiza as probabilidades de rebaixamento, considerando o Atlético Paranaense como o último time lutando contra a degola (mesmo com uma chance quase remota).

Fontes matemáticas (da esquerda para a direita): Infobola e Chance de Gol.

14º Atlético-PR (35 pontos): 6% / 6,9%
15º Coritiba (34 pontos): 7% / 7,4%
16º Botafogo (31 pontos): 42% / 25,2%
17º Santo André (29 pontos): 59% / 68,1%
18º Náutico (26 pontos): 87% / 93,0%
19º Sport (24 pontos): 94% / 96,6%
20º Fluminense (22 pontos): 98% / 98,8%

Já virou manchete na Venezuela

Jornal El Universal, da VenezuelaA Venezuela sempre foi o saco de pancadas dos países filiados à Conmebol*. Era goleada atrás de goleada. Contra o Brasil, o primeiro objetivo foi perder de pouco. Depois, marcar um gol (derrota por 3 x 1, em 1989). Vitória? Sonho. Mas veio… Em 6 de junho de 2008, o time de Dunga sofreu um revés por 2 x 0, num amistoso em Boston.

Copa do Mundo? Tornou-se um sonho possível também, então. A seleção venezuelana jogará neste sábado, em casa, na cidade de Puerto Ordaz, contra o Paraguai, pelas Eliminatórias de 2010. Hoje em 7º lugar, o país precisa chegar pelo menos em 5º para disputar uma repescagem contra uma seleção da Concacaf. Faltam 2 rodadas, e uma vitória deixaria esse feito bem próximo.

Aos poucos, o futebol vai tomando conta da Venezuela. Lá, o baseball sempre foi o esporte mais popular. Mas o futebol já ganha espaços nos jornais. Ao lado, uma prova disso.

Em sua primeira participação num Mundial, a Venezuela chegou nas oitavas de final do Sub-20 que vem sendo realizado no Egito. Na última quarta, no estádio Mubarak, em Suez, o país  tomou a virada dos Emirados Árabes (1 x 2). Mesmo assim, o jornal de Caracas, El Universal, estampou a classificação final na competição com destaque:

Seleção é a décima primeira do mundo. 😎

* Não teria sido mais fácil dizer “saco de pancadas da América do Sul”? Não. O correto é “Conmebol” mesmo, porque Suriname e Guiana também estão no continente e são mais fracos. O próprio Ranking da Fifa aponta isso.

Nele, a Venezuela está em 51º lugar. Já Suriname e Guiana estão em 119º e 122º lugares, respectivamente. Nível tão abaixo que preferiram se filiar à Concacaf, que congrega os países das Américas do Norte e Central.

Post com a colaboração do editor-assistente Fred Figueiroa

A primeira Copa de 2010

Copa Africana de Nações 2009, em Angola

2010, o ano da Copa na África.

A Copa do Mundo na África do Sul? Também…

Antes, será em Angola, de 10 a 31 de janeiro.

Uma premiere somente para os países africanos.

A 27ª Copa Africana de Nações terá a presença de 16 países e será realizada em 4 cidades. A final será disputada na capital Luanda, no Estádio Cidade Universtária, com capacidade para 50 mil pessoas e que vem sendo reformado.

Os jogos também vão acontecer nas cidades de Benguela (Estádio Senhor da Graça, 35 mil lugares), Cabinda (Chumandela, 20 mil) e Lubango (Alto da Chela, 20 mil).

Trata-se de um país de língua portuguesa, cuja independência veio apenas em 1975 e que agora ensaia uma franca reestruturação.

Angola irá sediar um evento que deverá marcar essa volta por cima após décadas de guerra civil. Até 2002, o país – de quase 17 milhões de habitantes – era o retrato do caos. O cenário ainda é visível por todos os lados. A capital Luanda, porém, mostra sinais de avanço. Com uma presença maciça de brasileiros. Empresas e mão de obra.

Até mesmo um shopping foi construído lá, pela Odebrecht. O Belas Shopping, o primeiro centro comercial do país, é totalmente climatizado e conta com 8 cinemas. 😀

Esse princípio de melhora no país chegou ao futebol. Antes da Copa Africana, Angola já havia tido outro grande momento, que foi a a participação na Copa do Mundo de 2006. Caiu na primeira fase, com 2 empates e 1 derrota. Atualmente, a seleção está na 92ª colocação no ranking da Fifa e em 22º lugar entre as 52 nações africanas. Em 2000, a melhor posição da seleção no ranking mundial, um 45º lugar.

Já a liga nacional conta com 14 clubes. O Pedro Luanda, da capital, é o atual campeão. Veja a lista de campeões AQUI. De acordo com a Fifa, existem 103 clubes no país e 16.440 jogadores registrados, entre amadores e profissionais.

Curiosidade – A Copa Africana foi disputada pela primeira vez em 1957, com apenas três países: Egito (campeão), Etiópia (vice) e Sudão (3º lugar). O torneio passou a ser regular em 1968, quando passou a ser realizado de dois em dois anos. O Egito é, também, o maior campeão, com 6 taças (veja mais AQUI).