O Flamengo de 2009 foi o campeão brasileiro com mais estrangeiros no grupo desde 1971, quando a Série A foi criada. O ponto alto de uma tendência no futebol brasileiro.
O Fla contou com 4 gringos na Gávea.
O sérvio Petkovic, os chilenos Maldonado e Fierro e o argentino Maxi Biancucchi.
O dado está no site da Fifa, que fez um interessante levantamento sobre os jogadores estrangeiros no futebol brasileiro. Do 20 times da última Série A, 18 contaram com pelo menos um gringo no time. As exceções foram Goiás e Avaí.
119, o número de jogadores estrangeiros registrados no Brasil. Abaixo os três países com mais “representantes” no nosso solo.
32 argentinos
21 colombianos
17 paraguaios
Abaixo, um trecho da matéria da Fifa:
Os casos de Petkovic e Conca são os mais notáveis, mas em diversos clubes é possível atestar a popularidade dos que vêm de fora. A impressão é de que, pela curiosidade que despertam, os estrangeiros têm um tremendo potencial para se tornarem xodós dos torcedores caso correspondam dentro de campo: é o que aconteceu, por exemplo, com os argentinos Ariel Nahuelpán, do Coritiba; Maxi López, do Grêmio, e principalmente Pablo Guiñazú – eleito melhor volante do Campeonato Brasileiro e que é provavelmente o jogador com mais identificação com a torcida do Internacional de Porto Alegre dentro do atual grupo.
Em Pernambuco, tivemos neste ano o meia chileno Daniel González e o atacante uruguaio Acosta, ambos no Náutico, e o atacante boliviano Arce, no Sport. E olhe que Timbu já está tentando contratar outro boliviano para a temporada 2010, o também atacante Joselito Vaca. Todos estão na onda, definitivamente.
Foto: Vipcom