Copa dos Brasileiros

Copa do BrasilOs 27 estados na disputa.

De todas as divisões nacionais. Da A até a D.

E olhe que alguns times sequer estão garantidos no Brasileiro.

Esta é a Copa do Brasil. Criada em 1989 para igualar o modelo europeu, com 2 torneios nacionais por ano. Um no sistema de campeonato, mais preocupado com o nível técnico (ou seja, elitizado futebolísticamente), e outro com o sempre animado mata-mata.

E as surpresas costumam aparecer num duelo de 180 minutos. 😀

A Copa do Brasil foi vencida em 1991 (Criciúma), 2004 (Santo André) e 2005 (Paulista) por clubes que estavam na Segundona. E olhe que o Brasiliense foi vice em 2002 quando estava na 3ª divisão!

Os clubes pernambucanos também já se aproveitaram desse modelo da competição.

Campeão de forma espetacular em 2008, o Sport também fez outras boas campanhas, como o vice em 1989 e as semifinais alcançadas em 1992 e 2003. O Náutico acabou em 3º lugar em 1990. Caiu diante do Flamengo, que seria o campeão daquele ano.

Democrática (palavra que define bem), a competição dá espaço a clubes menores. Os rivais de Caruaru já participaram! Em 1999, o Porto foi o primeiro time do interior do estado a disputar o mata-mata. Foi elimiando na 1ª fase pelo América/MG.

Já o Central foi mais eficiente. Passou para a 2ª fase tanto em 2008 quanto em 2009. Teve a oportunidade de enfrentar no Lacerdão Palmeiras e Vasco, respectivamente. Boas rendas, mas com goleadas a favor dos adversários.

Mas e o Santa Cruz? Esse não vem bem. Apesar de estar indo para a sua 17ª participação, o Tricolor nunca chegou sequer nas quartas de final. Os últimos 3 anos foram frustrantes. O time foi despachado por clubes menores logo na abertura: Ulbra/RO, Fast/AM e Americano/RJ. Eliminações em pleno Arruda.

Nesta quarta-feira, começa mais uma Copa do Brasil (veja AQUI). São 64 times com o mesmo sonho. Literalmente. As zebras correm soltas… Talvez nesta noite um time menor seja logo eliminado em casa. Mas se der uma moralzinha, já sabe…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*