Pode marcar na sua agenda.
11 de julho de 2010
Data da final da Copa do Mundo, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.
À tarde, o jogo mais aguardado dos últimos quatro anos. A partida que vai definir a doutrina da bola nas próximas temporadas.
Logo depois da festa na África do Sul, outro jogo. Bem aqui no Recife.
Esse marcado para os Aflitos: Náutico x Confiança/SE. Imperdível!
E olhe que o Santa Cruz receberá o ABC/RN, no Arruda, enquanto o Sport vai até Alagoas enfrentar o CRB. Confrontos da 10ª rodada do Nordestão.
Parece piada, né? Pois não é.
Em 2002, o Brasil venceu a Alemanha na decisão do Mundial numa decisão pela manhã. Mesmo assim, a final do Pernambucano disputada entre alvirrubros e tricolores na tarde do mesmo domingo (30 de junho) teve apenas 16 mil pagantes. 😯
Coincidência? Certamente, não.
O “mês” da Copa do Mundo não é uma força de expressão. É simplesmente o fato de aceitar o foco esportivo para um único evento, que para o planeta. Há décadas.
Mas isso não irá acontecer no Nordeste. Aqui, 10 das 15 rodadas da primeira fase do regional vão acontecer durante a disputa na África.
10 rodadas em 33 dias! Overdose. Por outro lado, sabe quantas rodadas serão realizadas entre 18 de agosto e 27 de outubro? Nenhuma… Tenso.
O Nordestão de 2010 terá o mesmo formato de 2001 (um sucesso). As semifinais e a final serão disputadas em jogo único. Quem tiver melhor campanha jogará em casa.
No regulamento (veja AQUI), algumas curiosidades:
1) Despesas com hospedagem, transporte e alimentação serão de responsabilidade dos 16 clubes inscritos. Nada como apresentar uma competição sem receita oficial mas com despesas garantidas…
2) A capacidade mínima dos estádios é de 20 mil pessoas, bem acima da Série A do Brasileiro, que é de 15 mil torcedores. Incoerente. O Frasqueirão, o bom estádio do ABC (inaugurado em 2006), tem capacidade para 18 mil.
3) Dos 3 representantes pernambucanos, o Leão e o Timbu jogarão 8 vezes em casa. Já a Cobra Coral fará 7 partidas no Arruda. Tabelas com apenas um turno sempre vão registrar essas injustiças.
Regulamento à parte, será curioso participar da cobertura jornalística deste 11 de julho. Vou até chutar o público nos Aflitos: 3.230 pagantes. Arrisque o público também!