O Deloitte Football Money League lançou a 13ª edição de um interessante estudo sobre as “cifras” no futebol mundial. Abaixo, alguns dados do dinheiro que circula nos estádios.
Público alvo do futebol: 3,5 bilhões de pessoas (51,8% do total, de 6,75 bilhões).
40%, o percentual de receita dos 20 maiores clubes da Europa representado apenas pelos patrocínios e direitos de transmissão na TV. Isso corresponde a 2,17 bilhões de dólares de um total de US$ 5,3 bilhões arrecadados na temporada 2007/2008.
20 clubes mais ricos da Europa: 7 da Inglaterra, 5 da Alemanha, 4 da Itália, 2 da França e 2 Espanha (logo os dois primeiros lugares). Veja o ranking completo AQUI.
R$ 920 milhões, a receita total do Real Madrid na temporada 2008/2009 (os dados de 2009/2010 ainda não estão fechados). Assim, o time espanhol foi o primeiro a ultrapassar a casa dos 400 milhões de euros.
US$ 2,78 bilhões, o valor pago pela TV para a transmissão da Premier League da Inglaterra 3 pelas próximas temporadas. O primeiro contrato de TV assinado pela liga inglesa foi pelo período entre 1992 e 1997, por 298 milhões de dólares. 😯
US$ 25 milhões, o patrocínio do Corinthians, que se tornou o 6º maior contrato do mundo para a temporada 2010 (e único da América do Sul). A importância de Ronaldo é visível nesse contrato. Vale lembrar que o Barcelona não está na lista, pois não aceita patrocínios (pelo contrário, pois o clube paga para utilizar a marca da Unicef).
É a “macroeconomia” a serviço do futebol… 😎
Pingback: Tweets that mention Estudo interessante do Deloitte Football Money: // Público consumidor do futebol: 3,5 bilhões de pessoas -- Topsy.com