Terceira etapa da montagem das oitavas de final do Mundial da África do Sul, com três bandeiras bem parecidas, diga-se de passagem. Cadê a Itália? Só em 2014.
Holanda x Eslováquia
Estádio Moses Mabhida
Durban, segunda-feira, 11h
O confronto inédito vai acontecer logo numa fase eliminatória da Copa do Mundo. Inédito? De fato, sim. A Eslováquia se tornou independente apenas em 1º de janeiro de 1993. Já a antiga Tchecoslováquia cansou de bater na Holanda. Inclusive nas oitavas de final de 1938, por 3 x 0. Será que dá pra encarnar o antigo espírito?
Paraguai x Japão
Estádio Loftus Versfeld
Pretória, terça-feira, 11h
Alguém vai fazer história neste confronto. Nem Paraguai nem Japão jamais chegaram nas quartas de final do Mundial. O Japão chega pela 2ª vez às oitavas. O time guarani, por sua vez, se classificou pela 4ª vez para esta fase. Curiosamente, os dois países já se enfrentaram na Copa América, em 1999 (vídeo). O Paraguai goleou: 4 x 0.
A impressão que me dá é que o futebol europeu fora do seu continente é tão inofensivo… Todos os sulamericanos estão passando, resta saber se o Chile irá se garantir, no restante da América, somente a fraca honduras ficou. As potencias europeias França e Italia ficando, Alemanha e Inglaterra penando para passar e a Espanha deixando uma pulga atrás da orelha se irá conseguir.