Pediu arrego?

Nota oficial do Flamengo (23/12/2010) sobre o Brasileiro de 1987

Leu a nota acima?

Só depois disso esse post terá um sentido.

O tema na cerimônia da CBF no Rio de Janeiro era a unificação dos títulos brasileiros entre 1959 e 1970, mas, no fim do dia, a discussão acabou sendo focada no Brasileirão de 1987.

Como sempre… Eita assunto arrastado.

Com 14 títulos oficializados pela entidade que comanda o futebol do país, o Flamengo esperava que a conta chegasse a “15” taças reconhecidas. Mas não chegou.

O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, citou a sentença judicial a favor do Sport, transitada em julgado e sem chance de modificação desde 16 de abril de 2001.

Ao Fla, restou repudiar a ação da CBF. Como se já não soubesse, depois de 23 anos…

No site oficial do rubro-negro carioca, a nota oficial postada acima (veja AQUI). É curiosa, pois o clube aceita o Sport como campeão.

A tentativa, derradeira, é dividir o título. Isso mesmo.

Para saber porque isso não aconteceu até hoje – mesmo com uma superproteção midiática – , leia o “Arquivo 87”, reportagem publicada pelo Diario de Pernambuco em 7 de dezembro de 2009 e que virou fonte de informação de vários jornalistas do Sudeste, que finalmente quiseram sair da “verdade absoluta” do Módulo Verde… Clique AQUI.

28 Replies to “Pediu arrego?”

  1. sendo q EASN,o estado de Pernambuco nesse novo sistema de disputa do brasileiro ficou muito.mas,muuuuuiiiiito aquem do q se esperava.o Santa Cruz em 2006,ficou em último.só teve 7 vitórias em 38 rodadas.2007,2008 e 2009,Sport e Náutico,fizeram das tripas,coração.sendo q em 2008,foi”menos ruim”para o Sport.mas,como quem entra no brasileiro apenas para se manter,uma hora isso falha.2009,Náutico e Sport foram os 2 PIORES TIMES DO BRASIL!esse”museu de grandes novidades ambulante”chamado,futebol pernambucano,o jeito é se lembrar do passado!

  2. Guilherme de Aquino, sei bem o que ocorreu em 87. Vcs, pobres coitados que precisam se apegar a essa decisão judicial, é que não sabem o que significa ser campeão Brasileiro jogando bola. Aliás, sabem como é estar na segunda divisão em 6 dos 9 Brasileiros por pontos corridos. Parabéns !
    Mais uma vez: Divulguem o estádio (fórum) , a data do jogo (julgamento) e o árbitro (juiz de direito) que “apitou” (julgou) essa “partida”.

  3. é questão de tempo para a taça das bolinhas ser entregue ao São Paulo.e não é por ter sido”penta campeão”.foi o primeiro clube a ganhar 3 brasileiros seguidos(2006/07/08).por isso q dou mais  valor a Copa Do Brasil q o Sport ganhou em 2008.mesmo sendo mata-mata,derrubou os grandes a partir das oitavas-de-final!

  4. Easn,

    A CBF já comentou o caso. A Taça das Bolinhas tinha um regulamento específico, que era considerar o primeiro penta alternado ou tri consecutivo a partir do Brasileiro de 1971.

    O troféu, oficialmente chamado “Copa Brasil”, foi criado em 1975 pela Caixa Econômica Federal.

    Era um troféu à parte, a “cereja no bolo”, pois todos os Brasileiros de 1971 tiveram um troféu distinto.

    Assim, segue com destino ao São Paulo. Falta entregar…

  5. Quem gosta de futebol e era nascido naquela época sabe que existe somente um verdaeiro capeão: Clube de Regata Flamengo.
    Quanto ao Sport,ganhar um campeonatpo nacional, isso é impossível.

  6. EASNO,
    A situação da Ponte Preta, time tradicionalíssimo de SP porém que nunca ganhou nada de relevante (tal como a Barbie e a Minhoca), certamente é uma injustiça. Mas tem uma coisa que você não está considerando: a Ponte Preta assinou um regulamento que previa sua disputa no módulo azul. Portanto, acatando-o. Sabe-se lá os motivos que a Ponte teve para isso, mas o fato é que ela acatou jogar no Módulo Azul. Caso tivesse entrado na justiça buscando seu direito legítimo de estar na 1a divisão, como o Sport o fez, talvez tivesse obtido sucesso. É o caminho que os prejudicados tomam quando num estado democrático de direito.
    Ademais, todos os times do módulo amarelo e do módulo verde assinaram o regulamento obrigando o cruzamento no formato de quadrangular entre os 2 módulos para definição do campeão brasileiro, aceitando também que estes 2 módulos constituíam a primeira divisão. Depois metade desses times quis dar uma de “espertos” e rasgar o regulamento de forma a se favorecerem, mas aí não é assim que a banda toca.
    Quem conhece bem a história do campeonato brasileiro de 1987 e o golpe que tentaram dar em times como o Sport e o Guarani – o que não é o seu caso – não precisa de empatia de torcedores tricobarbianos, que nunca ganharam nada de relevante.
    Saudações hegemônicas e clássicas do campeão de 87,
    Guilherme de Aquino 87/08

  7. Vamos falar da Ponte Preta em 86. Em 86 a Ponte Preta ficou em 22°. Já o Sport em 27°. Se o módulo Amarelo, do Sport, foi primeira por ter o Guarani,vice do ano anterior, o módulo Azul também o foi porque tinha a Ponte Preta que ficou a frente do Sport em 86. Acho bom o Americano-RJ procurar um fórum para que reconheçam o módulo Azul-Branco, também, como primeira. A verdade é que os campeonatos Brasileiros daquela época era como a Copa do Brasil atual, com convidados e mudanças de última hora. E, da mesma forma que não tem  sentido dizer que o módulo Azul era primeira por ter a Ponte, não tem sentido dizer que o Amarelo era primeira por ter o Guarani. Segundo, quando o Flamengo fala em reconhecimento, em momento algum eles dizem que o Sport deve perder seu título. Qualquer pessoa de bom senso sabe que o Sport foi tão vítima da desorganização da CBF como os demais clubes, portanto ninguém quer tirar título de ninguém.
    O Sport é quem fica com essa frescura de menino “buchudo” de querer ser campeão só. E por que ? Porque sabem que jogando com os grandes ,em campo(não em fóruns) e por pontos corridos (só participou de 3 dos 9 disputados, com campanhas medíocres, corrobando que é clube de segunda divisão) nunca serão campeões do Brasileiro. Portanto, seria bom que os clubes GRANDES do Brasil, que são clubes NACIONAIS e não estaduais como o Sport, entendam que eles precisam se apegar a essa migalha que conseguiram em fóruns e não em campo. É importante praticar a empatia com os MAIS FRACOS. Tenham dó do Sport e não o amolem mais, coitadinho desse clube de segunda, onde é que vencerão pontos corridos ?

  8. Ou meninas,o campeão brasileiro de 1987 da serie A é o Flamengo de Zico,pra mim e para todos os conscientes do futebol brasileiro!

  9. Álisson,

    Magistral a sua mensagem. Assino embaixo. Mas nenhuma irmã siamesa tricobarbiana vai responder o seu questionamento item a item, pois isso só demonstraria a todos o mal-caratismo doentio delas.

    Na verdade, temos que ter penas dessas tricobarbies, pois sofrem de uma doença psicológica muito séria cujo nome científico derivado do latim é “esquizofrenya y puxasaquismus flamedístico capachismus de sudestinus”.

    O remédio pra isso é o famoso pau-de-dar-em-doido. Vindo do Sport – o único campeão brasileiro de pernambuco – elas já estão acostumadas e até apreciam.

    Saudações hegemônicas e clássicas do campeão de 87,

    Guilherme de Aquino 87/08

  10. pobre país q tem a imprensa q tem!o blog NÃO É PARCIAL,FELIZMENTE!o q o Rico Teixeira falou,apenas confirmou a decisão DEFINITINA DO TRF-5a REGIÃO-PE!em 1994,o Sport-Recife,GANHOU O BRASILEIRO DE 1987,NA JUSTIÇA!por que falei,pobre país q tem a imprensa q tem:essa”imprensa”sobretudo do eixo é BANDIDA E IRRESPONSÁVEL!eles se acham acima do bem e do mal.pisam na justiça quando não lhe atendem.caso do Hipocrita do Juca Kfouri(q está de saída do Radio.ou seja:vai pro seu devido lugar,o OSTRACISMO)!quando ele perde,a culpa é da justiça.quando ganha,elogia a mesma!os torcedores e a instituição Flamengo,não tem culpa disso.mas,as pessoas aqui,tratam a imprensa como”menino de 1 ano”.não tem culpa!ainda temos muito q amadurecer!

  11. acho q o flamengo nao deve ser reconhecido,pois nao jogou contra os seus adversarios:inter sport e guarani,o legitimo campeao é o sport

    Ei galera tambem indico um blog muito bom:loucosdeesportes.blogspot.com nao deixe de seguir e de comentar e claro o meu twitter:@karlos_edduardo

  12. Pobres tricobarbies… A propósito, quando alguém mostra a verdade, faz jornalismo sério, é chamado de “parcial”. A alguém que semeia a mentira como se fosse verdade (uma tática nazista, não?) os aplausos? O mérito da questão é: obedeceu-se ao regulamento? Não. O que foi a “Copa União”? Um torneio amistoso organizado pela Globo, Clube dos 13 e coca-cola que foi ameaçado de sanções pela FIFA e pela CBF por sua total ilegalidade. Todos aceitaram ficar sob a tutela da CBF e o Campeonato ficou como foi a Copa João Havelange, de 2000 (a rigor, uma competição de Primeira Divisão, com trocentos clubes divididos nos módulos – ou ainda não arranjaram uma explicação plausível para o vice-campeão de 86 figurar numa “segunda-divisão”?) Depois, com o famoso jeitinho brasileiro, creram piamente que poderiam passar por cima da legalidade. E, medrosos que foram (tá, era o Flamengo de Zico, mas quantas vezes esse mesmo Fla foi derrotado pelo Sport, mesmo com Zico em campo? – vide 82) passaram o ridículo de serem derrotados por W.O. (coisa de Copa Pernambuco, campeonato do Interior, etc), quando, “vitoriosos” que eram, bastava simplesmente…jogar! Perpetuaram a mentira, mas nenhuma mentira tão frouxa pode se sustentar por tanto tempo, e até essa nossa justiça mequetrefe percebeu isso… Fora isso, todas as opiniões em contrário é patologia, neurose. Rivotril e gardenal resolvem. Ou melhor, nem isso. As pessoas preferem fechar os olhos e não enxergar o óbvio.

  13. Fernando Arruda,

    Você está enganado. Pesquisa de opinião do carioquíssimo jornal Lance apontou que 66% dos brasileiros consideram o Sport como o campeão de 1987 e somente 34% consideram o Flamedo.

    Desta forma, conclui-se que para cada 3 brasileiros, 2 estão ao lado da ética, do respeito a regra e aos direitos básicos. E de cada 3, 1 está ao lado da sacanagem, da tentativa de golpe, dos arrumadinhos por baixo do pano e da ilegalidade. Tal como você.

    O Sport não ganhou o título da 2a divisão naquele ano simplesmente porque não o jogou. Como é que você ousa achar que o Guarani, um dos melhores times do Brasil naquela época, a melhor campanha no brasileiro de 86 (a despeito de ter sido “só” vice) jogava a 2a divisão? O módulo amarelo era também 1a divisão, e o Sport foi campeão do módulo amarelo E do brasileiro, em jogos diferentes.

    Então só numa mesma mensagem você já falou duas grandes besteiras. Se eu fosse você, pararia por aí para não passar mais vergonha.

    Saudações hegemônicas e clássicas do campeão de 87,

    Guilherme de Aquino 87/08

  14. Pediu arrego sim, caro Cassio!

    A despeito do que alguns tricobarbianos insanos e puxadores-de-saco como este Rodrigo Alvares defende, o Sport é o único campeão brasileiro da série A de 1987.

    Aliás, magistral a reportagem do Diário de PE.

    Saudações hegemônicas e clássicas,

    Guilherme de Aquino 87/08

  15. Caro, Rodrigo Alvares, a série B de 87 era formado pelos módulos azul e branco. Me responda o seguinte: Como pode o vice campeão de 86 estar jogando na série B de 87????????? Deixe sua inveja tricobarbiana de lado e vá estudar história.

  16. Qualquer torcedor do mundo que quiser saber quem são os campeões brasileiros de todos os tempos, basta acessar o site da CBF e da FIFA e ver a lista completa. O nome do Sport Club do Recife está lá, Campeão da primeira divisão de 1987.
    Isso deve matar muita gente de inveja. KKKKKKKKKKKK

  17. É muito bom ver o desespero dos urubus e das tricobarbies chorando pelo título do Sport de 1987. Por mais que chorem, não tem jeito, nada vai mudar.
    Ontem mais uma vez o Jornal Nacional (maior IBOPE do Brasil) mostrou o gol de Marco Antonio na final contra o Guarani, a festa do povão rubro-negro invadindo o gramado da Ilha e a taça de bolinhas sendo erguida por nosso capitão Estevam Soares. Toda vez que vejo estas imagens que emociono e sinto orgulho do meu time do coração, o valente e guerreiro Sport Club do Recife.
    Se fosse qualquer outro time já teria desistido e vendido o título ao flamengo, ou até aceitado a possibilidade de divisão.
    Mas o Leão da Ilha está do lado da Lei, amparado pela Justiça, jogou e cumpriu o regulamento como se deve fazer num país sério.
    Ao flamengo cabe o eterno remorso de não ter aceitado jogar o quadrangular final, correr da parada e entrar para a história como um time covarde, que mesmo com um elenco recheado de estrelas ficou com medo de apanhar de um time nordestino.
    Parabéns Sport, ORGULHO DO NORDESTE. Parabéns nação rubro-negra, nação guerreira que não tem medo de nada nem ninguém.

  18. Cássio,

    deixa disso!

    É melhor esquecer o assunto…

    Todo mundo sabe que, dentro de campo, Zico & Cia. ganharam o campeonato brasileiro de 1987, a Copa União.

    A bem da verdade, o time da ilha-da-fantasia nem sequer ganhou dentro de campo o título da 2ª divisão daquele ano. HL propôs dividir o título depois que a arbitragem  garfou escandalosamente o Guarani durante a prorrogação e na cobrança de pênaltis. Quem não se lembra disso?

    Bem, o resto da história é conhecido.

    É o famoso Título Denorex: aquele parece mas não é…

    Um abraço, Fernando Arruda.

  19. Pingback: Tweets that mention Até tu, Flamengo? | Blog de Esportes -- Topsy.com

  20. O Flamengo considera o sport campeão brasileiro de 1987 da serie B,de fato é o que o sport é,o da serie A  foi o Flamengo!

  21. O Flamengo considera o sport campeão brasileiro de 1987 da serie B,de fato é o que o sport é,o da seria foi o Flamengo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*