Em 1986, a segundona nacional foi chamada de “Torneio Paralelo”, dividido em 4 chaves, com 9 times cada uma (veja AQUI).
Os vencedores ganharam o acesso à elite do Brasileiro no mesmo ano. Não houve uma disputa final entre os quatro clubes.
Treze, Inter de Limeira, Criciúma e… Central. Porém, a CBF nunca oficializou.
Com a unificação dos títulos da Série A em dezembro, o assunto voltou à pauta. Ainda mais após o amistoso com o Treze, em Campina Grande. No estádio PV, a frase “Campeão Brasileiro de 1986 – Série B”.
Por que não fazer o mesmo no Lacerdão? Sem a chancela da CBF, a diretoria da Patativa resolveu consultar a FPF. Carlos Alberto Oliveira autorizou (isso mesmo).
Na próxima semana, o Alvinegro de Caruaru deverá pintar a mesma frase na marquise do seu estádio (veja o PV AQUI). Resta ao Central, agora, montar um bloco com os outros três “campeões” e pedir o reconhecimento oficial junto à CBF.
O Central se tornaria o primeiro pernambucano campeão nacional de futebol…
A imagem do post foi produzida pelo designer alvinegro Caetano Neto e ilustra a comunidade oficial da Patativa no Orkut.
paarabens p/ frase Treze FC, juntamente com Central SC, é fato direito vamos lutar p/ que esses titulo seja oficializado p/ CBF, gostaria de saber qual foi a posicao tomada pela a Federação Pernambucana de Futebol sobre assunto,já que aqui á FPF-PB, não fala nada sobre o assunto, vamos fazer pressão a CBF ela oficializou os titulos serie A UNIFICOU OS TITULOS, antes de 1971 dandos Tarça Brasil ao BAHIA, primeiro Campão Brasileiro, como tambem ao PALMEIRA FLAMENGO-RJ só porque sr.Rivardo Texeira é famenguista., porque não reconhecer o campenano Serie B 1986 Vamos fazer uma macha de protesto junto a orgão de imprensa. não na Rede GLOBO que é parceira do Sr. Ricardo Texeira vamos pedir a RECOR p/falar sobre este caso pedir apoio a FPF-PE para reconhecer estes TITULOS de 1986, ja que na quela houve virada de mesa porque os chamado times grandes não passou de fase não chegou as semis finais. Obrigado.
Pingback: O interior que faz falta em Pernambuco
Pingback: O interior que faz falta em Pernambuco | Blog de Esportes
Se o Treze colocou essa frase no seu estádio, por que o Central não coloca também? É um dirteito que lhe assiste. João Tavares, Coloca aí no Lacerdão essa frase também, porque nós somos campeões brasileiro.
Concordo.
Essa época foi uma das melhores fases da história da Patativa.
Saudações aos centralinos, campeão da série B de 1986,
Guilherme de Aquino 87/08
Parabéns, Cássio. Sempre é bom ver textos isentos que façam menção as honras dos times pernambucanos que não estão na capital. É uma pretensão justa que deveria ser oficializada pela CBF. Lembremos que aconteceu algo semelhante com o São Caetano na Copa João Havelange de 2000 e foi reconhecido o título de Campeão Brasileiro da Série B.
PARABÉNS CENTRAL!!! MAIOR DO INTERIOR DO NORTE -NORDESTE
Valeu a força Cassio, é bom saber que temos grandes meios de comunicação valorizando o futebol do interior. abração e avante Central
Muito bom texto, parabéns!
Com certeza deveria ser reconhecido esse título centralino… VAMOS CENTRAL!!!
Muiito bom eu gostaria muito ser reconhecido pelo seus meritos Central Sport Club minha paixão .
Primeiro Pernambucano Campeão Nacional de Futebol.