Clássicos sem casa

No Limite

Está lá no site oficial da FPF:

“Esta entidade, através do seu presidente, comunga com a opinião de que os chamados clássicos envolvendo os três principais clubes da Capital deveriam ser realizados no maior estádio. Todavia, (…) a regra do jogo é lei, e a partir do momento que ela é definida não cabe mais discussão.

O estádio em questão é o Arruda. Veja a nota completa clicando AQUI.

O episódio sobre a tentativa de mudança do clássico envolvendo Náutico e Santa Cruz, dos Aflitos para a casa coral (inversão?), levantou uma série de questionamentos.

O Arruda é, sem dúvidas, o maior e melhor estádio de Pernambuco. Continuará sendo o maior enquanto existir, mas o status de “melhor” será perdido a partir da inauguração da Arena Pernambuco, já evoluindo em São Lourenço (veja AQUI).

Quem não gostaria de mais conforto em uma partida de futebol no Recife?

As torcidas locais já cansaram de demonstrar força suficiente para jogos com lotação esgotada, mas as limitações existem dentro dos próprios clubes.

No caso timbu, a capacidade do seu estádio está limitada em 19.800 ingressos. Obviamente, o número é bem enxuto, aquém dos jogos com torcidas de massa.

Já a Ilha do Retiro sofre com uma redução gradativa em sua capacidade a cada ano, por mais que o estádio tenha sido ampliado duas vezes nos últimos 13 anos.

Recorde de 56.875 pessoas à parte, a capacidade oficial era de 45 mil. Caiu para 40, 35 e 30.500. Após alguns ajustes, o dado foi fixado em 34.000, apertado.

No Arruda, outrora um gigante de quase 100 mil lugares após a ampliação de 1982, o volume máximo hoje é de exatos 60.044 torcedores. Grande, mas sem conforto.

Os três estádios não oferecem serviços qualificados e já inerentes ao “espetáculo”, como bares, lanchonetes, banheiros, estacionamento, bilheteria informatizada etc.

O futebol é feito basicamente com a mesma estrutura de 20 anos atrás.

Portanto, FPF, a palavra “maior” poderia ser trocada por “melhor”…

5 Replies to “Clássicos sem casa”

  1. eu ja discordo cassio, eu acho que em pernambuco deveria ter um estadio maior do que 46.000 pessoas, imagine o sport ou o santa cruz chegando nas quartas de final da copa do brasil eliminando um grande time de forma dramatica nas oitavas (isto pode acontecer todo ano inclusive neste), neste caso acho que 50.000 pessoas seria o publico minimo do jogo em um bom estadio, agora imaginamos o santa, o nautico ou o sport chegando na final, ate para o nautico 46.000 é pouco para um jogo assim.
     

  2. Como assim o Arruda não é o melhor? É o melhor. Sempre foi confortável e basta uma recauchutada para ficar em ótimo estado. É o maior e melhor estádio particular do Nordeste. Os clássicos deveriam ser lá mesmo, porque o Santa ainda ganharia com o aluguel dos donos de campos murados… rsrsrsrs

  3. Leonardo,

    Eu ia colocar 25 anos… Mas deixei “barato, com 20. hehehe

    —————-

    Junior,

    Com 46 mil lugares, realmente marcados, a Arena PE tem capacidade suficiente para suportar jogos de grande porte, com uma receita garantida… Do jeito que está, só teremos a resposta sobre o seu desempenho em 2015 mesmo, pois nenhum clube local ainda assinou com o consórcio.

  4. ja a partir de 2015 os jogos finais do pernambucano deveria ser em jogo unico na arena pernambuco assim como é no maracana, eu tbm acho que os nossos clubes vao usurfruir da arena apos a copa e eles devem mesmo fazer isto que é o mais correto, mas eu nao gostei nada cassio da arena ter uma capacidade de apenas 46.000 torcedores, menor por exemplo do que o castelao e a fonte nova, acho que este estadio no recife deveria ser ainda maior, claro que agora nao da mais, mas deveriam ter um projeto de um estadio maior, os torcedores dos times grandes de PE, como vc mesmo disse, sao muito fieis, mereciam ter um estadio maior do que este, mesmo nas condiçoes dos estadios de PE de hj (aflitos, arruda e ilha) os torcedores vao ao estadio se esforçar muito, ficar em pe o tempo todo e subir e descer o estadio num empurra-empurra, torcedor vai ao estadio sabendo de tudo isto e preparado, mas tem muita gente que desiste de ir por estas condiçoes, por isto eu acho que com um estadio moderno a torcida ficaria muito presente nos jogos, tenho certeza de que se o nautico tivesse um estadio moderno de 30.000 pessoas lotaria em todos os jogos, o sport tivesse um estadio moderno de 45.000 pessoas tbm lotava sempre, o santa nem se fala,  deveriam ter um projeto de um estadio para 65.000 pessoas, claro que precisaria de muito mais dinheiro, mais ficaria muito mais atrativo pros nossos clubes pois por que jogar na arena pernambuco um classico com 46.ooo pessoas se da para jogar no arruda para 60.000 pessoas? mesmo sendo mais moderno a diferença de 14.000 ainda é alta, por isto deveria ser um estadio maior.

  5. por isso q o futebol de Recife,sente os efeitos dessa estrutura ultrapassada.20 anos Zirpoli?voce está sendo bonzinho.25,30 ANOS.para ser mais sincero!concordo q deveria ser no arruda os 3 clássicos.mas,o próprio torcedor tambem tem culpa nesse cartório.pois seu discurso é:”não abro mão de mandar o clássico em minha casa”!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*