Ano interminável, inesgotável, sempre com novas decisões e reviravoltas. É claro que o blog está se referindo ao Campeonato Brasileiro de 1987.
Em 21 de favereiro deste ano, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, anunciou a polêmica divisão do título entre Sport e Flamengo.
A resolução da presidência nº 02/2011 aconteceu após um encontro a portas fechadas do mandatário com a cúpula do rubro-negro carioca (veja AQUI).
Campeão de fato e de direito, o rubro-pernambucano entrou com uma ação para que a decisão da justiça, transitada em julgado, fosse respeitada.
Com o respaldo da decisão e após ouvir os juízes do caso, o Diario de Pernambuco publicou a manchete ao lado no dia seguinte, garantindo que, seguindo a lei à risca, apenas o Leão poderia ser considerado campeão.
Nesta sexta-feira, 94 dias depois, a Justiça Federal ordenou que a CBF cumpra o óbvio, bem longe daquelas decisões tomadas na surdina…
Saiba mais sobre a ação da Justiça Federal ratificando o Sport sobre 1987 AQUI.
Veja a íntegra da decisão do juiz Edvaldo Batista, em primeira instância, clicando AQUI.
A CBF irá mesmo cumprir a medida ou vai manter a sua decisão administrativa?
Pobres deste times do xipot !!!!!! se gloriando de uma copinha do brasil coisa que ate o santo andre 3º divisão tem …..ser campeão da serie B em cima de inter de limeira, bango,CRB, americano times que nem existem mais….que vergonha………agora NAUTICO sim e moral foi vice campeão brasileiro jogando contra o Paumeiras, nautico sim tem bagagem para falar desta bosta do xipot…quero ver este ano se os boiolãos vão ser campeões da serie B em cima de goias, Portuguesa, Vitoria da Baia, Guarani
ola
Po eu Do Rizada de vcs,torcedores do Sport (timinho sem tradicao)sempre com uma manchete nova que um juiz de pernambuco decretou algo que nao vale nada, amanha ninguem fala mais ou melhor depois de algumas horas ele perdira desculpa como aconteceu uns meses atraz. Mengao Campeao de 87 (seria A) Sport campeao da serie B. acabou o papo.
Agora sim a sala de trofeus da carniça do mangue esta completa. Quanto mais títulos tiverem melhor. Não importa se é nacional ou internacional, o que de FATO interessa é simplesmente a arrogancia de não reconhecerem que existe uma pedra no caminho deles. querem todos os títulos, que tenha, desde que não haja o Glorioso Santa Cruz na decisão. Neguem este fato!? O resto são estórias de Cinderela.
Apóiam-se no Guarani para justificar o injustificável, mas o Sport foi rebaixado, sim, em 1986.
A dança de clubes que participariam do Brasileirão de 1987 foi bastante confusa. Veja como seu time fez parte desse vaivém:
Pela Copa Brasil 1986, os seis primeiros de cada grupo da segunda fase teriam vaga no Brasileirão do ano seguinte. Com a briga na Justiça entre Joinville, Vasco e Portuguesa, a CBF determinou que seriam os sete primeiros de cada chave.
V
América-RJ, Atlético-GO, Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Bangu, Ceará, Corinthians, Criciúma, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional-RS, Internacional-SP, Joinville, Náutico, Palmeiras, Portuguesa, Rio Branco-ES, Santa Cruz, Santos, São Paulo, Treze e Vasco
V
Com a desistência da CBF organizar a competição, o Clube dos 13 decidiu realizar seu próprio campeonato
V
Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco
V
O Clube dos 13 ainda convidou as três equipes mais populares de Estados que não tinham vaga na Copa União para tornar a competição mais nacional.
V
Coritiba, Goiás e Santa Cruz
V
A CBF decidiu organizar o Módulo Amarelo com os clubes que se classificaram entre os 28 da Copa Brasil 1986 e não estavam na Copa União. Ainda convidou Sport e Vitória.
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
A forma como surgia a Copa União deixou vários clubes descontentes. Os líderes do movimento eram América-RJ, Guarani e Portuguesa se sentiam injustiçados, pois teriam direito de estar na elite pelo desempenho no Brasileirão de 1986. “Não dá para aceitar um Campeonato Brasileiro em que os clubes grandes viram a mesa só porque não querem dividir o torneio com ninguém”, brada Homero Lacerda, diretor de futebol do Sport e presidente do clube em 1987. “Os dirigentes de todos os outros clubes sempre foram contra essa atitude autoritária do Clube dos 13 na época.”
O sucesso comercial da competição organizada pelo Clube dos 13 também saltou aos olhos da CBF. Desse modo, a entidade decidiu organizar uma competição com 16 clubes que estavam de fora da Copa União. Usou como critério a classificação do Brasileirão de 1986, apesar de deixar de lado a Ponte Preta em favor do Sport, e conseguiu o apoio do SBT. Depois, a CBF mudou seu discurso e deixou de considerar a Copa União como o Brasileirão. Naquele momento, o torneio dos grandes seria o Módulo Verde e o outro, o Amarelo. Os dois melhores de cada módulo se enfrentariam para definir o campeão nacional.
O Clube dos 13 decidiu boicotar o cruzamento. No entanto, a CBF contou com um apoio de dentro da união de clubes. “O Eurico Miranda era vice-presidente de futebol do Vasco e ficou como nosso interlocutor na CBF”, comenta Aidar. “Ele nos traiu e deu sinal verde para a CBF virar a mesa, mesmo contra a determinação dos outros 12 clubes de não fazer cruzamento com o Módulo Amarelo.” O Clube dos 13 não assinou o regulamento proposto pela confederação, mas já estava aberta a brecha para a confusão.
Os dois torneios caminharam e não se falava em cruzamento. Para a mídia, o título brasileiro se decidia na Copa União. O Flamengo conquistou o torneio ao surpreender o invicto Atlético-MG de Telê Santana na semifinal e ao bater o Internacional na decisão. O Módulo Amarelo teve percalços. Nem a possibilidade de cruzamento contentou América-RJ e Portuguesa, que decidiram boicotar o torneio. A Lusa voltou atrás posteriormente, mas os rubros, de fato, não jogaram uma partida sequer. No final, Guarani e Sport dividiram o título após empate em 11 a 11 na disputa de pênaltis.
Em janeiro daquele ano, a CBF impôs seu regulamento e determinou que seria realizado um mata-mata entre Flamengo, Internacional, Sport e Guarani. Flamenguistas e colorados confirmaram a decisão de boicotar o cruzamento e não compareceram às semifinais. Assim, Sport e Guarani fizeram a final, vencida pelos pernambucanos. As duas equipes representaram o Brasil na Copa Libertadores e foram oficializadas pela CBF como campeão e vice do país em 1987. O CND tinha outra visão e deu o título ao Flamengo. Anos depois, o Rubro-Negro de Recife ganhou o campeonato na Justiça.
Capítulo 1: CBF em crise institucional
Na metade da década de 1980, já não havia mais condições de manter os Brasileirões inchados, com até 94 participantes. A própria CBF determinou que, em 1987, o campeonato seria reduzido para 24 clubes, definidos pelas posições na segunda fase do torneio no ano anterior. Seria simples, se os problemas não começassem ainda na Copa Brasil 1986.
No final da primeira fase, o Joinville pediu os pontos do empate em 1 a 1 com o Sergipe alegando que um jogador do adversário foi pego no exame antidoping. O CND (Conselho Nacional de Desportos) contrariou a CBF e determinou que os catarinenses tinham a vitória, o que agradou ao então ministro da educação Jorge Bornhausen. A decisão, porém, tiraria da segunda fase o Vasco. A confederação ainda envolveu a Portuguesa na discussão e, para agradar a todos, nenhum desses três clube foi eliminado. Pior, sob influência do chefe da Casa Civil, o pernambucano Marco Maciel, foram abertas mais três vagas na segunda fase, o que beneficiou Náutico, Santa Cruz e Sobradinho-DF.
A falta de autoridade da CBF para impor suas decisões não era gratuita. A entidade vivia grande confusão administrativa desde a eleição à presidência da entidade no início de 1986. Nabi Abi Chedid e Medrado Dias eram os candidatos e havia a expectativa de empate. Se isso ocorresse, Dias seria eleito pelo critério de idade. Assim, momentos antes da votação, Nabi inverteu a chapa com seu vice Octávio Pinto Guimarães, mais velho que o concorrente. Guimarães venceu por um voto e assumiu a presidência da CBF.
Esperava-se que Guimarães fosse presidente apenas formalmente, pois o comando seria de Nabi. “Cheguei a participar de uma reunião que discutiu se Guimarães deveria renunciar meses depois de assumir”, revela Carlos Miguel Aidar, presidente do São Paulo na época, em entrevista à Trivela. Isso não ocorreu e o presidente eleito resolveu fazer valer seu poder, o que desagradou o vice. Sem comando forte, o poder da CBF se deteriorou rapidamente. Os reveses se acumulavam – incluindo a derrota para Estados Unidos e Marrocos na concorrência para sediar a Copa de 1994 – e até a situação financeira da entidade era delicada.
Para essas tricobarbies mal informadas, O módulo amarelo tinha times
como o Guarani, vice de 86, Bangu, vice de 85, América-RJ, 4º de 86 e muito
mais, ora vão se informar seus banguelos.O seu Nauticú ficou numa classificação
lá em baixo, enquanto o Glorioso SPORT foi campeão ganhando dentro de campo.
ESSE SPORT É FODA E INCOMODA MUITA GENTE. PELO SPORT TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Rogério, comemora muito, pois daqui a muito tempo conseguirás outra façanha!
Os sofredores, invejosos, que vencem estaduais uma vez ou outra estão morrendo de inveja, pois o sport é o único campeão brasileiro de direito.
NOSSOS DIRIGENTES PRECISAM PENSAR GRANDE, SÓ ASSIM TEREMOS UM CAMPEÃO BRASILEIRO DE VERDADE. E NÃO DE MARRÉ
NÃO CHORA, NÃO CHORA, NÃO CHORA…
NÃO CHORA, NÃO CHORA, NÃO CHORA…
NÃO CHORA, NÃO CHORA, NÃO CHORA…
MEU LEÃO CAMPEÃÃÃO! MMMÚÚÚÚÚÚÚÚ!
EI PESSOAL, VAMOS PARA O JOGO DA LOMBRIGA CORAL?
VAI SER NA “QUARTA.”
Sou torcedor do Nautico, mas deixo a paixao de lado pra dizer o export foi sim campeao de 1987, se estava no regulamento que eles tinham que se enrfentar pq o flamengo sabendo disso nao quis enfrentar o export.
E triste falar isso pq como ja disse sou torcedor do Nautico, mas o campeao de 1987 por direito e do export
Não sei porque tantas ofensas. Poucos dias depois de uma vitória do Ceará contra o Flamengo, os cariocas tentaram desmoralizar o Nordeste.Só faltaram dizer que nós não existiamos. Pelo amor de Deus, vamos deixar eles criticarem nossa região, mas não podemos fazer criticas e atacar o que conquistamos. O Náutico já teve um grande time em decadas passadas, conquistou resultados sensacionais a exemplo de Santa Cruz e o Spot. Qua nossos torcedores briguem pela valorização nossa e não ataquem os clubes de nossa região.
” JUIZ FEDERAL DE PERNAMBUCO” SÓ PODERIA SER UM TORCEDOR DA SARNA, PARA ESCREVER TAMANHA BESTEIRA. NÃO EXISTE JUIZ FEDERAL DE PERNAMBUCO, MINAS GERAIS, SÃO PAULO, NEM DE NENHUM ESTADO. SEU BURRO !!! EDUARDO M, TU SÓ PEDERIAS SER MAIS UM TORCEDOR DA SARNA, PÉ DE LAN HOUSE.
De novo :
1) A CBF havia desistido de realizar o Brasileiro 1987.
2) Foi criado o CB-13, que organizaria a competição, em forma de liga.
3) Com a competição do CB-13 já iniciada, a CBF do Nadid voltou atrás, tentou juntar tudo em um único campeonato mas o CB-13 não concordou com a cruzamento desde o início. Num primeiro momento a CBF concordou em não fazer cruzamento algum. Portanto, independente de quem fosse o campeão do módulo verde, não haveria cruzamento!
4) A Ponte Preta, em 86, ficou a frente do Sport Recife(que foi rebaixado em 86) mas jogou o módulo azul, mostrando que a CBF não tinha critérios quanto acesso e decesso.
5)As confederações indicam quem deve participar da libertadores, algo que, por coveniência, são os campeões nacionais.Mas elas podem indicar qualquer um, desde que não esteja na segunda divisão. Vide tópico 6. Após dividir o título do módulo amarelo com Guarani, o Sport subiu para primeira divisão, portanto, em 88 estava na primeira divisão.
6) Em 88, os 8 melhores do módulo amarelo subiram para a primeira divisão. Se o módulo amarelo tivesse o mesmo peso do verde, em 88, deveríamos ter 12 times de cada módulo na Copa União. Os 4 últimos de cada módulo deveriam ser rebaixados. Foi isso que aconteceu ? Não. Os 8 primeiros do amarelo de 87 SUBIRAM para a Copa União. Os 16 clubes do módulo verde, continuaram na primeira divisão!
7) É de se compreender o desespero dos torcedores do Sport em manterem a fábula de que o módulo amarelo foi primeira divisão. Eles sabem que em campo, jogando contra os GIGANTES do futebol nacional jamais vencerão!
8) Uma decisão judicial em pernambuco diz tudo! Considerando o trauma e inveja que pernambucano tem do sudeste, não poderíamos esperar outro resultado!
9) Indiquem o local (fórum), o juiz (de direito) e a data, para que fique registrado o “título” do Sport!
Pelo Sport tudo?
Tudo mesmos?
kkkkkk
Sei não!
Bonecas!
Discordo do seu comentário Rogério, pois acho q o sport já ganhou muito títulos sim se comparado com os times da série A. Palmeiras, por exemplos, faz tempo q ganhou alguma coisa….sem contar os outros times….Agora Náutico e santa cruz, não sei ainda o milagre que fazem para existirem ainda, é muito difícil ganhar alguma coisa.Um exemplo é toda aquela comemoração com a vitória do campeonato pernambucano, que no âmbito nacional n serve como referência. Sport, por exemplo, quase n comemora mais isso, já perdeu a graça de tanto que ganhou.
Realmente, Marcelo,”vocês estão no lugar que merecem, segunda divisao o Náutico”…E vão permanecer por lá um bom tempo, mas o sport esse ano vai voltar para o lugar que merece, primeira divisão.
QUANDO NOSSOS DIRIGENTES PENSAREM GRANDE, QUEM SABE UM DIA PERNAMBUCO NÃO TERÁ UM CAMPEÃO BRASILEIRO DE VERDADE.
Falta moderação neste blog. Este remetente Rogério nem deveria ter sua postagem aprovada. Dá para notar que é apenas um torcedor analfabeto que não sabe debater os fatos reais e apela para a pornografia e a baixaria, por não possuir argumentos sólidos. Além deles, existem muitos outros. Realmente, falta um moderador de mão firme neste blog.
Não adianta insistir Ricardo Teixeira! Essa patrícia Amorim te convenceu a entrar em mais uma armação. Você esqueceu da decisão do orgão maior do futebol, FIFA. consultem mais uma deste representante da CBF
http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2011/05/futebol/bbc-cita-joao-havelange-e-ricardo-teixeira-em-caso-de-suborno-na-fifa.html
NÃO SEI PQ O FLAMERDA BOTA Q AINDA É HEXA ‘
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
SPORT CLUBE DO RECIFEO UNCIO CAMPEÃO DE 87
PELO SPORT TUUUUUUUUUUUUUUUUUUDO
FLAMERDA : TIRA ESSAS 6 ESTRELAS I BOTA 5 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
PENTA CAMPEÃO DE MERDA !!!!
tu fala rogeira em dez anos tive uma copa do brasil e o teu que em dez anos tem 2 pernambucano mostra quem e time pequeno ops quem gosta de cobra e frango kkkkkkkkkkk