Antes do futebol, um pouquinho de economês da terrinha.
De acordo com as projeções, o produto interno bruto de Pernambuco irá dobrar até o fim desta década, batendo na casa dos 140 bilhões de reais.
Apenas os três logotipos acima representam R$ 32 bilhões em investimentos, com previsão de 13 mil empregos diretos quando os três estiverem operando no grau máximo.
Atualmente, apenas o estaleiro Atlântico Sul funciona, em Suape. A obra da Refinaria Abreu e Lima, numa parceria Petrobras/PDVSA, no mesmo complexo, está em 35%, enquanto a fábrica de veículos da Fiat ainda será erguida em Goiana.
Esses números, contudo, confirmam o crescimento da economica local, que chegou a 8,3%, acima da média nacional, de 6,5%, nos dados do último ano do IBGE.
Considerando que este blog foca o futebol pernambucano, então é necessário traçar um cruzamento dessas informações com a realidade de Santa Cruz, Sport e Náutico.
Na verdade, o post alerta para a falta deste cruzamento, pois nenhuma grande indústria que se instalou por aqui nos últimos tempos se articulou para qualquer parceria.
É possível canalizar isso? O que falta, então, para que esse desenvolvimento alcance, de alguma forma, o futebol profissional, com patrocínios e parcerias?
Inércia dos clubes, falta de interesse das indústrias ou negociações arrastadas?
São empresas de grande porte à parte do futebol e, de certa forma, da visibilidade. A fonte de receita estampada no uniforme está mais perto do que se imagina, na BR-101…
A Fiat já deixou o Palmeiras… é a crise…
Não dá pra entender os clubes de Pernambuco não irem atrás desses patrocinadores como Fiat,Chesf,muita falta de criatividade dos dirigentes.
é muito boa sua matéria Zirpoli.por que infelizmente,nossos clubes são desligados nesses temas.se pregam muito ao passado.depois não entendem por que um figueirense da vida está entre os primeiros no Brasileiro.simples:visão de mercado!
O patrocínio de Eletrobrás e Eletrosul deve-se a forte influência política. Acho muito improvável a CHESF tomar essa decisão, mas não custa tentar.
A FIAT deverá patrocinar o SPORT, já há sondagens, interessa pelo segmento e porte da torcida.
O Estaleiro iria para o Náutico, mas tem muito receio de “afundar” com a Barbie na Série A
Deixando a brincadeira, o alerta é importante e mostra a lerdeza dos clubes pernambucanos que não têm bom assessoramento
Falta articulação dos clubes, Náutico e Sport poderiam buscar o patrocínio da FIAT ou da CHESF, como já foi citado, lembro que a FIAT já patrocinou times da mesma cidade, como em BH, ambos os clubes poderiam arrecadar bem mais, agora aqui em Recife é sempre no ”cada um por si”, não é possível que Pernambuco cresça tanto economicamente, e os clubes não saibam aproveitar este crescimento.
Excelente tema!
Eu já tinha escrito sobre a CHESF patrocinar os times daqui…
A Eletrobrás patrocina o Vasco, a Eletrosul patrocina o Figueirense e Avaí… A CHESF, justo a mais rica do grupo e maior empresa “pernambucana”, não patrocina nossos times.
O texto para quem tiver curiosidade:
http://futurosportrecife.blogspot.com/2011/11/patrocinadores-parte-1.html