O Dia da Bandeira Coral

Final do Pernambucano de 1986: Sport 0x0 Santa Cruz. Zé Neves entra com a bandeira coral na Ilha. Foto: Arquivo/DP

Aristóteles Cantalice apita o fim da partida, em 10 de agosto de 1986. Estava decretado o campeão pernambucano daquele ano, na Ilha do Retiro. Festa dos visitantes corais.

Enquanto Zé do Carmo, Birigüi e Marlon corriam para a torcida, na geral do placar, o jovem presidente coral andava na direção contrária. Zé Neves ainda tentava se dar conta de que a glória era real, até que foi chamado por um torcedor no alambrado…

Se aproximou e recebeu uma enorme bandeira do clube. Tentou tremular a bandeira. Não conseguiu. Era bem pesada. Ele começou, então, a caminhar pelo campo. Sem destino. Até que percebeu que os 37 mil presentes no estádios silenciaram, na expectativa daquela inusitada ação, já próxima ao meio-campo. Zé relembrou a história ao blog.

“Não foi premeditado. Não tinha como ser, pois ninguém esperava aquilo. Quando peguei a bandeira e vi que era muito pesada, pensei: ‘o que vou fazer com essa bandeira aqui?’. Aí, eu lembrei dos filmes de guerra, quando os soldados conquistavam territórios fincando a bandeira. Peguei a bandeira e fui levando, num trote leve. Quando percebi o silêncio das torcidas não teve jeito. Vi a bolinha do centro do gramado. Finquei a bandeira ali. A minha torcida foi ao delírio. Foi muita revolta do outro lado (rubro-negros), mas sem confusão alguma, rapaz. Eram outros tempos.”

A lembrança de Zé Neves volta à tona pois Santa Cruz e Sport voltam a decidir o título na casa leonina. A Cobra Coral tentará o bi 25 anos depois. Sim, em 1987 a taça também foi conquistada na Ilha. O episódio se repetiu? A segurança estava reforçada.

“Hoje em dia eu não consigo imaginar ninguém fazendo aquilo, por causa da violência nas arquibancadas. Teve até gente que tentou, como Carlinhos Bala, pelo Sport, em 2007, mas a Polícia Militar não deixou. A PM ficou ligada. Em 1987, quando o Santa foi campeão lá dentro de novo, foi só eu colocar a cabeça no túnel do vestiário para chegar um coronel avisando: ‘Hoje não, Zé! Pelo amor de Deus, sem confusão'”.

A história já estava feita, Zé. Fora o apelido dado pelos corais ao estádio rival…

Sem dúvida alguma, um dos capítulos mais polêmicos da história do nosso futebol.

Final do Pernambucano de 1986: Sport 0x0 Santa Cruz. Zé Neves entra com a bandeira coral na Ilha. Foto: Arquivo/DP

53 Replies to “O Dia da Bandeira Coral”

  1. Realmene Fábio o sport mountou grandes esquadrões (árbitros, federeção, cbf) com uum esquadrão desse fica difícil ganhar. Muitos se fala aqui inclusive a imprensa sobre esses feitos, mas fica deixam de fora a maior garfarda em 1975,que o sport junto com a federeção e na época governador do estado, dentro dos aflitos o Náutico foi literalmente roubado, e de lá pra a arbitragem/federeção/cbf e hoje globo, e tantos outros fizeram escolas. Assisti aos lances dos dois jogos e literalmente esse ano o Náutico foi roubado pela arbitragem, nos dois jogos, assim fica dificl de ganhar, faço minhas as  palavras do goleiro do salgueiro, “jogar contra o trio de ferro é fogo”.
    Discordo dessa frase “Muito dinheiro + competência = Ascensão do Sport”, COMPETÊNCIA não falcatruas, alguém aqui se lembra da final de 2000, o santa chegou com o melhor time, o sport não aguentava nem um primeiro tempo, e depois descobriu-se a maracutrai em que se meteu o goleiro do santa. Ano passado berillo com aquela mentira sobre ER, foi para desfiar o foco de quem realmente tinha se vendido, como é que pode um goleiro levar dois gois identicos em partidas destintas?

  2. A VERDADE VERDADEIRA É QUE A REFORMA DE 1983 DO CAMPO DO MANGUE DA ABDIAS DE CARVALHO FOI FINANCIADO PELO BANDEPE E TAMBÉM A REFORMA DO CAMPO DO CENTRAl.

    VOCÊS OBSERVAM QUE FALO DE “CAMPO” PORQUE TEM ARAME FARPADO.

    ESTÁDIO SOMENTE O MUNDÃO DO ARRUDA, COLOSSO DO ARRUDA, O 2º MAIOR ESTÁDIO PARTICULAR DO BRASIL, O 3º ESTÁDIO DO BRASIL E O 4º DO MUNDO PORQUE NÃO TEM ARAME FARPADO (ESTÁDIO MODERNO).

    QUE INJEJA, EM COISA?KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    TENHO CERTEZA QUE CASSIO NÃO VAI RESPONDER A LÚCIO, QUER APOSTAR?

    MOTIVO: PARA NÃO REVELAR O FINANCIAMENTO, PELO BANDEPE, DA REFORMA DO ESTÁDIO DA COISA.    

  3. DOMINGO AGENTE CONVERSA !
    PELO SPORT TUDO
    TORCIDA JOVEM SPORT
    COMANDO ZONA SUL

    PAU NELAS.

  4. Males quem vem para o bem…

    O que esse cara fez de bom pro santinha além de colocar uma foto dele na história do futebol pernambucano. Zé Neves é um dos cidadãos mais corruptos de pernambuco, o santinha que o diga, além disso esse fato inusitado fez mais bem para o Santa ou para o Sport. Teve um cidadão que falou aí que deixou de ser rubro-negro nesse dia. Coitado do cidadão, pois foi o ano de 86 que mudou a história do papai da cidade. Pois já no ano seguinte o Sport Club do Recife foi campeão brasileiro, feito nem cogitado pelos tricolores do canal do arruda. E o resto da história já sabes né: campeão do nordeste várias vezes, mais duas vezes campeão nacional e pernambucano nem se fala… os nossos có-irmãos ficaram para trás, tão para trás que nem dá pra enxergar pelo retrovisor…

    Sport Club do Recife o orgulho do NE.

  5. SAUDAÇÕES S A N T A C R U Z E N S E!!!!         UM TIME COM HISTORIA, UM TIME COM PASSADO. SABEMOS QUE A FASE NAO É A DAS MELHORES MAS NOSSA HISTORIA SEMPRE SERA LEMBRADA COMO A MAIS LINDA DE PE.
    UM FUTURO É FÁCIL DE SE CONQUISTAR AINDA, MAS NOS DIAS DE HOJE QUE TUDO CORRE ATRAVES DO DINHEIRO, MAS UM PASSADO COMO ESSE DO SANTA CRUZ NINGUEM VAI TER A CHANCE DE REVIVER OU CONSEGUIR VIVER. PASSADO SEM MANCHA E SEM CONTROVÉRSIAS UM PASSADO DE GLORIAS!!!  

    Nos anais, nos calendários
    Fiquem sempre por lembrançaTeus lauréis extraordináriosDe bravura e de pujança,Nos esportes tua históriaÉ orgulho a que faz jusEste símbolo de glóriaQue é teu nomeSanta CruzUma voz proclama e cantaÉ a voz das multidões.Santa Cruz, querido Santa!Campeão dos campeõesEsta multidão tamanha,Lembra o ouro que se apanhaNos cascalhos e na lamaEsse ouro é sangue, é vida,É delírio, raça, e amor,A bandeira tão querida,A bandeira tricolor.

    ……………..a BANDEIRA DE ZÉ NEVES KKKK CHUPA coisistas huehuehuehue……….

  6. Saudações Rubro-negras!onde estão os doentes que dizem que o Cássio é torcedor do SPORT?Infelizmente não apareceram.Este zé  Neves conquistou os tolos torcedores do santinha com esta ação,desgraçou um time que tinha tudo para ser grande,comandou a decadência desta instituição que apenas está vivendo de campeonato pernambucano.Eu queria ver também a volta olimpica que o carlinhos bala deu no arruda ao pensar ser campeão da segundona.

  7. Rindo à toa

    Tô numa boa
    Tô aqui de novo
    Daqui não saio
    Daqui não me movo
    Tenho certeza
    Esse é o meu lugar
    Aah aha

    Tõ numa boa
    Tô ficando esperto
    Já não pergunto
    Se tudo é certo
    Uso esse tempo pra recomerçar
    Aah aha

    Doeu,doeu, agora não doi
    Não doi,não doi
    Choirei,chorei
    Agora não choro mais

    Toda magoa que passei
    É MOTIVO PRA COMEMORAR
    Pois se não sofresse assim
    Não tinha razão pra cantar ( ser TRICOLOR ) AHA !!!

  8. Sofre rubro negro, dorme com essaaaa e outras que vem por ai….O destino quer que seja assim, a dose vai ser repetida. SANTA CRUZ 2 x 0 SPORT  domingo . no jogo da volta santa cruz vai ser arrazador………depois eu te falo o placar do bicampeão. Procure um outro pai de santoooo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  9. Cássio, eu tinha a reportagem mas o acervo digital só vai até 1997. Se vc puder, procure uma reportagem de 1983 com fotos mostrando a reforma da Ilha. O estádio ficou fechado de 1982 a 1984, o Sport mandava jogos nos Aflitos e Arruda. Nessa reforma as cabines de rádio e Tv trocaram de lado. Na reportagem fica bem claro quem financiou a obra: BANDEPE!

  10. O campeão de 87 é o FLAMENGO E PRIL.

    18.300 ingressos já foram vendidos no Arruda somente hoje.

    Será que a coisa (vulgo Boileão)vai aguentar a pressão da torcida tricolor?

    ZÉ NEVES, NAQUELE JOGO, ALÉM DE CHAMAR CASA DE JACUTINGA E CASA DE FESTEJOS, TAMBÉM CHAMOU O SPORT DE COISA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Quer dizer que foi por causa dessa bandeirada que o Santa Cruz entrou em derrocada e o Sport viveu seus melhores dias? 

    Não amigos, não foi por isso. Foi por incompetência de quem passou pelo Santa Cruz e competência de quem passou pelo Sport. Além é claro da entrada no clube dos 13 que é de fundamental importância nessa pretensa “hegemonia”. O Sport montou grandes esquadrões nas últimas décadas, enquanto o Santa montou elencos de pena.

    Falta de dinheiro + incompetência = Derrocada do Santa Cruz

    Muito dinheiro + competência = Ascensão do Sport

  12. Depois daquela “bandeirada” o santa cruz só consegui mais 6 títulos de campeão pernambucano. Já o Sport consegiu 15 títulos de campeão pernambucano, mais dois títulos de campeão do Nordeste, mais um título de campeão brasileiro da série A, mais um título de campeão brasileiro da série b, mais um título de campeão da Copa do Brasil………

  13. é, desde aqueles tempos, que esta comprovado que, quem realmente manda naquele xiqueiro somos nós,santa cruz fc uma paixão sem fim.
    valeu zé, essa imagem será para sempre lembrada por muitos e muitos tempos.

  14. Deixei de ser rubro-negro depois desse dia. Foi revoltante assistir uma cena dessas na ilha. Felizmente meu novo time só me dá alegrias.

  15. “OS HUMILHADOS SERÃO EXALTADOS”. Depois deste dia, o futebol pernambucano nunca mais foi o mesmo.
    O Sport, que já era grande, tornou-se Gigante. O çanta crui caiu em decadência.
    Anos depois, esse senhor volta ao Arruda, para enterrar de vez o time do Canal. Foi na sua gestão que a derrocata começou, da A pra B, da B pra C, da C pra D.
    Aí foi a vez do povão rubro-negro ir ao delírio, Zé.
     

  16. Se Cassio tivesse colocado uma  foto  de um ex-presidente  do SPORT com uma bandeira no arruda, eles com  certeza estavam falando que Cassio é  rubro negro 
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    SPORT  40 TITULOS , SIM PORQUE ESSE JA TA PAPO ,TRICOBARBIE JUNTAS 46

  17. Ele apelidou a Ilha de “Casa de Jacutinga” e “Casa dos Festejos” depois do título de 87. Zé Neves foi o presidente mais tripudiador que me lembro na história do futebol Pernambucano. Uma figura folclórica.

  18. Inesquecível. Me lembro muito das defesas do Birigui, lembro também desse momento aí com a bandeira. 

    Seremos Bi-Campeões na Ilha com um empate em 0x0.

    “Tuas vitórias de hoje, nos lembram vitórias do passado”.

  19. Só mudaria o último paragráfo para:

    Sem dúvida alguma, um dos capítulos mais lindos da história do nosso futebol

  20. Pena que depois desse feito histórico! ele só quis acabar com o nosso Santa Cruz! que nunca mais volte perto das repúblicas independentes do arruda! NUNCA!

  21. Histórico, e mito! Até hoje os burro negros piram! Lá sim, é minha casa dos festejos. Fomos bicampeões em cima da coisa. 2012 vai se repetir \o/

  22. Simplesmente fantástico. Há muito tempo que eu estava atrás dessa imagem histórica de Zé Neves comemorando o bi campeonato do Santa nos gramados da Ilha do Retiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*