Raúl Higino Bentancor Ferraro, ídolo de muitas gerações na Ilha.
Apontado por muitos rubro-negros como o maior jogador da história do Sport, o uruguaio Raúl Bentancor faleceu aos 82 anos (veja aqui).
Em 2011, ele integrou a seleção histórica do Leão, quase como unanimidade. Na imagem acima, a sua identificação é fácil. Basta lembrar do apelido: “O Bigode que joga”.
O meia-atacante, nascido na capital charrúa em 1930, se destacou no Danúbio de Montevidéu. Em dez anos, jogou 280 vezes e foi vice-campeão nacional em 1954.
Chegou a ser pré-convocado para a seleção do Uruguai que disputaria o Mundial de 1950, no Brasil. Acabou jogando pela Celeste no Sul-americano de 1953.
Em 1959, o Sport procurava um reforço internacional para o seu plantel, com a raça característica de argentinos e uruguaios. Bentancor acabou se encaixando no perfil.
Chegou ao Recife aos 29 anos e ficou na Ilha até 1963. Foi bicampeão pernambucano, em 1961 e 1962, e disputou o Torneio de Nova York com o Leão, em 1963 (veja aqui).
Segundo o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o craque jogou 254 vezes pelo Leão, começando como titular em 250 partidas. Marcou 91 gols.
Raúl ainda treinaria o Sport antes de voltar ao Uruguai, onde comandou durante muito tempo a seleção juvenil. A homenagem do Leão certamente será tardia…
Não concordo com Leomar, Dedé e Dinho na seleção de todos os tempos do SPORT!!!
concordo com Tiago Araujo Leomar não da entender,e ficou Givanildo de fora
Juninho fora????????
No mínimo deveria estar na vaga de Leomar ou Dinho.
Tiago Araújo,
É ninguém menos que o atacante Traçaia, o maior artilheiro da história do Sport. Jogou na Ilha do Retiro de 1955 a 1962 e fez 202 gols.
Cássio, quem é o 1º jogador agachado?
Betão, Leomar, Ailton, Durval, Magrão, Dedé e Nelsinho;
______,Ribamar, Queixada, Raul Betancor,Dinho.
Na boa, não me conformo com Leomar nessa seleção.