A gestão empresarial e a gestão da massa

Ilha do Retiro na década de 1940

Aumentou a receita de forma considerável em dois anos de gestão.

Firmando um contrato milionário com a televisão e angariando novos patrocinadores.

Também aumentou o quadro de sócios, reforçando a categoria sócio-torcedor. Por sinal, modernizou o sistema de cadastro e pagamento.

Estendeu a gama de produtos licenciados, da imagem do time em jogos de videogame à lata de cerveja. Abriu uma filial da loja oficial do clube.

Deu sinal positivo para elogiados projetos sociais, dando crédito à imagem do clube.

Enfim, investiu pesado na infraestrutura do centro de treinamento, com novos campos e alojamentos. Trocou todo o gramado do estádio, depois de décadas de espera.

Desenvolveu o projeto de uma nova arena e articulou a participação de investidores.

Renegociou dívidas antigas e gigantescas e equacionou o passivo da agremiação. Trabalhou nos bastidores pela isenção do IPTU do clube.

Não atrasou salários. Nem do setor administrativo e nem do futebol. Trabalhou com uma folha de pagamento acima da média.

Chegou a pagar o maior salário de um jogador na cidade. Atletas renomados.

Essa descrição deixa transparecer uma boa gestão?

Pois tudo isso aconteceu no Sport sob o comando de Gustavo Dubeux, em 2011/2012.

Um empresário de sucesso no estado no ramo imobiliário. Um gestor acostumado às grandes cifras, metas de trabalho, execução e perfeccionismo.

Mas que viu no futebol um entrave para todo esse empreendedorismo.

Em seus primeiros dias como mandatário na Ilha do Retiro, Dubeux afirmou o seguinte.

“Não estou no Sport para colocar o meu dinheiro. Estou aqui para emprestar o meu tempo, que é muito mais valioso.”

De fato, ele estava certo.

Não havia necessidade de tirar dinheiro do bolso, repetindo um costume dos cartolas nos grandes clubes até a década de 1970.

Havia, sim, a necessidade de obter resultados práticos com a bola rolando.

Ao gerir um clube do porte do Leão, deve-se ter em conta a missão de controlar uma massa. Que apoia e que cobra na mesma intensidade.

O revés no jogo faz parte, naturalmente.

A sucessão disso, por outro lado, atrapalha qualquer avanço externo.

Ao entrar nas dependências do clube, Gustavo Dubeux era visto como um homem bem sucedido. Não por acaso, teve 98% de aprovação nas urnas.

Por mais que tenha emprestado o seu tempo e tenha dado o aval para uma série de atos importantes para a estrutura, a sua imagem diante de milhares ficou comprometida.

A perda de dois títulos estaduais emblemáticos, eliminações precoces na Copa do Brasil e o rebaixamento. Tudo pontuado por um planejamento discutível nas quatro linhas.

Sempre com o mesmo perfil no plantel e, sobretudo, na diretoria de futebol.

Sim, existem coisas que o dinheiro não compra. Como a opinião de uma imensa torcida.

Projeto da Arena da Ilha do Retiro. Crédito: Sport/divulgação (Youtube)

26 Replies to “A gestão empresarial e a gestão da massa”

  1. Futebol se ganha e se perde faz parte da disputa, não se podo ganhar todas, tanto Homero quanto Luciano tem grandes vitorias e derrotas no  futebol  do clube, felizmente torcemos por um time que ganha na maioria das vezes, niguém em nossa região conseguiu mais titulos que o Sport nos ultimos 10 anos, analisando e comparando os nomes que fazem parte de cada grupo que se propõe a comandar o clube, seja por sua credibilidade, prestigio ou capacidade em desenvolver e realizar projetos que nos leve ao crescimento e modernização de nosso patrimonio, isso feito chego a conclusão que Luciano Bivar e seu grupo ainda reuni as melhores condições que os opositores, isso é fato.

  2. Qual a semelhança entre o sport e o dia de finados?

    Ambos cairam no dia 02. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk 

  3. Jogar na lata do lixo dois anos de uma ótima administração é no mínimo uma irresponsabilidade. Infelizmente, foram dois anos de maus resultados no futebol mas foi plantada a semente de um Clube cada vez mais forte, profissional e que mira com destemor para o futuro. Dubeux entrará na história do Sport como um Excelente Presidente em termos administrativos e que construiu os alicerces do Sport Clube do Recife do futuro, e as administrações que hão de vir usufruirão dos frutos do trabalho desenvolvido. Parabéns, Dubeux, e votarei em Luciano Bivar, sem dúvida alguma. Pelo Sport Tudo.

  4. Apoio incondicional a Gustavo Dubeux, Pois o texto do Cassio, traduz na integra o legado construído. Não vou me arriscar a julgar as críticas aqui feitas a Gustavo Dubeux, apenas o apoiarei nesta candidatura. Os que seguem Homero Lacerda, respeito e também acho um Bom nome para o SPORT, fosse este, o Homero de anos atrás, pois hoje, minha opinião é que ele esta sendo apenas oportunista em querer herdar um LEGADO extremamente positivo, torrar todos os recursos construídos na GESTÃO de Dubeux, e sair como Homero Herói, assim eu penso, assim é a intenção dele. CASSIO, Meus parabéns pelo excelente texto! 

  5. O cômico é que comentaristas como esse “sou sport, sou superior” são os primeiros a posarem de vítimas discriminadas pelo sudeste malvado quando o clube é rebaixado!

  6. Gente, apoiar Duboi só por dinheiro, burrice ou ventagens outras. O cara só decepcionou, deu prejuizos e inchou o Sport de tecnicos e jogadores medíocres, portanto o Sport não suporta mais um presidente como Duboi e Silvio Ladrões. 

  7. o comentário do Paulo Fischer é sensato.perfeito!mas,o sport deveria é mudar de nomes.Homero já deu o q tinha.se cobra dos outros renovação,mas aqui nos clubes de Recife…!

  8. GALERA DO LEAO, DEIXA OS BIXINHO SORRIREM UM POUCO…AFINAL….DE CADA 10 ANOS, O LEAO SORRIR 7 ANOS…O nauticu sorrir 2 anos e o çanta sorrir 1 ano.
     
    FAAAAAAAAAAAATO
     

  9. Sou SPORT,
    Eu não gosteiii é único projeto arena do que prédios de empresa e hotel… 
    abraços a todos 

  10. CONTINUO  TENTANDO  SER HUMILDE  O  SPORT NÃO  DEIXA , SOMOS ARROGANTES E  PREPOTENTES E  ISSO DESPERTA A  IRA  DA  RAIA  ”MIUDA”  O SPORT E  SUPERIOR SEMPRE

  11. JASON,JASON ( SOM ) POR FAVOR,QUEM ESSE SAMURAI,EITA FILME ERRADO,NAO TO ENTENDENDO PORRA NENHUMA,AINDA MAIS COM ESSE SOM VAI DESCER PRA B(DANCINHA)NAO AGORA E UMA BONECA SUSY,MAIS OLHA ESSA BONECA NAO É DE PRIMEIRA NAO,ESPERA AI, ATE A BONECA SUSI É DE SEGUNDA,IMITAÇAO BARATA EM CASIO VOU COLOCAR COM UM S SO PRA NAO FICAR COM DOIS ,POIS SABER VAO TI CHAMAR DE SEGUNDA KKKKKKKKK. SUSIANOS, CHORA,CHORA DUAS LAGRIMAS TUDO DE DOIS.KKKKKKKKKK.
     

  12. Eu tenho medo é de Homero

    ele vai deixar é um rombo no clube.

    Estamos na serie B, mas estamos estruturados e bem financeiramente.

    Voltar é questão de tempo. 

  13. KOISA KKKKKKKKKKKKK FRUSTRADO SÃO VCS MELUCOS QUE COMEÇARAM DIZENDO QUE IAM SER CAMPEÕES, DEPOIS IAM PARA A LIBERTADORES, DEPOIS SUL AMERICANA, DEPOIS SE LOVRAR DO REBAIXAMENTO.E DEPOIS E DEPOIS E DEPOIS.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. ABRE TEU OLHO A SERIE B É BRONCA.DETALHE.ONTEM SILVIO GUIMARÃES ABRIU A BOCA REVELOU O QUE JÁ SABIAMOS. A COMPRA DO CENTRAL EN 2011 E A DO VILA NOVA. É ESSE ANO NÃO DEU PRA COMPRAR NINGUÉM.KKKKKKKKKKKKKKKKKK A CACHORRA DE PERUCA TÁ MORTA. JASON NUNCA MORRE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.É RUIM.

  14. CHORA NÃO, RUBRO NEGRAS PROXIMO ANO TALVEZ VCS VOLTEM, JÁ QUE PROXIMO ANO SÓ VIA TER 3 VAGAS PRA VCS, QUE 1 JÁ É DO PALMEIRAS E O TITULO TBM.

    1 ANO DE LUTO DA IMPRENSA DE PERNAMBUCO EM HOMENAGEM A MORTE DE JASON WALLACE, A CINDERELA

    KKKKKKKKK

    CHORA RUBRO NEGRAS !!!!!!!

    PROXIMO ANO VAI SER A.B.C E D KKKKKKK 

  15. CHORA NÃO, RUBRO NEGRAS PROXIMO ANO TALVEZ VCS VOLTEM, JÁ QUE PROXIMO ANO SÓ VIA TER 3 VAGAS PRA VCS, QUE 1 JÁ É DO PALMEIRAS E O TITULO TBM.

    1 ANO DE LUTO DA IMPRENSA DE PERNAMBUCO EM HOMENAGEM A MORTE DE JASON WALLACE, A CINDERELA

    KKKKKKKKK

    CHORA RUBRO NEGRAS !!!!!!!

    PROXIMO ANO VAI SER A.B.C E D KKKKKKKK 

  16. Ricardo Barbosa, tu és um frustrado que se contenta apenas em rebaixar o maior time do estado,  o maior do nordeste em patrimônio que voltará em breve ao seu merecido lugar, vai te catar. 

  17. O torcedor tem que entender que teve erros sim no futebol e estão claros pelos resultados, mas acabar tudo de bom que tem acontecido no clube administrativamente por conta de 2 anos de maus resultados no futebol não é a melhor escolha.
    Estarei apoiando Luciano Bivar até o dia 17/12. 

  18. Matéria excelente. É engraçado ver aqui Tricobarbies com uma inveja do tamanho do mundo com os excelentes dados da gestão de Dubeux e com o Sport muito bem financeiramente. Chorem vcs tricobarbies! 

  19. GOSTEI DESSA ANTIGA FOTO DO CHIQUEIRO DO MANGUE, CHORA CÁSSIO ZIRPOLI. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK JASON, COISA, CACHORRA DE PERRUCAKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  20. Concordo com o comentário de Paulo Fischer. Se Dubeux tivesse se preocupado com a área Administrativa e tivesse delegado o futebol a quem entende teria sido uma das mais produtivas gestões do Sport.

  21. Os 10 erros de Dubeux:
    1-      Incompetente no futebol
    2-      Não agregar novas lideranças
    3-      Demorar a tirar Mazola
    4-      Lento em trocar Mancini
    5-      Confiar em Cícero Souza
    6-      Cercar-se de diretores fracos
    7-      Baixo índice de acerto nas contratações
    8-      Não prestar atenção nas críticas consistentes
    9-      Projeto Arena sem transparência
    10-   Golpear e trair o Conselho
    Homero não é o ideal, mas é o único com votos para tirar esse grupo perdedor do poder.
    Bivar é retrocesso puro! Não é confiável e já traiu o Sport no passado
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*