Uma vida que se confunde com o Sport e seus altos e baixos

Luciano Bivar, presidente do Sport no biênio 2013/2014. Foto: Bernardo Dantas/ DP/D.A Press

Nascido em 1944, viu aos oito o pai, Milton Lyra Bivar, ser eleito presidente.

Aos 12 anos, tornou-se atleta do clube.

A história de Luciano Bivar no Sport começou há muito tempo. Ainda sem fim.

Até o ápice, a sua biografia teve muitas páginas. Conselheiro em 1975, assumiu o primeiro cargo no clube, como diretor do departamento de tênis. Não surpreendeu a indicação, pois sua passagem como atleta foi justamente nas quadras de saibro.

No futebol, passou a se envolver de forma direta apenas em 1983, ainda com 38 anos.

Em 1987, vice-presidente executivo. À frente, curiosamente, Homero Lacerda, um amigo por longas temporadas. No biênio 1989/1990, enfim o cargo máximo na Ilha do Retiro.

Aquela gestão seria a primeira muitas, consolidando seu nome como grande liderança.

No carro-chefe da instituição, “Luciano Bivar” passou a ser associado a altos e baixos. Momentos inesquecíveis e outros que a torcida gostaria de esquecer.

A verdadeira gangorra em que o time acabou se transformando nas últimas décadas. Em um pleito concorrido no Leão, nesta segunda, a vitória para o sexto mandato.

1989/1990, 1997/1998, 1999/2000, 2001 (renunciou), 2005/2006 e 2013/2014.

Quando encerrar a sua nova gestão na Ilha do Retiro, em 2014, ele terá comandado o Leão em 10% de sua mais que centenária história. Em seu primeiro mandato, tinha 45 anos. Bivar terminará o biênio com 70 anos. Histórias cruzadas, sem dúvida.

Desta vez, receberá o maior orçamento que o Sport já teve, com R$ 120 milhões em dois anos. Dinheiro acompanhando de um sem número de responsabilidades.

Empresário de sucesso e com vertentes na política, Luciano levou o Sport à disputa de títulos nacionais, errou em momentos cruciais culminando em campanhas vexatórias, encampou o ingresso no Clube dos 13, renunciou após intensa pressão da torcida…

Focando apenas os resultados da equipe de futebol, eis os prós e contras.

A favor
Campeão pernambucano em 1997, 1998, 1999, 2000 e 2006.
Campeão brasileiro da Série B em 1990 e vice em 2006, com acesso.
Campeão da Copa do Nordeste em 2000
Vice-campeão da Copa do Brasil (1989) e da Copa dos Campeões (2000).
5º (2000) e 7º (1998) lugares no Campeonato Brasileiro.

Contra
Rebaixado à segunda divisão nacional em 1989 e 2001.*
Lanterna da Série A em 1999 e 2001*
Perda do hexacampeonato estadual em 2001.
Perda do título estadual do centenário leonino em 2005.

* Havia renunciado no meio ano, sendo substituído pelo vice, Fernando Pessoa.

Ao vencer nas urnas o ex-aliado Homero Lacerda, por 1.971 x 1.470, Bivar irá assumir o clube num momento delicado em relação ao rendimento nos gramados.

A sua presença, literal, será importante neste novo processo.

Tem na sua bandeira a necessidadade de tirar do chão a arena e o time do limbo…

Chapas da eleição presidencial do Sport em 2012. Foto: Robero Ramos/DP/D.A Press

17 Replies to “Uma vida que se confunde com o Sport e seus altos e baixos”

  1. DE FUTEBOL BIVAR SO SABE UMA COISA , QUE A BOLA E REDONDA, FOI SACANAGEM OU BURRICE, FALOU PARA SE ELEGER PRESIDENTE , TIME QUE GANHA NÃO SE MEXE, EM SEGUIDA DESMONTOU O TIME E PERDEU O HEXA, PERGUNTADO DISSE: ESTAVA FALANDO DA DIRETORIA E NO MINIMO UM ESCROTO, PARA MIM UM DOS PIORES PRESIDENTES FOI DEPOSTO PELA TORCIDA REBAIXOU O SPORT, E ESSE TIME DE 2013, ABRIU MÃO DE DISPUTAR A SUL AMERICANA POR INCOMPETENCIA , VER O ATLETICO DO PR JOGA QUARTA E DOMINGOS COMO O MESMO TIME , SO QUE O ATLETICO TEM COMPETENCIA E QUALIDADE JOGAR NÃO FAZ MAL.AGORA COM TOBI. NUNES, AILTON BIXADO, E OUTROS EX JOGADORES EM ATIVIDADE FICA DIFICIL PELO MENOS HONRAR A CAMISA.

  2. EM RESPOSTA AO RORCEDO RUBRO NEGRO.SÓ POSSO DE RIZER UMA COISA, APESAR DE NÃO SER JORNALISTA, E SIM BIOLÓGO, SEI MUITO BEM QUE NO CURSI DE JORNALISMO SE PAGA UMA DISCIPLINA CHAMA ETICA.O QUE FALTA A GRANDE PARTE DESSA IMPRENSINHA MEDIOCRE.AMIGO FALO ISSO DO ALTO DOS MNEUS 56 ANOS DOS QUAIS 50 ACOMPANHO FUTEBOL.E SÓ UM IDIOTA NÃO VÊ A BABAÇÃO COM O SPORT.SE O TEU CLUBE DÁ OU NÃO MAIS IBOPE EU NÃO SEI, O QUE COBRO ÉA FALTA DE RESPEITO COM OS OUTROS.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS E DE PRIMEIRA.

  3. MENSAGEM DE BOAS FESTAS AOS RUBRONEGROS
    Neste final de ano e neste momento de paz natalina, deixo esta mensagem de boas festas, de solidariedade e de conforto, aos sofridos rubronegros: “Novamente NATAL está próximo (a apenas 270 Km), e traz a alegria de uma criança aprendendo o ABC ou descobrindo a AMÉRICA. Neste clima de festa, desejo que os sinos de Belém, do Pará, relembrem a presença constante e nunca esquecida do PAI (sandu), e que a ASA da pomba da paz bata e rebata as inocentes esperanças de vocês, não só lá em Arapiraca, mas ICASA, também. Que a BOA nova que vem do OESTE, traga ondas gigantes, como as do AVAÍ, espumantes de sonhos impossíveis. Rogando que SÃO CAETANO seja guia constante à frente, mostrando o caminho entre grandes PALMEIRAS, almejo fortemente que, no ano vindouro, o tronco da FIGUEIRA toque profundamente o interior de cada um de vocês e para sempre recordem as boas lembranças da primeira divisão que não mais lhes pertence. PAI CARLOS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊS. UM NATAL COM PERU QUE NÃO SEJA MAGRÃO, E UM ANO NOVO COM MAIS ABUNDÂNCIA DE PERUS E FRANGOS, E REPLETO DE MUITAS E MUITAS ILUSÕES !!! SAUDAÇÕES HEXACAMPEONÍSSIMAS, SULAMERICANAS E SERIEASÍSTICAS ÚNICAS !!!”

  4. Ricardo Barbosa. Não acuse a imprensa pernambucana de ser babona do Sport.
    Sabe porque a imprensa valoriza o Sport Clube do Recife?
    Porque o Sport é o maior de Pernambuco e dá audiência, ao contrário dos outros clubes pernambucanos que se contentam apenas com vitórias em cima do Rubro-Negro. Se o Sport não existisse, não teria rivalidade em nossa cidade, ou seja, Pernambuco seria mais um estado do Nordeste cheio de torcedores de times do Sul.
    Acredito que recentemente você tenha escutado a frase ” A derrota dos gigantes repercute muito mais do que a vitória dos medíocres”. Esta frase se encaixou perfeitamente nas notícias divulgadas pela imprensa recentemente, quando foi muito mais evidenciado o rebaixamento do Sport do que a classificação do Naútico na Sulamericana.
    Sei que muitos tricolores e Alvi-Rubros vão responder meu comentário com grosserias, mas a realidade é essa, Sport é superior em Pernambuco! 

  5. COMEÇOU A BABAÇÃO, PRA O REBAXAIDO DO NILO KKKKKKKKKKKKKKKKK

    PODE TER CERTEZA MAIS 2 ANOS NA SÉRIE B, NEM VOTAR VCS SABEM KKKKKKKK

    REALMENTE ESSA IMPRENSA É MEDIOCRE MESMO, NAS ELEIÇÕES DO NÁUTICO E DO SANTA NÃO DA ESSA COBERTURA, AGORA PREFERE DA UMA COBERTURA PRA UM TIME DE SEGUNDA DIVISÃO.

    OBS: NÃO DIGAM QUE É INVEJA QUE NÃO É, ISSO É A REALIDADE, NÃO POSSO SENTIR INVEJA DE UMA CLUBE DE SEGUNDA DIVISÃO, COM O MEU NA PRIMEIRA.

    VÃO TER QUE NOS AQUENTAR NA PRIMEIRA, CHORA IMPRENSA, CHORA CASSIO E PAI AQUI. 

  6. ELEIÇÃO NO  SPORT CLUB DO RECIFE  É A MESMA “COISA” QUE  ELEIÇÃO  NOS E.U.A 

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    POR ISSO  A IMPRENSA  DA ESSA COBERTURA,   ,GENTE  GRANDE É OUTRA  “COISA” 

    INVEJA QUANDO  NÃO  MATA ALEIJADO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Quando vejo Inter de Milão e Milan dividindo o mesmo estádio, me pergunto por que clubes mortos de fome com Sport e Náutico não podem dividir a Arena superfaturada de Dudu Campos ?  

  8. OMPRESSIONANTE MAIS UMA VEZ A HIPERMEGASUPER BABAÇÃO DESSA MEDIOCRE E RIDICULA DE PERNAMBUCO PARA UMA SIMPLES ELEIÇÃO DE UN CLUBE. PARECIA DISPUTA DE EDUARDO CONTRA JARBAS PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO.PROGRAMAS DAS EMISSORAS FEITAS DIRETO DO CLUBE.E PORQUE NÃO NAS ELEIÇÕES DE NÁUTICO E SANTA? DEIXO SEMPRE A MESMA FRASE NO AR, É PAIXÃO CLUBISTICA OU JABÁ. QUEM SOUBER RESPONDA.PARABENS IMPRENA MEDIOCRE.IA ME ESQUECENDO PATÉTICA AS INDERÇÕES DO “REPORTER TORCEDOR” THIAGO SILVA DA OUTRORA PIONEIRA RÁDIO CLUBE.É BABAÇÃO AO EXTREMO. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  9. 07 DE JUNHO DE 1998 SPORT X PORTO DE CARUARU ILHA DO RETIRO LOTADA E SPORT CAMPEÃO 56.875, O MAIOR PUBLICO APENAS COM UM TIME PEQUENO QUEREMOS A NOSSA ARENA PARA ESSE NUMERO DE TORCEDOR 56.875, POR FAVOR ,,,,,,,,,,,,,, ESPALHE E VAMOS ENTRAR NESSA CAMPANHA

  10. Lamentável para o Clube pois Biva e Dubex só entram para se  favorecerem a eles mesmo. Homero  é garantia,  luta e bocao é o que o Sport precisa.  
    Bom para os concorrentes pois esses malas só querem transformaro o clube em mais uma empresa pessoal dos mesmos. Anote e verão o que disse aqui. 

  11. Cássio,

    Bivar é um homem altamente ocupado, quem vai gerir a “Coisa” novamente, para alegria dos adversários é Gustavo DaB. 

  12. Novo Presidente do Sport – LUCIANO BIVAR

    Retrospectiva de Luciano Bivar como presidente do Sport:

    5 Campeonatos Pernambucanos (97, 98, 99 00 e 06)
    1 Copa do Nordeste – 2000
    1 Título Nacional ( Campeão Brasileiro da Série B – 1990 )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*