Futebol total na meca dos peladeiros

Campos em Hackney Marshes, em Londres. Crédito: Fifa/divulgação

Já foi o tempo em que o Recife contava com inúmeros campos de futebol em parques públicos.

Tente puxar pela memória pelo menos três campos com dimensões oficiais hoje em dia. Não é muito fácil, né? Pois é…

O crescimento demográfico e econômico, paralelo a uma área enxuta na metrópole pernambucana, foi acabando com parte dos campos em terrenos baldios.

Sem a contrapartida do poder público, as peladas foram ganhando espaço em eventos fechados, ou em adaptações como no futebol society.

Um cenário bem diferente de Hackney Marshes, em Londres. Num passado já distante, medieval, a área era um pântano.

Revitalizado, o gigantesco parque deu lugar a 88 campos de futebol. Todos com dimensões 105m x 68m, o tamanho oficial da Fifa. Sim, 88 campos.

A cada domingo, a meca londrina das peladas recebe até 100 jogos de futebol amador. Ou seja, cerca de 2,2 mil jogadores em um único dia.

É a certeza que a prática do futebol fomenta ainda mais a paixão pelo esporte…

Campos em Hackney Marshes, em Londres. Crédito: Google Maps

3 Replies to “Futebol total na meca dos peladeiros”

  1. Sou Pernambucano, do Recife, sou do tempo em que torciamos por times diferentes mas admiravámos o valor de cada belo jogador do Santa, Sport e Naútico, sem esquecer o Central, América, etc.. Ainda tinha os times nordestinos…
    pois bem, que falta estes campinhos fazem…
    Naqueles bons tempos nossas mães nos deixava ficar “jogando bola” porque era uma brincadeira sadia, ou seja, ficar na rua não era um problema. Hoje não existe mais campinhos em compensação a violência entrou em campo, a verticalização marginalizou quem mora em casa e criança direita, tem que estar presa em casa a ver TV ou jogar os violentos na TV. Na rua, além de esgotos a céu aberto (em qualquer parte da cidade), só se encontra pequenos deliquentes, o cara da bicicleta pronto a levar o celular, alguém puxando uma nóia na calçada. Tá dificil. tenho esperança renovada que este govenro atue junto a criançada, os jovens e recupere estes que serão a sociedade do breve futuro que chega.

  2. Cassio, como esporte é saúde e inclusão social, é mais um bom motivo para os jovens se distanciar das drogas e da criminalidade!

  3. Cassio, como esporte é saúde e inclusão social, é mais um bom motivo para os jovens se distanciar das drogas e da criminalidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*