Uma discussão tão grande que parece que foi ontem…
Sport Club do Recife, campeão brasileiro de futebol de 1987.
Há exatamente 25 anos.
Faz bastante tempo que o Leão entrou em campo pela última vez em sua história sem a estrela dourada acima do distintivo.
Com o imbróglio jurídico que marcou aquela edição da Série A, o rubro-negro pernambucano só disputou a decisão oficial contra o Guarani no ano seguinte.
Seguindo à risca o regulamento da competição.
Em 7 de fevereiro de 1988, na Ilha do Retiro.
Quantas vezes o gol de cabeça de Marco Antônio não foi exibido na televisão a cada nova explicação sobre a polêmica competição, na qual o Flamengo parece não desistir de também ratificar a conquista?
O motivo de tantas reprises está centrado na série de reviravoltas, ou tentativas, na verdade. Por mais que a taça das bolinhas esteja no Recife desde sempre.
As seguidas vitórias na justiça, em todas as esferas possíveis, confirmaram o status de único campeão. O caso chegou a ir duas vezes até a Fifa.
Nada que mudasse a história. O desfecho é sempre o mesmo.
Talvez por isso seja surpreendente se dar conta de que essa campanha, nos gramados e nos tribunais, já faz tanto tempo.
Um tema que continua sendo o foco de discussão entre pernambucanos, cariocas e torcedores em geral, em mesas de bar, internet etc.
Mas que, sobretudo, continua enchendo de orgulho o torcedor do Sport.
Acredite, não foi ontem. Foi há exatamente 9.132 dias…
No fundo a CBF (confederação brasileira de falcatruas) não deseja o Sport campeão brasileiro, a imprensa do sul não considera, então o Sport devia fazer feito o Ceará ano passado no cearense, não aceitar a taça e ignorar será competição nojenta feito o campeonato “brasileiro” que de nacional só tem o nome. Vou rasgar as estrelas de minha camisa, pois o Sport não merece estampar este símbolo, não pelo clube, claro, mas pela entidade nojenta como a CBF.
Washington,
Do jogo não tem, pois não teve. Mas tem o registro do WO, em 27 de janeiro de 1988. Apesar da certeza de que o Fla não apareceria, 38 torcedores do Leão pagaram ingresso. Após aguardar durante meia hora, o árbitro Ulisses Tavares deu a vitória ao Sport, pontualmente às 22h. A sirene da Ilha (hoje desativada) tocou.
Foto: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/wp-content/uploads/1987_sport_x_flamengo_diaio_de_pernambuco_512.jpg
Flamengo quis dar de malandro e não cumprir o regulamento..
Final: Sport x Guarani (vice-campeão de 1986)
Parabéns Sport!
To vendo só torcedores do santa,náutico e flamengo questionar o título do sport para todo o nordeste,pq os demais times sabem q realmente o sport foi o legitimo campeão brasileiro de 1987,todos times fora o flamerda e os tricobarbies.concordam com o único campeão…sport assim como a copa do brasil 2008
Parabéns ao Papai da Cidade, o único que ostenta o nome da cidade do Recife em seu peito, mostrando a que cidade pertence, o único que realmente orgulha esse Estado, o único que deu três títulos nacionais ao Recife e a Pernambuco, a maior torcida do Estado, parabéns, pelo Sport Tudo!!!!
Tô procurando o video da final entre Sport x Flamengo no YouTube e não encontro! Passa o link ai, Cassio! rs.
Moreirão, faça-me o favor. Vir usar uma frase de quem você nem sabe quem a proferiu! é profundamente lamentável. Isso apenas vem confirmar que o nobre está bastante ultrapassado,kkkkkkkkk.
e viva o LEÃO DO NORTE. Campeão no gramado e na justiça.
CAMPEÃO BRASILEIRO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
CAMPEÃO BRASILEIRO? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mais uma vez vou repetir aqui. Em 1987, não houve campeão brasileiro. O urubu da praia de Ramos venceu o módulo Verde. Já a Coisa do mangue do Coque, venceu o módulo amarelo. Como regulamento previa o confronto entre ambos, o que não aconteceu… logicamente não pode ter havido campeão. Alguma dúvida nisso ? Porque não se marca um jogo ou dois para se definir o campeão ? Aí sim ..de fato existiria um campeão.
Pernambuco inteiro em festa, “SPORT, O BRASIL É TEU” foi a manchete do DP naquele histórico 7/2/88. Um time que tem na veia o sangue vermelho e preto, a coragem e a força do Leão, símbolo de bravura e representado nos brasões do Recife e do Estado. Parabéns Gigante da Ilha, campeão contra tudo e contra todos.
O Leão do leão do norte
Rugiu mais forte, garboso e varonil
Foi o rugido destemido do sport
Que fez de Pernambuco
Campeão do meu Brasil
Da luta veio a vitória
Contra a escória do futebol
Castores, tubinos, bragas
E outras pragas da mesma escola
No gramado venceu contra quem jogou
E nos tribunais deu em quem fugiu
Saudemos com orgulho e destemor:
Sport, Campeão do Brasil !
Casá – casá
Casá – casá – casaca
A turma é mesmo boa
É mesmo da fuzarca
Sport ! Sport ! Sport !
SPORT QUE EMOCIONA SPORT QUE A GENTE AMA
O sportiminho não foi campeão brasileiro de 1987 porque ele foi rebaixado para a segunda divisão em 1986. O flamengo não foi campeão brasileiro de 1987 porque o campeonato que o flamengo disputou não tinha o guarani(vicecampeão de 1986). Resumindo; em 1987 não teve campeonato brasileiro e não teve campeão brasileiro. Qualquer pessoa que pense diferente disso não é uma pessoa séria.
A decisão empatada nos pênaltis pela disputa ainda do módulo com o Guarani e os dois presidentes decidindo que os dois times eram campeões ninguém fala… Seriedade em alta naquela época!
O Sport Clube recife ainda amedronta os adversário, todos dizem que ganhar do Leão na Ilha do retiro não é fácil!
PARABÉNS SPORT, SEGUI DE CABEÇA ERGUIDA COM O INCENTIVO DA TORCIDA QUE NÃO SE ENTREGA EM QUALQUER BATALHA.
Parabéns Sport Club do Recife, honra e glória do povo pernambucano, único campeão nacional do Estado 1987/2008.
Kkkkkkkkkk…
Não tem vergonha em contar uma lorota dessa? Dizer que o Sport é o Campeão Brasileiro de 1987 sem jogar contra os 12 maiores clubes do Brasil (RJ, SP, MG e RS)? Não tem vergonha em postar uma foto onde nenhum, eu disse, nenhum dos jogadores são sequer conhecidos no Brasil a não ser em PE? Não tem vergonha em celebrar uma decisão por penaltis ridícula que não conseguiu apontar direito um vencedor?
Infelizmente, enquanto alguns clubes do Nordeste tiverem esse complexo de inferioridade, nunca irão crescer e nem fazer parte do segundo escalão do futebol brasileiro. Todos sabem, e não só a Globo, pergunte isso ao Juca Kfouri e a outros jornalistas renomados da ESPN, quem é o real campeão brasileiro de 87.
Saudações Rubro-Negra do Mais Querido do Brasil, o MENGÃO claro!
OBS: único título de campeão brasileiro de um clube nordestino é o do Bahia em 1988. Copa do Brasil não conta…
Contra editora Abril, contra Cocacola, contra CBF, contra Clube dos 13, contra revista Placar, contra quase todos da imprensa do sul, contra os torcedores adversários de Recife, mas do lado da LEI… O campeonato tem que ter regulamento, tem que se respeitar o regulamento… O clube dos treze mandou pra CBF um representante LEGAL chamado Eurico Miranda, que assinou na assembléia a autorização do cruzamento do campeão e vice do módulo verde, contra o campeão e vice do módulo amarelo… Quando o Flamídia foi campeão do módulo verde e o Internacional vice, acharam que no GRITO e com APOIO tão fortes, seriam campeões nacional sem ir pro tal cruzamento… Resultado, todas as instancias esportivas, todas as instancias da justiça comum, o Flamídia perdeu, pois perdeu dentro de campo de W x O, e não teve nenhum amparo LEGAL, para fazer sua defesa… Até hoje briga pelo título sem nenhum amparo LEGAL… Por sinal suas últimas lutas tem sido de “DIVIDIR” o título…
O pior é ver torcedor do Sport usando desculpas sem pé nem cabeça tentando justificar o “título”.
1) “É preconceito contra o nordeste”. Conversa mole. Cadê que ninguém questiona os títulos nacionais do Bahia ou mesmo a Copa do Brasil de 2008 ?
2) “Cumprimos o regulamento”. Cumpriram nada. Vocês nem concluíram a segunda divisão. Após 11×11 nos pênaltis os dirigentes resolveram decidir no par ou ímpar. Essa era a relevância do torneio que o Sport disputou.
3) “O Flamengo teve medo do Sport”. Esse não precisa nem comentar, né ?
diante da soberba sudestina através da rede globo de manipulação e de seus capachos na ed.abril, o fato concreto e indiscutível é q o sport foi campeão por wo. viva ao bravo leão da ilha do retiro! apesar do desrespeito dessas empresas para com recife, pernambuco e os pernambucanos, mesmo com sedes no recife não torcem por pernambuco embora alojadas em nossa terra, e sim trabalham contra pernambuco. o obstinado leão sagrou-se o digno e único campeão brasileiro de 1987, fato imutável! apesar da grobo e do framengo se acharem acima do bem e do mal, jamais mudarão isso, nunca, nunca mais! viva ao bravo leão da praça da bandeira!
Parabéns ao Sport Club do Recife, campeão brasileiro de 1987!
Aliás, uma “mentira” tão bem contada que vira verdade? http://futpedia.globo.com/campeonato/campeonato-brasileiro/1988/02/07/sport-1-x-0-guarani
Só queria saber se o Moreirão que usou a frase do Goebbels (e não do Hitler) , está se referindo à mentira contada pelo Flamengo e pela Globo, porque não vejo o Sport perpetrar mentira alguma…
“Uma mentira repetida várias vezes torna-se verdade” Hitler
PARABÉNS SPORT CLUB DO RECIFE O ÚNICO TIME DE PE COM TITULOS DE VERDADE. NOS ENCHE DE ORGULHO. PST!!!
e a sua opiniao sobre o assunto cassio??