O enorme centro de imprensa da Arena Pernambuco para a Copa do Mundo de 2014 foi inaugurado neste 9 de junho, a cinco dias da primeira partida no estádio, respeitando o cronograma da organização.
A instalação, que tomou boa parte do estacionamento interno da arena, tem capacidade para até 600 profissionais, numa indicação do documento oficial da Fifa sobre a infraestrutura “Estádios de futebol – Recomendações técnicas e os requisitos”, com 420 páginas, de abril de 2011.
O media centre está no mesmo local escolhido na Copa das Confederações. Desta vez, mais mesas – visando a demanda maior pela frente – e luminárias particulares para a cada computador. Novamente, voluntários bilíngue.
Todas as mesas são equipadas com televisões de LED, todas da Sony, patrocinadora oficial do evento, e internet em alta velocidade, a cabo ou via wi-fi. Tudo à disposição dos jornalistas credenciados. Como em 2013, o centro climatizado – através de geradores de energia na área externa – foi customizado com as cores do torneio, agora o Mundial.
O espaço, logo abaixo da arquibancada oeste, é dividido em setores de organização, área de repórteres, área de fotógrafos e ilhas de edição. No local também está montado um estande da Secopa.
A estrutura conta ainda com serviços de bar produtos atrelados aos patrocinadores da Fifa, um caixa eletrônico do Itaú, um balcão de venda de serviços de telefonia para jornalistas e até balcão de empréstimo de equipamentos para fotógrafos.
Fifa à parte, a capacidade regular da sala de imprensa do estádio, um piso acima, é de 150 pessoas.