Em abril de 2015, o ilustrador Samir Taiar resolveu redesenhar os distintivos de doze grandes clubes com os traços característicos do futebol americano. Inicialmente, fez versões de quatro paulistas, quatro cariocas, dois mineiros e dois gaúchos. As imagens fizeram sucesso na web e o designer recebeu pedidos em suas redes sociais para criar marcas de outros equipes do Brasil.
Samir acabou repaginando mais sete grandes times, os dois de Salvador, dois de Curitiba e o trio do Recife. Em todos os casos, o design ocorreu a partir dos mascotes e com a inclusão dos nomes das sedes, em inglês.
Em Pernambuco, pela ordem, surgiram versões de Sport, Náutico e Santa. O rubro-negro foi o único sem o nome da capital, chamado de Island Lions (Leão da Ilha) para se diferenciar dos Lions do Vitória. No Náutico, o timbu virou Skunk. Numa tradução literal, seria gambá. O marsupial alvirrubro seria “Opossum”. Em relação ao Tricolor, a curiosidade foi o fato de a descrição do projeto apontar o nome Coral Snakes. No distintivo, contudo, ficou Snakes Recife.
A ideia do mineiro cresceu e todas as marcas no estilo NFL viraram estampas em camisas masculinas e femininas (R$ 59). Confira aqui.
Confira os detalhes das camisas: Náutico, Santa Cruz e Sport.
Erraram no Timbu. O timbu nos EUA é chamado de opossum. Skunk é gambá.
theo sabiá, você fala em jogada de marketing como se você soubesse se essa ideia do ilustrador fosse ou não algo oficial dos times brasileiros. no minimo você nem leu a matéria porque se lesse e fosse mais a fundo sobre isso, saberia que o ilustrador samir taiar redesenhou com o intuito de fazer uma experiência, ou melhor,uma brincadeira e você simplesmente sai atirando pedra no trabalho do rapaz. como eu disse, você deve ser do tipo não se presta a ler ou interpretar algo e ja sai julgando o que não sabe e ainda mais com argumentos políticos sem pé e sem cabeça . ve se relaxa ok? ninguém ta querendo ser americano e ninguém ta querendo implantar imperialismo cultural kkkk Por favor theo sabiá, graças a gente com cabeça como a sua, que hoje em dia tudo é motivo pra mimimi.
Interessante aos escudos, lá nos Eua vez por outra aparece esses “mashups” com escudos de times da nba estilo nhl, nhl estilo nfl e por ai vai.
Que mais artitas façam mashups desses com os escudos dos nossos times!
Por isso que o futebol anda essa droga, pois parecemos aculturados sem tradição ao copiarmos as bostas do exterior por pura ganância de marketing. Enquanto isso vai se vendendo as tradições naturais e lgítimas da terra por uns míseros trocados, o que demonstra a incompetência e subserviência das federações à mãe corrupta (cbf, como minúsculas mesmo) que nada faz pelo futebol, a não ser faturar em cima do mesmo. E a bolinha, ó: do tamanho de uma ervilha!
Island Lions é legal, mas preferia Recife Lions porque fica estranho nao levar o nome da localidade.
Engraçado que o único clube do estado que ostenta o nome da Capital é o Sport, e nesse caso ao o rapaz fez o inverso…não gostei