O Sport confirmou a extensão do seu contrato de transmissão do Campeonato Brasileiro, junto à Rede Globo, para o biênio 2019/2020. Após as notícias de que os clubes estavam aceitando cotas menores da emissora (redução de 25%), o presidente leonino, João Humberto Martorelli, explicou a situação pernambucana. Numericamente, a parcela do Leão até será maior em 2019 em relação à cota fixa de 2018, de R$ 35 milhões, mas considerando a projeção (e valor) de mercado – com o crescimento paulatino da verba de tevê -, o repasse será menor. O mandatário não divulgou valores, mas é possível dar um exemplo, a partir de um cenário explicado pelo próprio CEO do clube, Leonardo Estevam, também presente na apresentação da direção.
Ato 1
Pelo contrato vigente, o clube receberia “R$ 100” em 2018
Ato 2
Pela projeção de mercado (crescimento da competição, com marca e visibilidade + índices financeiros, como IPCA e IGP-M), a nova cota em 2019 deveria ser de pelo menos R$ 130.
Ato 3
Contudo, a Globo, alegando uma retração de investidores (patrocínios na grade), teria oferecido um valor bruto até acima de 2018, mas proporcionalmente abaixo do crescimento esperado, calculado anualmente desde 2012. Logo, um número entre R$ 105 e R$ 110…
Pela assinatura do novo acordo, o Sport recebeu um “bônus” milionário. Esta verba já foi paga, mas o clube ainda não gastou. A ideia é utilizar esse montante – já previsto no orçamento atual – a médio prazo, “com calma”, nas palavras do próprio dirigente. Reforços na Série A? Considerando os dois anos anteriores, na mesma gestão, seria um quadro bem possível. Sobre a escolha da Globo, em detrimento do Esporte Interativo, que se reuniu com o clube em 21 de dezembro e cobriu com sobras (10x) a cota da tevê fechada, de R$ 3 milhões, o presidente do Sport justificou que “seria mais seguro” fechar os três contratos de uma vez, com a mesma empresa (aberta, fechada e pay-per-view). No caso, o dirigente expôs a desconfiança de ter apenas um contrato em mãos.
Falando especificamente sobre 2020, Martorelli projeta um faturamento de R$ 100 milhões no período, o que corresponderia ao maior faturamento da história do clube. E a ideia é justamente reduzir o impacto da televisão no orçamento, de 55% para 35%. Para isso, será preciso aumentar as demais receitas conhecidas, como comércio, marketing, bilheteria etc. Caso essa mudança (difícil) aconteça, o time começaria a seguir o modelo dos principais clubes do mundo, cada vez menos dependentes das cotas da televisão.
Fora Lelê!!!
Mais do mesmo: cláusula de confidencialidade, blá blá blá…
Martorelli modernizou a gestão do clube em alguns aspectos, isso não dá para negar. Mas no quesito transparência, é uma negação total. A maior compra da história do Sport apenas veio à tona porque o clube vendedor (AAAJ) divulgou os valores da transação, de forma exemplar.
Quanto à renovação com a Globo, igualmente lamentável. Tem se falado que ela está propensa a adotar os critérios de distribuição de cotas semelhante à Premier League: 40% igualmente, 30% desempenho e 30% audiência. Só que a verba anual destinada para tal rateio seria de 500 milhões, o que é uma mixaria (no contrato atual apenas Flamengo e Corinthians recebem, juntos, 340mi – 170 para cada). A diferença, é paga em bônus de renovação e luvas, com valores sigilosos, protegidos por cláusulas de confidencialidade. Ou seja, na prática nada muda, e o apartheid, ou espanholização, segue seu curso, não nas cotas, mas nos bônus sigilosos. Tudo como dantes no quartel de Abrantes.
Cota de TV negocia-se em bloco não isoladamente, quem negocia isoladamente pretende manter algum tipo de benefício adquirido. Nenhum campeonato nacional importante adota essa divisão, até o espanhol está muda para 16/17. A competição perde competitividade com esse tipo de divisão.
Como um clube pode recusar uma proposta 10x maior alegando “segurança”? Se não tiver uma máfia por trás disso nada justifica, aliás, nem uma máfia justificaria.
Os clubes do antigo C13 estão todos presos, fora q ainda tem a represália de não fechar com a TV aberta e PPV. A CBF e a Globo tem td amarradinho pra não perderem a mamata, trouxa eh quem pensa q não há mutreta nisso aí.
o santa tem a oportunidade de fechar com o EI e ganhar um bom dinheiro também. Mas vão continuar sendo nosso freguês. PST !!!
cassio como fica pernambuco com esse disparo financeiro do sport, santa ganhando 26 mi e o nautico 5 faz uma materia abordando o futuro financeiro do santa e do nautico. fico com medo de espanholizar o nordeste so com bahia e sport
Bom foi para a Tv Globo fechar com este gigante brasileiro!