As centenárias marcas de Sport, Náutico e Santa Cruz valem R$ 126,2 milhões.
Para se chegar ao valor, em 2014, foi realizado um extenso cálculo com 21 variáveis em três frentes: dados financeiros (marketing, estádio, sócios e mídia, à parte das transferências de atletas), torcida (tamanho, faixa etária, nível de renda e distribuição geográfica) e mercado local (informações econômicas e sociais sobre da região em que atua o clube).
A projeção aumentou em 25 milhões de reais o dado de 2013, ou 24%.
O levantamento foi produzido pela BDO RCS Auditores Independentes, o braço brasileiro da companhia britânica de mesmo nome.
No ano passado, o estudo apontou o valor agregado do trio em R$ 101,2 milhões. Apesar do rebaixamento no Brasileirão, o Náutico ainda viu a sua marca crescer (ainda que tenha sido menos de 1%). Já os acessos de Sport (à elite) e Santa (à segundona) turbinaram a projeção, sobretudo no caso rubro-negro, com uma evolução de 50%.
Apesar do aumento, o valor ainda é baixo no cenário geral. Só o Coritiba, em 13º lugar no ranking nacional, foi avaliado em R$ 118 milhões. Pendeu a favor do Coxa o poder econômico do estado do Paraná.
Lá no topo, dois clubes já ultrapassaram a barreira de R$ 1 bilhão…
Sem surpresa alguma: Corinthians e Flamengo.
Confira a evolução dos recifenses, tanto nos valores quanto no ranking nacional.
Sport
2014 (17º) – 62,6 mi (Série A), +50.8%
2013 (19º) – 41,5 mi (Série B), -0.9%
2012 (17º) – 41,9 mi (Série A), +6.6%
2011 (16º) – 39,3 mi (Série B), +5.3%
2010 (15º) – 37,3 mi (Série B)
Náutico
2014 (20º) – 38,3 mi (Série B), +0.7%
2013 (20º) – 38,0 mi (Série A), +23.3%
2012 (20º) – 30,8 mi (Série A), +16.2%
2011 (21º) – 26,5 mi (Série B), -1.8%
2010 (19º) – 27,0 mi (Série B)
Santa Cruz
2014 (25º) – 25,3 mi (Série B), +16.5%
2013 (25º) – 21,7 mi (Série C), +0.9%
2012 (24º) – 21,5 mi (Série C), +10.8%
2011 (23º) – 19,4 mi (Série D), +4.3%
2010 (23º) – 18,6 mi (Série D)
Desde o primeiro dado, em 2010, o trio, então com 82,9 milhões, valorizou 52%.
essas duas freguesas,sempre abaixo do SPORT.