O hóquei pernambucano conquistou o seu 11º título nacional masculino.
São dois títulos na extinta Taça Brasil e nove no Campeonato Brasileiro.
O triunfo de 2014, em Sertãozinho, vai para a galeria do Sport, que pela primeira vez em sua história venceu nacional em dois anos consecutivos. Foi também a primeira vez que o Leão sagrou-se campeão brasileiro fora do Recife.
Títulos nacionais de Pernambuco
Português: 1966 e 1967 (ambos na Taça Brasil), 1980, 1981, 1998 e 2000
Sport: 1993, 1997, 2010, 2013 e 2014
Apesar de atualmente contar com um campeonato estadual de hóquei sobre patins com apenas três equipes – incluindo aí o Náutico, campeão nordestino em 2013 -, quase sem patrocínios, a modalidade é uma das mais vitoriosas do esporte pernambucano. Não por acaso, a capital sediou o Campeonato Mundial em 1995.
A modalidade foi introduzida no estado por Elísio Gomes, ex-presidente do Clube Português. O ano era 1953, na montagem da primeira equipe pernambucana. Todos os materiais (stick, bola, patins, joelheiras e luvas) foram importados de Portugal.
O tradicional Campeonato Pernambucano seria criado em 1959, tendo até hoje 32 títulos do Português, 21 do Sport e 2 do Náutico. O formato atual conta com três turnos, com cada um tendo jogos de ida e volta.
Já o Brasileiro, realizado nesta temporada no interior paulista, teve outro sistema. Foram sete equipes e turno único. E os três representantes locais conseguiram vitórias. Coube ao Sport a campanha perfeita na quadra, com seis vitórias, incluindo uma virada na última rodada, contra o Mogiana, então invicto.
Aos sobreviventes de uma modalidade sem recursos e com tantos títulos, parabéns!
Saiba mais sobre o hóquei pernambucano aqui.
Valter Barros,
Apesar da tradição, a melhor colocação do Minho no feminino adulto foi o vice-campeonato brasileiro em 2000. O domínio era da Portuguesa de Desportos – ao menos na pesquisa feita aqui. Abraço.
Cássio, o Minho não teve nenhum título?
Pensei que no feminino o Minho tivesse sido campeão brasileiro.