A expectativa é de casa cheia na Arena Pernambuco. Em apenas 24 horas foram vendidos 35 mil ingressos para Brasil x Uruguai. Sem surpresa, o jogo terá um esquema operacional especial. O empenho começa já mobilidade, o maior entrave do estádio, cujo plano original de transporte não saiu. Para o jogo pelas Eliminatórias, funcionará o BRT(bus rapid transit), do Derby à Arena. Uma exigência da torcida em jogos regulares de Náutico, Santa e Sport, que contam no máximo em ônibus convencionais, dependendo do porte da partida.
Até mesmo o metrô poderá ser estendido, com uma base na estação Cosme e Damião. A rede ferroviária fecha diariamente às 23h, o que inviabilizaria a volta – pois o jogo terminará meia-noite -, mas o governo do estado está negociando a ampliação do horário junto à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Palavras das secretaria executiva das cidades, Ana Suassuna, presente na reunião de operações para a partida, que ocorreu na sede da FPF, neste 26 de fevereiro, com a presença do diretor de competições da CBF, Manoel Flores.
“Teremos BRTs funcionando na saída do Derby para a Arena Pernambuco.”
“O metrô estará em operação no dia do jogo e estamos em tratativas para que ele também esteja funcionando no final da partida.”
Essas medidas são necessárias, pois o numeroso público em 25 de março – com possível quebra de recorde, de 41.994 espectadores – merece toda a atenção. Só fica a lamentação por não haver uma esquema assim nos jogos dos clubes locais, sempre com paliativos. Entre outros motivos, talvez isso explique a taxa de ocupação do estádio, de apenas 23% em 2015.