A evolução das redes sociais de Sport, Santa Cruz e Náutico de 2011 a 2016

Perfis oficiais de Sport, Santa e Náutico no facebook, twitter e instagram em 10/05/2016

Pelo sexto ano o blog atualiza os dados das redes sociais oficiais de Náutico, Santa Cruz e Sport, apresentando um raio x sobre a evolução de usuários de cada um no facebook e no twitter. Neste ano, o instagram também foi adicionado, uma vez que agora os três clubes contam com perfis oficiais ativos. Somando as três redes, o total de torcedores envolvidos é de 3.180.006. Pela quarta vez em seis anos, a atualização de novos membros foi maior na rede de Mark Zuckerberg do que no microblog (438 mil x 283 mil). Naturalmente, há a duplicidade (ou triplicidade) de usuários, com um mesmo torcedor seguindo todas as redes do seu clube. O blog, por exemplo, segue os nove perfis!

Num comparativo entre os perfis alvirrubros, tricolores e rubro-negros, o Sport aparece muito à frente da soma dos rivais, com mais de um milhão nas duas maiores redes. Detém 59% dos usuários no face e 88% no twitter. No último ano essa análise apontava 68% e 91%, respectivamente. A diminuição se deve ao incremento nos perfis do Santa Cruz, que em ano cresceram mais de 100%, com atualização constante – fotos, vídeos, promoções, interações etc. Abaixo, um gráfico com os números oficiais agregados do Trio de Ferro, com dados levantados entre os meses de maio e junho das últimas seis temporadas (na lista de comentários, o quadro completo, com dados destrinchados).

Facebook
2011 – 10.612
2012 – 118.180 (+107.568, ou 1.013%)
2013 – 243.473 (+125.293, ou 106%)
2014 – 825.864 (+582.391, ou 239%)
2015 – 1.259.807 (+433.943, ou 52%)
2016 – 1.697.991 (+438.184, ou 34%)

Twitter
2011 – 34.746
2012 – 118.349 (+83.603, ou 240%)
2013 – 193.647 (+75.298, ou 63%)
2014 – 232.107 (+38.460, ou 19%)
2015 – 938.728 (+706.621, ou 304%)
2016 – 1.222.319 (+283.591, ou 30%)

Instagram
2016 – 259.696

6 Replies to “A evolução das redes sociais de Sport, Santa Cruz e Náutico de 2011 a 2016”

  1. Itamar,

    Respeito a sua argumentação mas, infelizmente, carece de fundamentos; em sendo assim, não me convenceu.

    Estamos aqui refletindo sobre a sua proposição inicial, a saber, de que o Santa Cruz tem um crescimento diferenciado (‘impressionante’, usando a sua própria expressão) em redes sociais.

    Para assentar o seu raciocínio, uma vez provocado por este interlocutor, você alegou o ‘profissionalismo em gerir redes sociais’.

    Está errado. Profissionalismo em gestão de redes sociais não explica apenas a alavancagem do Santa Cruz, mas de todos os clubes com crescimento expressivo. Todos os clubes com torcida significativa tinham/têm páginas extraoficiais, com centenas de milhares de seguidores; não é privilégio do clube local das três cores. Alie-se a isso o crescimento vegetativo da população, a popularização das redes sociais, e o notável acréscimo ao acesso de mídias eletrônicas que beneficiou os níveis mais baixos da pirâmide sócio-econômica, e estará explicado o incremento no número de adeptos/fãs dos clubes de futebol em redes sociais. Todos tiveram crescimento substancial, não somente o Santa Cruz.

    Continuando a sua exposição, você fala que ‘no ano de 2014, o santa deveria ter bem mais seguidores do que o número apresentado, visto que acabara de conquistar o tri campeonato estadual, dois acessos e um título nacional.’ Ora, é inteiramente subjetivo/relativo avaliar se o clube teria mais ou menos seguidores do que o número registrado; o que importa aqui é se houve crescimento de um ano para o outro, e não o número exato de seguidores em determinado ano. Foram 240 mil ‘curtidas’, segundo você, mas poderiam ser 280 mil, ou mesmo 210 mil, o que seria irrelevante para o raciocínio aqui desenvolvido. O ponto central é que, com os títulos alcançados – aliados a outros fatores, já expostos – deu-se inequivocamente impulso para a torcida do Santa Cruz se fazer mais ativa em redes sociais. É o clube que está em sota-vento, com toda a mídia local a seu favor (adesão, aliás, nem sempre – quase nunca – descompromissada). Portanto, mais méritos terão os clubes (como o Sport Club do Recife) que, com poucos títulos conquistados no período analisado, cresceram tanto quanto, ou mais, que aquele que mais títulos detém no intervalo. Perceba que o Sport teve um acréscimo absoluto de praticamente 1 milhão de seguidores no Facebook, contra 500 mil do Santa Cruz; no twitter então, a comparação é tão dessemelhante que fala por si só.

    Em seguida, você se refere ao tricolor alencarino, o Fortaleza, cotejando-o ao seu clube. O Fortaleza não é parâmetro para esta discussão: há anos o Fortaleza mofa na série C (colocando, aliás, ano a ano, 60 mil torcedores no Castelão, e sem gratuidade no ingresso, fato que é omitido convenientemente pela imprensa pernambucana). Não são comparáveis os dois títulos do Fortaleza aos vários títulos (e acessos, enquanto o cearense apenas teve descensos, o que contribui ainda mais para depreciar o ânimo de seus seguidores) não são comparáveis aos vários títulos, eu dizia, do Santa Cruz. Para comparar situações, necessários são parâmetros semelhantes, o que está longe de ocorrer no presente caso.E ainda assim, segundo você mesmo, o Fortaleza não cresce mais que o Santa Cruz porém, em números absolutos, está à frente do Santa Cruz no Facebook.

    Não, o Youtube não é rede social. Entretanto, dada a sua insistência em invocar o Youtube, fui dar uma olhada nas TVs oficiais dos clubes naquele reprodutor de vídeos. Constatei que o Bahia tem 14 mil (sim, não digitei errado, são catorze mil apenas) inscritos; já o Santa Cruz tem algo como 13 mil e 900 seguidores, e o Sport, 8 mil. Convenhamos, são números pífios, irrisórios, desprezíveis para se avaliar adesão, crescimento, audiência de clubes tão populares. Falemos de centenas de milhares (ou de milhão, no caso de Sport e Bahia) de seguidores nas verdadeiras redes sociais, e não de 10 ou 12 mil adeptos. É muito latim… para nada.

    No final, permita-me dizer que todo o sofisma de que seu argumento se vale é para esconder algo que salta aos olhos: o Sport Club do Recife lidera, com margem imensa, a frequência nas redes sociais em Pernambuco, com o número de adeptos sendo superior (em muito) à soma de seus adversários locais; já no Nordeste, disputa no olho mecânico com a outra potência regional, o Esporte Clube Bahia. Brigar com tais fatos e números cristalinos não passa de mera retórica passional.

  2. Respondendo a Isaac,

    Youtube é rede social. Os usuários podem: gravar seus próprios vídeos, comentar nos vídeos de outras pessoas e se inscreverem nos canais que desejarem.
    1 – O Santa Cruz tem mais inscritos no youtube, não estou falando de visualizações no canal.
    2- Sua conclusão a respeito do crescimento do Santa Cruz está errada. A causa do crescimento se dá pelo profissionalismo em gerir as redes sociais, e não pela euforia por títulos, e vou dizer o porquê.
    O facebook e demais redes do santa eram geridas precariamente, tanto que perfis não oficiais tinham mais seguidores do que os oficiais.
    Até hoje o Santa tem uma página extra oficial que carrega mais de 350 mil curtidas.
    Após a gestão de Alírio Moraes, todas as plataformas foram melhor administradas. Inclusive, com o perfil do clube tendo o reconhecimento oficial do facebook( aquela paradinha azul).
    Se você atribui o crescimento aos títulos, basta olhar o próprio gráfico que Cássio nos deixou. Nele, você pode ver que, até 2015, o santa tinha 240 mil curtidas. Se partíssemos da sua lógica, no ano de 2014, o santa deveria ter bem mais seguidores do que o número apresentado, visto que acabara de conquistar o tri campeonato estadual, dois acessos e um título nacional.

    Apenas para rechaçar totalmente a sua argumentação, o Fortaleza, que acabou de se sagrar bi campeão estadual, não chega nem perto do crescimento do Santa Cruz, e olhe que o clube também investi massivamente em marketing.

    Santa Cruz, o Terror do Nordeste.

  3. ‘Tricolouco’, perdoe-me mas você fez jus ao epíteto que carrega; desatinou um monte.

    Junte os outros dois da capital, e escolha a rede social que quiser, e não chegarão sequer próximos ao Sport – Youtube não é rede social, é tão somente um sítio de compartilhamento de vídeos – e é óbvio que o time que acabou de ganhar dois títulos terá muitos vídeos vistos (vídeo é uma mídia com muito apelo, incomparavelmente maior que mídias com predominância de textos/fotos, como Facebook, por exemplo). Arrisco dizer, por exemplo, que o Ceará, campeão do Nordeste em 2015, tinha mais audiência à época do que o Santa Cruz, no Youtube. Acreditar em coisa diversa, é forçar a barra.

    Não sei se é a sua intenção, mas, se assim for, por favor, poupe-nos desse discurso tão afeito ao Santa Cruz, de que é o coitadinho, com torcida pobre que não pode ter computador; hoje em dia, a proliferação dos celulares se dá desde o Coque até a Avenida Boa Viagem, todo mundo tem acesso ao mundo virtual. E o Sport, a exemplo do Santa Cruz, tem uma torcida imensa nas classes menos favorecidas.

    Esse ‘crescimento impressionante’ ao qual você se atém, nada mais é que uma demanda reprimida, acelerada pelas recentes conquistas do Santa Cruz, desde 2011. Pouco passará disso percentualmente, porquanto atingiu o seu cimo. Hoje, o momento é de euforia para os torcedores do Santa Cruz. Porém, no decorrer (e ao final) do campeonato brasileiro da Série A, a probabilidade de arrefecimento é imensa e, em consequência, o refluxo de torcedores-seguidores. Lembre-se de que o ‘tempo das vacas gordas’ cessa, e é sucedido pelo ‘tempo das vacas magras’.

    Já o Sport, mesmo sem ganhar títulos desde 2014 – e ganhando apenas dois títulos desde 2011, com acessos e descensos nesse período -, apresenta (pode-se concluir com folga, ante o quadro descrito) um crescimento exponencial e consistente (estrutural, e não, conjuntural,como é o caso do adversário), e lidera as redes sociais no Nordeste (não sei se nas três, ou em duas delas, o Bahia também é uma potência).

    A César o que é de César, sem paixões.

  4. Cássio, você esqueceu de citar o youtube. Nesta rede, o Santa Cruz tem mais seguidores que os dois rivais do Estado, perdendo apenas para o Bahia, que tem uma diferença muito pequena.

    É impressionante o crescimento do Santa Cruz no Facebook e Instagram.
    Ando acompanhando de perto este crescimento, e só para se ter uma ideia, o Santa Cruz F.C, antes da conquista da Copa do Nordeste e Pernambucano, tinha aproximadamente 440 mil usuários que curtiam a página do Facebook. Após o título, a página coral já soma mais de 503 mil curtidas. É a rede social que mais cresce entre os clubes do nordeste, mais do que Bahia e Sport, diga-se de passagem.

    Atualmente, o Santa está em quinto lugar no ranking de curtidas do Nordeste. Atrás de Bahia, Sport, Ceará e Fortaleza. Mas não tenho dúvidas de que em algumas semanas o Santa Cruz superará o Fortaleza e o Ceará.

    Tudo isso reflete a força da nossa diretoria e o investimento massivo em marketing, como por exemplo a oficialização da Tv Coral como Tv oficial do clube e a criação de um departamento exclusivo de marketing, que gere todas as redes sociais e o site do clube.

    Avante Santa Cruz, o Terror do Nordeste.

  5. Complemento do post…

    Facebook (sportclubdorecife)
    2011 – 5.699
    2012 – 100.000 (+94.301, ou 1.654%)
    2013 – 193.277 (+93.277, ou 93%)
    2014 – 517.151 (+323.874, ou 167%)
    2015 – 854.761 (+337.610, ou 65%)
    2016 – 1.000.338 (+145.577, ou 17%)

    Twitter (@sportrecife)
    2011 – 25.987
    2012 – 96.651 (+70.664, ou 271%)
    2013 – 160.043 (+63.392, ou 65%)
    2014 – 182.926 (+22.883, ou 14%)
    2015 – 854.527 (+671.601, ou 367%)
    2016 – 1.074.003 (+219.476, ou 25%)

    Instagram (sportrecife)
    2016 – 159.295

    Facebook (oficialsantacruzfc)
    2011 – 2.347
    2012 – 5.190 (+2.843, ou 121%)
    2013 – 17.871 (+12.681, ou 244%)
    2014 – 187.714 (+169.843, ou 950%)
    2015 – 244.524 (+56.810, ou 30%)
    2016 – 502.788 (+258.264, ou 105%)

    Twitter (@scfc_oficial)
    2011 – 2.803
    2012 – 9.755 (+6.952, ou 248%)
    2013 – 15.649 (+5.894, ou 60%)
    2014 – 23.729 (+8.080, ou 51%)
    2015 – 33.548 (+9.819, ou 41%)
    2016 – 72.907 (+39.359, ou 117%)

    Instagram (santacruzpe)
    2016 – 74.688

    Facebook (nauticope)
    2011 – 2.566
    2012 – 12.990 (+10.424, ou 406%)
    2013 – 32.325 (+19.335, ou 148%)
    2014 – 120.999 (+88.674, ou 274%)
    2015 – 160.522 (+39.523, ou 32%)
    2016 – 194.815 (+34.293, ou 21%)

    Twitter (@nauticope)
    2011 – 5.956
    2012 – 11.943 (+5.987, ou 100%)
    2013 – 17.955 (+6.012, ou 50%)
    2014 – 25.452 (+7.497, ou 41%)
    2015 – 50.653 (+25.201, ou 99%)
    2016 – 75.409 (+24.756, ou 48%)

    Instagram (nauticope)
    2016 – 25.713

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