O primeiro passo da reconstrução

Criciúma, campeão da Copa do Brasil de 1991

A CBF divulgou nesta sexta a tabela da Copa do Brasil de 2010 (veja AQUI). Para ver o diagrama das fases da segunda maior competição nacional, clique AQUI.

Inicialmente, todas as estreias pernambucanas seriam no dia 24 de fevereiro. No início da noite, porém, a CBF mudou a tabela e o Alvirrubro será o primeiro a jogar, no dia 10. Leão e Cobra-Coral seguem na data anterior. Abaixo, uma análise das chaves.

Ivinhema/MS x Náutico – Em caso de classificação, o Alvirrubo jogará contra o vencedor da chave entre Vitória e Corinthians Alagoano.

América/AM x Santa Cruz – Se passar, o Tricolor encara o vencedor de Botafogo (Série A) x São Raimundo/PA (campeão da Série D)

Brasília/DF x Sport – Se passar, o Leão pega o vencedor de Paraná Clube (Série B) e o desconhecido Cerâmica, de Gravataí/RS. O time gaúcho conseguiu a vaga após ser vice-campeão da Copa Federação Gaúcha.

Na Copa do Brasil, o título de 2008, conquistado pelo Sport, foi o maior momento do estado. O Leão alcançou outras boas campanhas, com o vice em 1989 e a semifinais em 1992 e 2003. O Timbu foi 3º lugar na edição de 1990. Já o Tricolor, eliminado na 1ª fase nas últimas três edições, nunca chegou sequer nas quartas de final.

Critério de participação dos times pernambucanos para 2010: Sport, campeão estadual; Náutico, vice-campeão pernambucano; Santa Cruz, ranking da CBF.

Será a única chance do trio de disputar a elite no próximo ano… 😎

Post atualizado às 18h40.

Na foto, o elenco do Criciúma, que venceu a competição de 1991. Foi a primeira grande zebra a vencer a Copa do Brasil. O time era treinado por Felipão (leia mais AQUI). Depois, apareceram outras, como Juventude (1999), Santo André (2004), Paulista (2005) e, de certa forma, o Sport, em 2008. Qual leonino não queria outra “zebra” como aquela? Qual torcedor do Timbu ou do Santa não gostaria de repetir o feito!?

3 Replies to “O primeiro passo da reconstrução”

  1. É mesmo Cassio, mas se analisarmos as últimas campanhas de Santa Cruz e Central, a Patativa vem surpreendendo e fazendo campanhas melhores que o tricolor do Arruda, por isso meu espanto.

  2. Washington,

    Após dois anos seguidos participando da Copa do Brasil, a Patativa está fora da edição de 2010. Em 2008, a Patativa participou como vice-campeã estadual de 2007.

    Neste ano, o clube, que havia ficado em 3º no Pernambucano do ano passado, herdou a vaga do Sport, que se classificou à Libertadores.

    Vale lembrar que nas duas participações, o Central passou da 1ª fase. Na primeira, passou pelo Remo, enquanto na segunda eliminou o Ceará. Assim, o time jogou contra Palmeiras e Vasco no Lacerdão. Jogos históricos para  Caruaru.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*