Ao remodelar a Libertadores e a Sul-Americana, visando as edições de 2017, a Conmebol redistribuiu as vagas brasileiras nos torneios. Na Liberta, subiu de 5 para 7. Na Sula, reduziu de 8 para 6, num contexto que interferiu diretamente na Copa do Nordeste, tendo como alvo imediato o Santa Cruz. Com a revisão do calendário, a CBF acabou tirando as vagas para a Sula através do Nordestão e da Copa Verde. No caso, a medida valeria para os próximos torneios regionais. Contudo, os respectivos campeões em vigor, Santa e Paysandu, teriam direito à participação internacional em 2017. Sem aviso prévio, acabaram cortados.
O regulamento da Copa do Nordeste de 2016. Crédito: CBF/reprodução
O departamento de competições da confederação brasileira tentou interceder na decisão, mas a Conmebol foi taxativa: a partir de agora (e já para a edição de 2017), as vagas da Copa Sul-Americana serão oriundas, necessariamente, do Campeonato Brasileiro – no caso, do 7º ao 12º colocado. A canetada (seja da CBF ou da Conmebol) retirou duas vagas legítimas, conquistadas no campo. O prejuízo é técnico e financeiro. Considerando as cotas da Sula desta temporada, a não participação da Cobra Coral e do Papão representa, para cada um, um prejuízo de 300 mil dólares (ou R$ 1.017.240). Verba apenas da primeira fase!
Os novos critérios da Conmebol para as classificações internacionais
Vale lembrar que a própria CBF havia dado duas vagas ao Lampions de 2016, em caráter especial, visando um ajuste de calendário (anterior à mudança forçada pela Conmebol), fazendo com o que o campeão regional passasse a jogar a copa internacional somente no ano seguinte. Assim, o tricolor ganhou não uma, mas duas vagas. Levando em conta o bom direito de pernambucanos e paraenses, o caminho na justiça (mesmo que comum) parece válido…
Como “consolação”, os regionais agora levam às oitavas da Copa do Brasil.
O regulamento da Copa do Nordeste de 2017. Crédito: CBF/reprodução
Participações na Copa Sul-Americana via regionais:
Nordestão
2014 – Sport
2015 – Bahia (vice)
2016 – Santa Cruz
2017 – Santa Cruz*
Copa Verde
2015 – Brasília
2016 – Cuiabá
2017 – Paysandu*
* Vagas retiradas pela Conmebol
Não acho que a CBF queira cortar os clubes do Nordeste de competições internacionais. O Sport se classificou para a Sul-Americana via Brasileirão.
Santa e Paysandu perderam as vagas por causa da Conmebol que retirou duas vagas para por para a Libertadores (O chamado G6).
A Conmebol deu mais prioridade a Libertadores do que a Sul-Americana (porque da mais dinheiro em patrocínios e audiência).
Sou tricolor, mas achei bom o santa cruz não participar, pois para fazer esta palhaçada que fizeram este ano, poupando jogadores para serem rebaixados, é melhor não participar.
O Paysandu não ganhou em campo o direito de participar da copa verde em 2016, isso é FATO!
Entrou PELA janela, também FATO!
Por tanto não Tem direito de participar da SulAmérica de jeito nenhum; FATO!
Quem não tem direito, não pode reclamar. Kkkkkkkk
Esses caras querem de qualquer forma limar os Clubes do Norte e do Nordeste em prol desse famigerado clube dos 13. Duvido que se fosse um Palmeiras e São Paulo ou qualquer um outro do Sul-Sudeste que essas vagas seriam retiradas. O Papão e o Cobra Coral tem que botar pra fuder na justiça em cima desses patifes. Respeitem o Norte e o Nordeste cambada de vasilhas.
Essa Conmebol é um antro de corruptos elevado ao cubo. Pilantras, sem vergonha. Sei que o Santa cruz tem um depto. jurídico que deixa muito a desejar. Talvez com a ajuda do Paysandu, que tem depto. jurídico especialista em viradas, e tentativas de viradas de mesa, com esse caso, que é mais que justo, poderiam atuar em conjunto para detonar essa filhote da FIFA.