Com a 3ª campanha de sócios na década, Santa retoma plano de ingresso garantido

Setores do Arruda para a campanha de sócios "Santa Forte". Crédito: reprodução (santaforte.com.br)

Em menos de seis anos, a Santa Forte é a terceira campanha de sócios apresentada pelo Santa Cruz. O novo projeto é focado no escalonamento de descontos a todos os setores do Arruda aos associados, incluindo um acesso livre a partir do anel superior às quatro categorias (de um total de seis) a partir de R$ 25. Com isso, o clube tenta retomar o quadro adimplente, que teve uma queda de 50% no segundo semestre de 2016. No contexto voltado para o futebol, o plano básico é o Todos com o Santa, que também garante desconto de 75% para a arquibancada na barra do canal, à direita das cabines de televisão.

No topo está o plano Fita Azul, com os anéis inferior e superior liberados, além de 25% de desconto para as cadeiras cativas. Com a mudança drástica em relação ao projeto anterior, o “Santa Cruz de Corpo e Alma”, será feita a transição automática dos planos dos sócios em dia, hoje seis mil. Originalmente, o plano de metas de Alírio Moraes para o triênio 2015-2017 visava 45 mil sócios nesta temporada. Hoje, a meta está em 20 mil (número ainda bom).

O recorde do Santa é de 1999, na gestão de Jonas Alvarenga. Na ocasião, baratou a mensalidade para R$ 5, também atrelando exclusivamente ao futebol. Com Mancuso de garoto-propaganda, o clube passou de um quadro à beira do colapso, com apenas 464 torcedores em dia, para 27 mil adimplentes

Abaixo, as últimas campanhas e os planos (e maiores vantagens) de cada uma.

Santa Cruz Forte (2017, com descontos em ingressos no Mundão)
Fita Azul (R$ 99,99) – Cadeiras (25%) e sociais/escudo/barra/superior (100%)
Tri-Super ( R$ 54,99) – Cadeiras (25%), sociais (50%) e inferior/superior (100%)
Mais Querido (R$ 34,99) – Sociais (50%), escudo (75%) e barra/superior (100%)
Todos com o Santa (R$ 24,99) – Escudo (25%), barra (75%) e superior (100%)
Identidade Coral (R$ 9,99) – Prioridade de compra
Ninho tricolor (R$ 5) – Para crianças até 10 anos. Descontos em ações do clube

Lançamento (21/01/2017): 6.003 sócios

Campanha de sócios do Santa Cruz em 2017, "Santa Forte". Crédito: Santa Cruz/twitter (@SocioSANTAFORTE)

Santa Cruz de Corpo e Alma (2015-2017)
Sócio-família (R$ 50) – 50% de desconto para o titular e dependentes
Sócio-torcedor (R$ 30) – 50% de desconto para o titular
Sem fronteira (R$ 15) – para torcedores de outros estados
Curumim (R$ 10) – para crianças até 12 anos, com promoções exclusivas

Lançamento (26/01/2015): 4.332 sócios
Auge (05/2016): 12 mil titulares (+177% sobre o lançamento)
Fim (20/01/2017): 6.003 sócios (-50% sobre o auge e +38% sobre o lançamento)

Campanha de sócios do Santa Cruz em 2015-2017: Sou Santa Cruz de Corpo e Alma

Guerreiro Fiel (2011-2015)
Prata (R$ 30) – acesso livre às sociais
Ouro (R$ 50) – ingresso para o titular e desconto para dependentes
Master (R$ 100) – dois ingressos por jogo
Patrimonial (R$ 30) – ingresso para o titular e desconto para dependentes

Lançamento (07/07/2011): 4.900 sócios
Auge (10/2014): 16 mil titulares (+226% sobre o lançamento)
Fim (25/01/2015): 4.332 sócios (-72% sobre o auge e -11% sobre o lançamento)

Campanha de sócios do Santa Cruz em 2011-2015: Guerreiro Fiel

One Reply to “Com a 3ª campanha de sócios na década, Santa retoma plano de ingresso garantido”

  1. Excelente matéria, Cássio. Uma informação ficou bastante clara com os números apresentados: o maior problema dos programas de sócio-torcedor do Santa Cruz não é a conquista de novos membros, mas a fidelização dos já associados. No ano em que o clube esteve na elite do futebol brasileiro, a diretoria viu o número de sócios cair de 12 mil para 6 mil em poucos meses. Na minha opinião isso se deveu à total ausência de sintonia com os anseios básicos do torcedor e da política de promessas mil, transparência zero, que marca a forma de se fazer futebol desses burocratas. Não critico os resultados, pois considerei positivo o saldo do 2016 tricolor. Eu critico a forma de gerir o clube. Critico a dificuldade que um sócio tem de fazer ouvidas suas sugestões por quem quer que seja. Critico essa mania pseudo-paternalista de diretor falar que ‘jogador A já assinou contrato’ e depois se descobrir que estava apenas ‘apalavrado’, de dizer que ‘tem bala pra gastar’ quando não tem um plano B, de brincar com a torcida falando que ‘uma empresa canadense vai assinar contrato de fornecimento esportivo’ e fechar com a mesma fornecedora. Tudo isso afasta o torcedor muito mais que qualquer resultado negativo. Afasta muito o torcedor priorizar competição em detrimento de outra, que jornalistas, analistas esportivos e a própria torcida preferiam. Assim como afasta o torcedor insistir na escalação de jogador cotidianamente vaiado pelas arquibancadas. Já está na hora da velha administração do clube, há muito usada como cabide por alguns nomes, perceber que o interesse do torcedor pelo clube é proporcional ao interesse do clube pelo torcedor. É chegada a hora de modernizar a instituição, de abandonar as velhas práticas e de se trabalhar com transparência e respeito ao torcedor.

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