Santa veste azul

Santa Cruz, o Fita Azul do futebol pernambucanoO Santa Cruz terá um 3º padrão oficial na próxima temporada.  Preto, branco e vermelho? Esqueça. A cor será azul. O presidente do clube, Fernando Bezerra Coelho, anunciou a novidade neste sábado. A idéia é que o time lance camisas comemorativas todos os anos, até o seu centenário, em 3 de fevereiro de 2014.

O Santa Cruz irá seguir a moda atual de cores originais para o terceiro uniforme, assim como o Fluminense, que adotou o laranja, e o Corinthians, com o roxo.

No Flu, a explicação é óbvia, pois é uma homenagem ao bairro do tradicional do clube carioca (Laranjeiras), enquanto o motivo do Timão vem da paixão do seu torcedor, “roxo pelo time”.

No Santa, o azul remete diretamente ao feito internacional do Mais Querido, que excursionou em 1979 no Oriente Médio e na Europa, e voltou para o Recife com uma invencibilidade de 12 jogos. Assim, a equipe foi premiada com a Fita Azul do futebol brasileiro. O time era treinado por Evaristo de Macedo, e o maior destaque era o meia Givanildo Oliveira.

O preço da nova camisa não foi revelado, até mesmo porque a diretoria ainda tentará renegociar os valores do contrato com a Champs, atual fornecedora de material esportivo do Tricolor. Confira abaixo a campanha tricolor no exterior.

Simulação do novo padrão tricolor.Santa, o Fita Azul de Pernambuco
1979 – Santa Cruz 5 x 1 Seleção do Kuwait
1979 – Santa Cruz 1 x 1 Seleção do Kuwait
1979 – Santa Cruz 3 x 0 Seleção do Bahrain
1979 – Santa Cruz 4 x 0 Seleção do Catar
1979 – Santa Cruz 4 x 1 Seleção do Catar
1979 – Santa Cruz 2 x 1 Seleção de Dubai
1979 – Santa Cruz 3 x 0 Seleção de Abu-Dhabi
1979 – Santa Cruz 3 x 0 Al-Aim (Emirados Árabes)
1979 – Santa Cruz 6 x 2 Nasser (Arábia Saudita)
1979 – Santa Cruz 3 x 0 Al Helal (Arábia Saudita)
1979 – Santa Cruz 4 x 2 Seleção da Romênia
1979 – Santa Cruz 2 x 2 Paris Saint-Germain (França)

Ao lado, apenas uma simulação do possível 3º padrão tricolor. Sem dúvida alguma, foi uma bela jogada de marketing do Santa Cruz.

Ilustração (Europa e Oriente Médio): blog de Rubens Sousa

11 Replies to “Santa veste azul”

  1. Pingback: Descaso em três cores « Coral News

  2. fita azul = olha o time  e a seleção que foi enfrentados –‘, faça me o favor!

  3. meu deus, sou tricolor mas a camisa desse blog tá horrível. A do blog do santinha tá bem melhor, mas ficaria melhor se fosse toda azul, esquecendo o preto, o vermelho e o branco da faixa!

  4. meus parabéns essa materia é muito boa…
    enfim um lugar onde explique melhor essa parte glorioza da historia do mais querido…. muito obrigado…..

    eu não paro eu não paro não … sou santa cruz, sou tricolor de coração oh oh oh!!!!

  5. Pingback: Coral Shop em 2009 | Blog de Esportes

  6. Fantática a ireia do uniforme comemorativo, somos um clube GRANDE, e a nossa grandeza prevalece mesmo nas crises.

    PARABÉNS  AO MEU SANTA CRUZ!!!

  7. meus parabéns cara… rodei a internet toda procurando a camisa nova do santa cruz e só encontrei agora no seu blog. valeu, vou ficar de olho agora nas suas noticias do santa cruz.

  8. Realmente invejável a campanha do santinha…

    Ganhou das fortes seleções do Kuwait, Catar, Bahrain, Abu-Dhabi, Emirados Arábes, Arábia Saudita, etc. Tudo isso nos idos dos anos 70, quando no oriente médio ainda deviam jogar futebol de turbante!!

    Esse santinha sempre tem destaques internacionais contra grandes equipes, vide o recente torneio no Vietnã, que resultou em mais uma grande conquista coral!!

    Aproveito a oportunidade pra nosso grande FBC (sou FBC de coração!!), pleitear a CBF mais uma Fita Azul por essa conquista no Vietnã!!

    Avante cobrinha!!

  9. No último dia 27 de setembro, publicamos no Blog do Santinha uma proposta feita por CLÉBIO, de Brasília:

    http://www.blogdosantinha.com/fatos-e-fotos/fatos-e-fotos-tricolores-27092008/

    “A fita azul embaixo do escudo representa não só o fato de que temos um prêmio reconhecido pela CBF por uma campanha internacional invejável, mas também representa a torcida. A fita azul (blue ribbon, cordon bleu, etc.) é um padrão reconhecido internacionalmente como sinônimo de alta qualidade, e é o que este clube e a sua torcida representa, não existe simbiose mais perfeita no planeta.

    A camisa deve representar a mesma idéia (no caso desenhei como se ainda fôssemos uniformizados pela Finta) com o escudo sobre um fundo branco para que a fita não suma na camisa. Na altura do peito passam as três cores de encontro com o escudo rasgando o azul. Com isso fica evidenciado que mais importante e valorosa que a fita azul é a fita preta, branca e encarnada”.

    Link da arte: http://www.blogdosantinha.com/wp-content/uploads/2008/09/santa-camisaazul.gif

    Eu não sei se alguém da diretoria viu essa arte no Blog do Santinha, ou alguma das sugestões feitas na comunidade do clube no orkut. Seja lá como for, é uma ÓTIMA NOTÍCIA!

  10. Gostaria de Parabenizar o blog pela marca da exclusividade, sempre postando as notícias primeiro do que os demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*