Experiência de 1950

Copa do Mundo de 1950: Chile 5 x 2 EUA. Foto: Fifa

Na expectativa, o Recife deverá ser confirmada pela CBF como subsede da Copa do Mundo no dia 31 de março do ano que vem. Há 58 anos, porém, o estado teve a sua primeira a experiência em um Mundial.

Nunca uma Copa do Mundo ficou tão perto do Recife como na tarde do dia 2 de julho de 1950. Os pernambucanos acompanharam os mundiais anteriores pelo rádio e até por telégrafo. Mas naquele dia, no entanto, Chile e Estados Unidos entraram em uma Ilha do Retiro bem diferente da atual para uma partida válida pela 1ª fase.

Debaixo de chuva, mais de 9 mil pessoas viram a vitória chilena por 5 x 2 (foto acima), sendo este o único jogo realizado em todo o Norte-Nordeste. E não foi nem um pouco fácil para Pernambuco ser escolhido como sub-sede da Copa. As reformas no estádio do Sport duraram cerca de um ano, uma vez que os abnegados rubro-negros tiveram que cumprir todos os requisitos da Fifa no prazo estipulado.

A manchete do Diario de Pernambuco do dia 2 de julho foi “Chega ao Recife o Campeonato do Mundo”, mostrando detalhes do jogo, que previa casa cheia. Informava, inclusive, que várias caravanas de outros estados do Nordeste estavam se deslocando para Pernambuco, apenas para acompanhar aquele duelo histórico.

Apesar do público oficial de 9 mil torcedores divulgado no site da Fifa, o Diario noticiou na época que cerca de 20 mil pessoas lotaram as dependências da Ilha do Retiro. Para a decepção dos pernambucanos, porém, a partida foi uma lástima, como afirma um dos textos da reportagem do dia seguinte do Diario, onde até o termo “pelada” foi utilizado.

Os EUA chegaram a igualar a partida em 2 x 2, mas os chilenos acabaram deslanchando e golearam com gols de Cremaschi (2), Robledo, Riera e Prieto. A partida foi assistida na tribuna de honra pelo ex-presidente da Fifa, Jules Rimet, e pelo então governador do estado, Barbosa Lima Sobrinho. Abaixo, a ficha do jogo.

Chile 5 x 2 Estados Unidos

Data: 02/07/1950; Local: Ilha do Retiro; Árbitro: Mário Gardelli (Brasil); Assistentes: Mario Ruben Heyen (Paraguai) e Alfredo Alvarez (Bolívia); Gols: Robledo (16) e Riera (32 do 1º tempo); Wallace (2), John Souza (3), Prieto (15) e Cremaschi (9 e 37 do 2º tempo); Público: 8.501; Renda: 290 mil cruzeiros
Chile: Livingstone; Riera, Machuca, Prieto e Busquet; Farias, Ibanez, Cremaschi e Robledo; Alvarez e Rojas. Técnico: Arturo Bucciardi
Estados Unidos: Borghi; John Souza, McIlvenny, Pariani e Wallace; Colombo, Maca, Bahr e Edward Souza; Gaetjens e Harry Keough. Técnico: Bill Jeffrey

Foto: site da Fifa

One Reply to “Experiência de 1950”

  1. Pingback: Primeira experiência pernambucana na Copa do Mundo | Blog de Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*