Pós-2014

Cidade da CopaNa sexta-feira, na Ilha do Retiro, o blogueiro perguntou ao mandatário do Sport, Silvio Guimarães, se no encontro dele com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, a Arena Capibaribe havia sido colocada na pauta.

O dirigente leonino respondeu com irritação que o questionamento era um “descalabro e uma falta de respeito”. Dizer um “não” poderia ter sido mais fácil…

Mas a reação do chefe do Executivo do Sport mostra o quanto é polêmico o assunto. Que sempre guarda novos capítulos, e que continuará tendo pelos próximos 4 anos.

Não só em Pernambuco, mas em todo o país já existe a especulação de que a Série A vai ter um rigor muito maior em relação à estrutura dos estádios a partir de 2014.

Com o objetivo de valorizar a competição, já consolidada nos pontos corridos e com 20 clubes, a CBF passaria a exigir dos participantes, após a Copa do Mundo no Brasil, praças esportivas de “primeiro mundo”.

Uma pressão natural.

Ou seja: as arenas do Mundial. Dos 12 estádios,  4 não estão em cidades que costumam ter representantes na elite (Cuiabá, Manaus, Brasília e Natal).

Algumas cidades tradicionais na elite nacional, por outro lado, terão que se adequar rapidamente, como Goiânia e Florianópolis.

E no Recife?  😯

Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda vão ter que passar por reformas profundas.

Tanto no conforto dos torcedores no estádio quanto na acessibilidade. Cadeiras em 100% do estádio, banheiros, bares, estacionamento… Tudo, sem exceção, terá que ser modernizado. O prazo para quem quiser jogar em sua casa é curto: 4 anos. Tic-tac…

Seria um descalabro saber se o Trio de Ferro conseguirá isso a tempo?

Ou, também, se não seria mais fácil investir toda essa verba da arena nos 3 estádios…?

O assunto é polêmico e pertinente. Descalabro? Não mesmo.

8 Replies to “Pós-2014”

  1. Pingback: Clássicos na Arena… Ou não! | Blog de Esportes

  2. Sem falar que a Arena Capibaribe traria o desenvolvimento daquela região do Recife. Teríamos acesso ao estádio via Metrô, além de um estacionamento de bom porte. Coisa que não temos nos 3 estádios hoje.

  3. Sinceramente, não vejo nenhum problema dos times pernambucanos realizarem seus jogos na Arena Capibaribe.  Inclusive, enumero alguns problemas dos 3 estádios da capital:
    1) Sérios problemas de trânsito no entorno dos 3 estádios.
    2) Acomodações sem o mínimo de conforto e higiene.
    3) A Ilha do Retiro está com um gramado horrível, nem de longe lembra o tapete dos anos 90.
    4) O Arruda por pouco não caiu, assim com a Fonte Nova.
    5) Os Aflitos não tem mais para onde crescer.
    Com a Arena Capibaribe os 3 clubes poderiam explorar melhor as suas sedes sociais com centro de treinamento, lucrar com a venda ou arrendamento do terreno. Sem falar, na redução do custo fixo de se manter uma estrutura do porte da Ilha do Retiro e do Arruda só com os escassos recursos dos clubes.
    Os 3 clubes da capital precisam ser um marketing mais agressivo, como o Sport teve em 2008. Temos várias empresas em Suape que poderiam patrocinar nosso futebol. Cadê o dinheiro da Refinaria Abreu e Lima? Porque a Petrobrás não patrocina um clube de PE? E a Chesf? A Eletrobrás patrocina o Vasco no RJ. Porque a Chesf não patrocina um clube de PE?
     
     

  4. O problema maior é o transporte para se chegar a esse estádio, porra, entre a Ilha do Retiro, Alfitos, e Arruda, São Lourenço fica do outro lado do estado, péssima localização e o escambau, moro no RJ e sei do que falo, o Engenhão é só outra prova desse absurdo, um estádio muito mal localizado, bonitinho mas que não é tão bem cuidado assim, hoje no jogo do Botafogo houveram várias pouças no campo, sistema de drenagem ruim, em 5 anos esse estádio vai parecer que tem uns 30 anos!
    O mesmo vai acontecer certamente com esse estádio, fora o mais preocupante dos outros estádios de cidades sem tradição no futebol, se brincar, o peixeira deve colocar o flamerda, e curintias a “força” pra jogar nesses lugares algumas vezes, porque passada a copa de 2014 vão cair em inutilidade!

  5. “um “se” dos mais hipotéticos”
    Não se surpreenda se o ASA ou Icasa estiverem na série A 2011!
    É algo que pode ocorrer, especialemente no  modelo da série D e C.
    Na verdade a surpresa seria o Santa Cruz! Acho que em 50 anos dá para organizar o Arruda! kkkkkkkkkkkkkkk

  6. Cássio, a questão é a seguinte : estádios de “primeiro mundo” começam a surgir quando o torcedor passa a ser valorizado. Algo que não observo no Brasil, com exceção de alguns clubes ( Inter-RS, Atlético-PR, Grêmio-RS).
    Tanto que na maioria dos estádios há apenas trechos de “primeiro mundo”, para a elite do clube.Isso é bem evidente nos três grandes em PE. Mesmo que coloquem cadeiras em todo estádio, continuaremos a ser tratados como torcedores de “terceiro mundo”. Exemplo,nada é feito para evitar que marginais espantem os verdadeiros torcedores dos estádios. Perdoe-me o termo, mas o problema é que no Brasil fazem a merda e depois querem “reintroduzi-la”.
    Digo isso porque os estádios ( Recife, Natal, Manaus, Brasília,, Salvador, Fortaleza ) já deveriam ter um clube definido quando o Brasil lançou a candidatura a sede da Copa. No caso de Recife, foi absurdo porque passaram anos falando em arena Recife-Olinda para de última hora aparecerem com o projeto Cidade da Copa. Além do fato ( “problemático”, por sinal) dos clubes terem seus estádios. Porém, vemos na atitude de nossa múmia um paradoxo. Se os estádios serão “arena multiuso” não precisaria, em tese, ter um time de primeira divisão jogando nos mesmos. Porém , como sabem que de fato não serão arenas “multiusos” ele quer obrigar os clubes a negociarem com os estádios com alguns anos de atraso.
    Além disso sabemos que as reformas do Maracanã, Morumbi  e Mineirão não  os tranformará em estádios de primeiro mundo, logo, pelos conceitos do RT não poderão receber jogos da série A.

  7. Concordei em parte com você… E acabei colocando uma frase a mais no texto, pra deixar claro: Pressão natural.

    Ps. Se o Maranhão chegar na Série A (um “se” dos mais hipotéticos), o estado terá que dar um jeitinho no estádio local sim…

    Nem que seja cadeiras em 100% do estádio, pra começar.

  8. Cada vez mais nos surpreendemos com esse RT. Exigir estádios de primeiro mundo na série A ? É algo ridículo simplesmente pelo fato de sermos terceiro mundo ! Ao contrário do que muitos pensam, permaneceremos sendo terceiro mundo mesmo que nossa economia fique entre as 5 primeiras. Bom, o fato é que no Brasil, a sociedade não conquista nada. Tudo é imposto. Os estádios de “primeiro mundo” na Europa são uma conquista dos clubes ao longo da história. No Brasil, não temos um clube com um patamar de gerência que permita ser dono de um “estádio de primeiro mundo” connquistando-o  longo da história. Vide o São Paulo, tido como exemplo de administração porém com um estádio medíocre. Aplausos somente para o Atlético-PR!  Essa exigência de nossa múmia nacional se deve ao fato dele ter a certeza que teremos elefantes brancos após a copa. Como também é uma forma de elitizar ainda mais o futebol nacional. Quer dizer que se um clube do Maranhão chegar à séria A  não poderá jogar ? 
    Mas no fundo, Cássio, acho que isso é uma forma de “terrorismo” para obrigar os clubes a negociarem com as administrações desses estádios. Se cada estádio desse tiver um clube certamente será permitido alguns jogos  em estádios “de terceiro  mundo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*