A capital do Brasil completa 50 anos nesta quarta-feira. Cinquentenário do planejamento.
Em 21 de abril de 1960, Brasília “saía” do papel. Completamente planejada. Hoje, com mais de 2 milhões de habitantes, a cidade já enfrenta alguns empecilhos de uma metrópole.
Mas estive lá no último fim de semana e pude ver de perto que Brasília ainda segue aquela cartilha imaginada por Oscar Niemeyer e pelo urbanista Lúcio Costa, e “bancada” pelo presidente Juscelino Kubitschek.
Hoje, uma cidade “cristalina”, com gente de todo os cantos do país. Todos os sotaques. Uma cidade onde quase 60% da população é concursada, com uma renda per capita de R$ 40 mil. Número altíssimo.
Na Praça dos Três Poderes, o foco político do país. Na foto ao lado, a única lixeira que eu vi na frente do Congresso (talvez fosse mais interessante ter uma lixeira grande lá dentro também).
Em 2014, a capita federal será uma das 12 subsedes do Mundial. O velho estádio Mané Garrincha vai dar lugar ao Estádio Nacional, com 70 mil lugares. Será o primeiro estádio brasileiro com a denominação “Nacional”. Um estádio com a beleza da cidade.
Abaixo, um vídeo sobre a candidatura da cidade para a Copa do Mundo de 2014.
Parabéns, Brasília! Parabéns, “BSB”!
O Estádio Nacional de Brasília é tão “bonito” como o ralo do meu banheiro !
Pingback: Tweets that mention 50 anos, 3 poderes, 1 lixeira e 70.000 lugares | Blog de Esportes -- Topsy.com