Galo City

Cidade do Galo

Neste post, a lista dos melhores CTs do país. E uma surpresa…

O CT do Caju, do Atlético-PR, virou referência no Brasil após a decisão da CBF de realizar por lá a fase inicial de preparação da Seleção para a Copa do Mundo de 2010.

O Reffis, “apelido” do centro de treinamento do São Paulo, é conhecido mundialmente pela ampla capacidade de recuperar atletas. É comum ver grandes craques brasileiros que atuam na Europa voltarem para o Brasil só para realizar o tratamento no Tricolor.

Não satisfeito em ter um ótimo CT, o Cruzeiro construiu um segundo, ainda melhor. A Toca da Raposa II conta com hotel, piscina térmica e cinema…

Os três exemplos acima sempre foram considerados os principais centros do Brasil. E de fato são. Mas na frente do trio existe um outro, superior. Devidamente comprovado.

A Cidade do Galo, com uma área de 244 mil metros² e pertencente ao Atlético-MG, foi apontada em um minucioso estudo como o melhor CT brasileiro. O SporTV exibiu uma série de reportagens com a metodologia criada pelos docentes da Universidade Federal de Viçosa/MG, com o objetivo de avaliar a melhor estrutura de treinamento do Brasil. Caladinho, como bom mineiro, o Galo atropelou e venceu a disputa.

O terreno nos arredores de Belo Horizonte foi comprado na década de 80. Somente há 10 anos o projeto começou a sair do papel. E o investimento por lá foi pesado. O resultados já começam a aparecer. Em 2009, o Atlético foi vice-campeão brasileiro Sub-20. Veja uma série de fotos da Cidade do Galo AQUI.

Ao todo, foram avaliados 400 itens nos 20 clubes da Série A, conferindo pontos para cada um deles. Assim, a pontuação máxima, segundo o estudo, seria de 4.275 pontos. Confira abaixo os 5 primeiros lugares.

Cidade do Galo1º – Atlético-MG – 3.538
2º – Atlético-PR – 3.509
3º – Cruzeiro – 3.465
4º – São Paulo – 3.447
5º – Santos – 3.142

O lanterna foi o Prudente, com apenas 395 pontos. Logo acima dele, os nordestinos Ceará (1.705) e Vitória (1.943). A Série B não entrou na conta. Ainda bem. O Náutico até poderia somar alguns pontos, mas levando em conta que o CT da Macaxeria é inferior ao do Vitória, a situação seria complicada. Já o Sport, perderia uns 200 pontos só por causa do acesso ao terreno em Paratibe.

Assista a série de reportagens: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.

4 Replies to “Galo City”

  1. Quando morava em MG, eu visitei os 4 CT’s de Belo Horizonte: Toca I e II do Cruzeiro, Cidade do Galo do Atletico e do CT do América MG. Pra mim, a Toca II ainda é a melhor, indiscutível.

  2. Pingback: Tweets that mention Cidade do Galo Doido | Blog de Esportes -- Topsy.com

  3. CT do CAP também é ótimo
    Foi nos mínimos detalhes que o Galo ganhou
    Parabéns pela baita estrutura, realmente é um belíssimo o CT
    Equipamentos de última geração, hotel 5 estrelas, Galo está de parabéns!
    Espero que possamos colher frutos em breve!

  4. Melhor do CAP também é ótimo
    Foi nos mínimos detalhes que o Galo ganhou
    Parabéns pela baita estrutura, é realmente belíssimo o CT
    Espero que possamos colher frutos em breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*