Deixando a rivalidade de lado, se é que é possível, comos as três maiores torcidas do Recife seriam definidas? É complicado…
E bem discutível, mas possível de ser feito, teoricamente.
Pois a consultoria inglesa Comperio Research o fez. A serviço do governo do estado, visando o projeto da arena da Cidade da Copa, a empresa fez um relatório com os três perfis. Ao todo, foram 288 entrevistados. Abaixo, o trecho original de cada clube. Leia a reportagem completa do Diario de Pernambuco AQUI.
Santa Cruz
“Os fãs de Santa Cruz são dedicados – independentemente do desempenho, eles tendem a comparecer aos jogos e apoiar o time. Veem o Sport Recife como sendo seu principal rivais e também e seus torcedores vândalos e causadores de confusão.”
Sport
“Os fãs do Sport Recife são leais e tendem a acompanhar o time em todas as competições. Ser fã do Sport Recife os torna exclusivos. Os fãs do Sport Recife veem o Náutico como o principal rival.”
Náutico
“A maioria dos fãs do Náutico vem das elites sociais. Eles vão aos jogos principalmente com suas famílias, para encontrar amigos e relaxar. Eles são muito sensíveis em relação ao desempenho do time e, quando este perde, tendem a ir à jogos com menor frequência. Os fãs do Náutico consideram o Sport Recife o seu maior rival.”
Cássio, perdoe-me se não me fiz entender.
A ironia passou despercebida.
Quando falei em lealdade, referi-me a você como belo exemplo do que seja lealdade ao clube do coração. Vejo isso nos seus textos.
Já a da torcidinha…
Não sei o que os ingleses encontraram para definir como lealdade.
Na verdade, essa “lealdade” é a do surfista-crista-de-onda: só aparece quando está por cima.
Por isso, reitero o que disse: cada clube tem a lealdade que merece.
Esquenta não.
Um abraço, Fernando Arruda.
Acho que essa pesquisa está correta!!!! Só acho que eles pecaram em afirmar que nós (torcedores do Sport) temos como nosso maior rival o náutico. Acho que o santa cruz ainda é o nosso maior rival.
Fernando,
O texto acima é o original de um documento do governo. Eu não escrevi uma linha a mais ou a menos entre as aspas. Portanto, o questionamento sobre a tal “lealdade” não cabe a mim.
Lealdade, Cássio?
Acho que você pode ser considerado leal, pois sempre que pode enaltece seu clube de coração. Já a torcidinha…
E eu que pensei que sabia o que era lealdade.
Pensando bem, cada clube tem a lealdade que merece…
Rarará!!!
Um abraço, Fernando Arruda.
Engraçado foi ler ” Eles são muito sensíveis”kkkkkkkk até gringo ver a frouxidão desta torcida.
So pra constar Marcelo, se tu acha que o cara é ribro-negro, e provavelmente imparcial, então porque continua frequentando as mídias da imprensa de PE. Se tem uma coisa que eu não acho legal, é rebelde sem causa metido a coitado.
Assim como todas as pesquisas sobre torcida que são feitas com imparcialidade científica, revelam a torcida do Leão a maior do norte nordeste, os pesquisadores estrangeiros ratificam a condiçao de fiel da massa rubro-negra.
O melhor é o reconhecimento nacional e internacional da grandeza do Sport e de sua leal torcida.
Viva a fiel nação rubro-negra.
Só para constatar que o cara que escreveu essa coluna é rubro negro, como grande parte da imprensa pernambucana.
Pingback: Tweets that mention Definindo as torcidas | Blog de Esportes -- Topsy.com
So pra constatar mais uma vez a uniao Na-Cruz. Os dois tem o sport como o maior rival. Porque a rivalidade deles nao é um contra o outro??