Novo rumo para o Sport

SportSportA disputa entre Silvio Guimarães (Continuidade e Trabalho) e Homero Lacerda (União e Pelo Sport Tudo) pela presidência do Sport para o biênio 2009/2010 será a 4ª eleição rubro-negra desde 2000 (veja o histórico completo AQUI). Um bate-chapa é, teoricamente, algo natural em um clube de massa, com várias correntes políticas, como sempre foi o caso do Leão.

Mas o temor da torcida, dia após dia, vem sendo o fantasma da eleição de 2000, vencida por Luciano Bivar em uma disputa calorosa com Wanderson Lacerda. Curiosamente, os dois estão no mesmo lado dessa vez. O resultado foi um clube rachado e o pior momento da história do Sport, rebaixado em 2001 para a Série B.

O que impressiona agora é o rumo que a eleição da próxima terça-feira poderá dar ao Sport, que está a exatamente 1 mês da estréia do Pernambucano. Situação e oposição já anunciam reforços engatilhados. As negociações, porém, poderão ser desfeitas em menos de uma semana, atrapalhando o planejamento.

Até agora, a gestão de Milton Bivar é exemplar. Ganhou 2 Estaduais e a Copa do Brasil (2º maior título do clube), comprou o CT de Paratibe (R$ 1,77 milhão) e inaugurou a loja oficial do clube, a pedra fundamental num marketing inexistente até então (apesar de necessário). Claro que foram registrados alguns erros, principalmente em contratações. Apesar disso, o considerado “baixo clero” vem sofrendo oposição das lideranças históricas do Sport.

Por outro lado, uma equipe formada por Homero Lacerda (presidente em 87/88), Luciano Bivar (89/90, 97/2001) e Wanderson Lacerda (91/96), com o apoio de Severino Otávio (2003/2004), reúne boa parte da história vencedora do clube. Segundo Homero, um dos motivos de bater chapa é não perder “o bonde” para transformar o Rubro-negro em um dos maiores do país. A forma como vem sendo conduzido esse processo é o que não me parece a melhor. Dos dois lados, diga-se.

Continuidade e Trabalho – Silvio Guimarães (Executivo), Adalberto Guerra (vice do Executivo), Milton Bivar (Conselho Deliberativo) e Márcio Jatobá (vice do Conselho)

União e Pelo Sport Tudo – Homero Lacerda (Executivo), Luciano Monte (vice do Executivo), Wanderson Lacerda (Conselho Deliberativo) e Luciano Bivar (vice do Conselho)

Alheios, em parte, a tudo isso, os torcedores rubro-negros esperam apenas um 2009 tranqüilo, propositivo e de vitórias. Ou seja:

União, continuidade, trabalho e pelo Sport tudo!

4 Replies to “Novo rumo para o Sport”

  1. Participações no Campeonato Brasileiro:

    Náutico = 24

    Nada a declarar… hehehehehehe

    Santa = 20

    Hahahahahahahahahaha

    😀

  2. Cassio, um blogueiro fez um levantamento e o Lédio Carmona publicou em seu blog, o levantamento mostra Atlético-PR, Sport e Vitória com 30 participações, em 38 edições do Campeonato Brasileiro.

    Ou seja, ficamos fora de 8 edições.

    Me corrija se estiver errado:

    1972: Confesso que não entendi o porquê de ter ficado fora desta edição.

    1984: Apesar da 8ª colocação no Campeonato Brasileiro de 1983, o Sport não participou do Campeonato Brasileiro de 1984 por ter ficado em 3º lugar no Campeonato Pernambucano do mesmo ano (critério de classificação através dos estaduais). 

    1990: Caiu no ano anterior e voltou como campeão!

    2002-2006: Pane geral! Pagou o preço e voltou na bola. Período para não esquecer!

  3. Samuca, o Sport também participou da Taça de Prata (Série B) de 1980, nos mesmo moldes da edição de 1984, só que na primeira participação, o Leão conseguiu o acesso no mesmo ano, como previa o regulamente da época.

    Entre 1980 e 1986, o critério de classificação para o Brasileiro (Taça de Ouro) era o Estadual. Assim, mesmo com a 8a colocação de 1983, o Sport não participou da elite no ano seguinte porque ficou em 3o no Pernambucano (que tinha apenas duas vagas).

    Em 1972, o Sport não aceitou participar da Segunda Divisão.

  4. Off topic:

    Cassio, o Sport ficou fora da Série A em 1972, 1984, 1990 e 2002-2006.

    Em 1984, mesmo terminando na 8ª colocação em 1983, ficou fora por terminar o Pernambucano em terceiro colocado. Que beleza! rsrsrs

    Em 1990 ficou fora por ter sido rebaixado no ano anterior (voltamos no ano seguinte como campeão).

    2002-2006 preciso nem falar.

    Você sabe porque ficou fora em 1972?

    Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*