Farra tricolor por 2 x 0 à parte, vamos ao extracampo. A divulgação do público oficial do Clássico das Multidões demorou quase duas horas a mais que o normal.
Em Pernambuco, historicamente, é comum a divulgação do número de torcedores na metade do segundo tempo dos jogos do Estadual.
Assim, neste domingo, o dado deveria ter sido liberado por volta das 17h30.
Porém, o borderô só foi publicado pela diretoria do Santa Cruz às 19h20.
O motivo? Surreal… Ao receber os números (público e renda), com o jogo em andamento, a cúpula da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) não aceitou a quantidade exposta pelos tricolores e ordenou uma recontagem.
Isso mesmo, recontagem! Pois foi o que aconteceu.
No fim, o público total oficial, entre pagantes e não pagantes, foi de 45.621 pessoas.
A renda chegou a R$ 544.290, fora a verba da campanha Todos com a Nota. Desse total, 6% vai para o bolso da FPF. Daí, provavelmente, tanta reclamação.
Curiosamente, em 27 de janeiro, o Santa recebeu Petrolina e anunciou no sistema de som um público de 23.583 pessoas. A torcida vaiou bastante. No dia seguinte, a diretoria corrigiu os dados e o total de corais na noite anterior “subiu” para 25.136.
Em tempo, as fotos deste post foram batidas por torcedores dos dois clubes neste domingo, 6 de fevereiro. O recorde oficial do Arruda é de 96.990 pessoas. Sem mais.
É uma vergonha apresentar dados falsos do público presente. Deveria haver uma fiscalização ou auditoria externa em todos os estádios pernambucanos para acabar com essa falta de respeito com o torcedor, que paga o ingresso e tem interesse em saber quanto seu clube está arrecadando.
Cássio,
Motivos da diferença em divulgar algo surreal:
1 – Todos sabem que depois do acordo com a justiça do trabalho, nenhum público divulgado corresponde com a realidade! É uma manobra para repassar menos para a Justiça
2 – Ninguém aqui é inocente de achar que nos clubes, não tem aqueles ingressos que ficam de fora da contagem, são para aqueles “amigos” do clube, que recebem cerca de 5.000, 2.000 ingressos livres, onde o lucro é para eles apenas!
Sem margem de erro, afirmo que os públicos estão na margem de 12% até 25% abaixo do real.
Pingback: Tweets that mention Escolta no borderô | Blog de Esportes -- Topsy.com
E a torcida da Coisa estava animadíssima e bonita hoje. É batata quando isso acontece. Sempre sai do Arruda muchinha. bjs.
Cássio, o pior é que achei o campo super esvaziado hoje. Se deu 45 mil com parte da arquibancada vazia, imagine quando enche tudo e a torcida nunca chega a 50 mil. Já fiquei na arquibancada espremida, quase esmagada, e vi a divulgação de um público pequeno. Esse problema é surreal mesmo no Arruda.
No jogo contra o Náutico no ano passado, quando o Santa venceu de 3 a 2 com gols incríveis de Brasão, o campo estava lotado e o público “oficial” foi menor que 45 mil.