Olhos abertos no STJ

Waldemar Zveiter, ex-ministro do STJ e relator da ação do título de 1987 no Superior Tribunal de JustiçaWaldemar Zveiter, 78 anos, carioca.

O seu esporte predileto é a natação. Desde os 5 anos de idade, quando deu o primeiro mergulho no Rio Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. A diversão segue até hoje.

Futebol? Ele gostava mais de conversar com os amigos durante as peladas na rua.

Encabeçou uma família de juristas.

Antes, abriu o Escritório de Advocacia Zveiter, em 1957. Hoje são 220 advogados, em três andares inteiros de um caro empresarial na Cidade Maravilhosa.

Em 1989, o magistrado tomou posse no cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Lá ficou até 2001.

Em 1999, Zveiter foi o relator do agravo de instrumento no caso sobre o título de 1987. Com seu voto, foi negado o seguimento ao agravo da União Federal no STJ (veja AQUI).

Encerrou nos tribunais, ali, o caso do Brasileirão mais polêmico de todos os tempos.

Em entrevista por telefone ao blog, em 30 minutos, o agora escritor Waldemar Zveiter demonstrou bom humor sobre o tema. Disse, por exemplo, que jamais pisou no Maracanã. “Mas na praia de Ipanema eu vou toda semana. As minhas sandálias ficam com o vendedor de coco. No Maracanã eu irei na final da Copa de 2014″.

“Se a CBF não tivesse participado da ação, ninguém poderia ignorar uma decisão agora (de dividir o título), mas ela participou, com a União. Foi chamada e perdeu a causa. A CBF não pode vir, agora, dizer o contrário do que disse o Judiciário.”

“A União poderia ter tentado embargar a decisão, mas não o fez. Não apresentou qualquer recurso para questionar o que estaria ferindo o Código de Processo Civil. Por isso, a ação não foi julgada no STJ, que manteve o texto original. Toda a matéria foi julgada antes. Soberanamente, a decisão é essa que apreciei no STJ, com o Sport.”

No fim, perguntei quantas vezes ele já havia falado sobre o assunto com a imprensa.

“Desde 1999, meu filho? Já faz muito tempo. Deixa eu ver…”

“Sim, ministro.”

Pausa de 10 segundos.

“Hum… Acredite, mas essa é a primeira vez que falam comigo sobre isso”.

Então, leia a entrevista exclusiva com o ex-ministro do STJ clicando AQUI.

12 Replies to “Olhos abertos no STJ”

  1. Pingback: Olhos abertos no STJ : Blog dos Blogs

  2. Enquanto o Sport mais uma vez fica tentando recuperar fora do campo o título que ganhou fora do campo, no Rio e em São Paulo a discussão já acabou.
    Agora a questão é saber quem foi o primeiro Penta e resolver quem vai ficar com a taça: Flamengo ou São Paulo.
    Pessoalmente acho que foi o Flamengo mas a solução sugerida pelo São Paulo de confeccionar uma nova taça e assim cada um ficar com uma também é uma boa idéia.
    Os torcedores, assim como a FIFA, não estão nem aí para o STJ. Para eles vale quem ganha no campo. A voz do povo é a voz de Deus.
     

  3. Caso o SPORT não queira perder tempo, o Ministro citado, é o profissional certo para a petição inicial da AÇÃO PRETENDIDA PELO SPORT, se quiser realmente. Caso não possa por algum impedimento legal, Sua Excelência poderá orientar tal petição, indicar onde a mesma deverá ser protocolada, e, dando assim início a final “REDENÇÃO DO SPORT”, ALÉM É LÓGICO DA AÇÃO PARALELA DE PERDAS E DANOS MORAIS SOFRIDOS POR ESSE INFELIZ E DESCABIDO ANÚNCIO…   PSTS

  4. Gostaria de saber se fosse o inverso se haveria tanto enpenho da CBF em dar título ao SPORT. Todos sabemos das armações que foram feitas para agregar o Flamengo ao título de 1987 que ele se negou a disputar. 
    De onde vem o direito do Flamengo e de onde vem o não direito do SPORT 
    disputar o título, ambos se classificaram durante o campeonato anterior nas mesmas condições, conforme o regulamento. 
    A minha pergunta é: Onde está a Justiça ? Sempre soube que decisão judicial CUMPRI – SE sem discussão. O ato da CBF só desmoraliza uma entidade ja desmoralizada e ineficiente e acima de tudo já não acreditada.
    Acredito que restam alguns, puocos, homens sérios e isso será resolvido.
    Um abraço. Pelo SPORT tudo. Sempre.

  5. Meu caro Guilherme de Aquino ,

    A sua desinformação é realmente impressionante. A familia Zveiter É TODA ELA TORCEDORA DO BOTAFOGO , sendo alguns membros conselheiros do clube.

    Relação com o Flamengo…

    HAHAHAHAHAHA

    Essa foi boa

    Saudações DO HEXACAMPEÃO BRASILEIRO , BI CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL , CAMPEÃO DO MUNDO , DA LIBERTADORES , DA MERCOSUL , DA COPA DOS CAMPEÕES E 31 VEZES CAMPEÃO CARIOCA

  6. Concordo com o Gaylherme do Equino… “Como eu disse antes, muita coisa ainda vai acontecer”. E vai mesmo, é só esperar pra ver que a situação da Chola só vai piorar. O Clube dos 13, de onde este minúsculo clube sem moral se valia para, com a ajuda das migalhas que recebia, se sobressair sobre os demais clubes, está se desintegrando. Depois que a cachorra colocar a CBF na justiça, a Fifa será acionada e o timeco deverá retirar a ação, causando ainda mais constrangimentos, sob pena de ser excluído de todos os jogos oficiais. Ou seja, é o começo do FIM para o timeco insignificante. Estou só no aguardo… Muito melhor que os BBB´s da vida. Chuuuupa Chola!  

  7. Sport Club do recife, o único campeão Brasileiro de 1987, de fato e de direito. Doe e quem doer.

  8. Agora sim tá explicado porque o Sport ganhou a causa, um relator que entende de futebol igualzinho a maioria das mulheres em copa do mundo. Será que ele sabe os fundamentos da regra do impedimento?
    Que maravilha!

  9. Mais claro do que o Ministro foi, impossível.
    O campeonato brasileiro da primeira divisão de 1987 foi um campeonato de 2 módulos, verde e amarelo. Basta ler a peça jurídica do caso julgado ao invés de ficar dando pitacos que não entendem, como fazem algumas tricobarbies e alguns flamedistas por aqui.
    Assim que o Sport fizer valer seus direitos, no que basta acionar a justiça, tudo volta a ser como antes. Isso é garantido.
    Destaque à parte é que todo mundo sabe que a família Zveiter é uma eminente defensora do rubro-negro carioca. Ainda assim o Ministro Waldemar Zveiter assume uma postura correta, como seria de se esperar de um magistrado, que não deve nem pode distorcer os fatos.
    Como eu disse antes, muita coisa ainda vai acontecer.
    Saudações do único campeão de 87,
    Guilherme de Aquino 87/08

  10. Pingback: Tweets that mention Olhos abertos no STJ | Blog de Esportes -- Topsy.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*