Uma história dedicada à Ilha do Retiro

Haroldo Praça na Ilha do Retiro. Foto: Juliana Leitão/Diario de Pernambuco

Aos 95 anos, morreu Haroldo Praça. Com ele, o Sport foi uma razão para viver.

Pai do ex-presidente Silvio Guimarães, Praça está eternizado na história do Leão. Ele marcou o gol da vitória do Sport sobre o Santa Cruz na partida de abertura da Ilha do Retiro, em 4 de julho de 1937, ainda na era amadora. Naquela chuvosa manhã de domingo, os rubro-negros venceram por 6 x 5, com um gol aos 40 minutos do 2º tempo.

Abaixo,a descrição gol, dita pelo próprio leonino em 2007. O campo não tinha sequer lances de arquibancada, apenas cercas e muros. Mesmo assim, muitos torcedores atravessaram de carro a ponte de madeira e “lotaram” o embrionário estádio do Sport.

“Nós deveríamos ter jogado às 8h da manhã, mas choveu muito e a partida só começou às 10h, mas mesmo assim, tinha muita gente lá, ao redor de todo o estádio. No gol, Pedro, que a gente chamava de ‘mal-assombrado’, driblou um beque pelo lado esquerdo da área e cruzou alto, para mim. Eu corri pela diagonal e cabeceei na marca do pênalti, aproveitando que o goleiro não saiu do gol. Depois do jogo, alguns jogadores aceitaram sucos de presente, oferecidos pela diretoria. Eu estava entre os que não quiseram, porque a maioria queria mesmo era conhaque para combater o frio.”

Ele não quis se profissionalizar no final de 1937 e abandonou o futebol com 21 anos.

Deixou 6 filhos, 15 netos, 12 bisnetos e o luto em milhões de rubro-negros…

33 Replies to “Uma história dedicada à Ilha do Retiro”

  1. Pingback: Uma história dedicada à Ilha do Retiro | Blog de Esportes | ZiiPe

  2. Pra essa pessoa, que fez esse infeliz comentário, só desejo que Deus tenha piedade de seu espírito, assim como eu tb tenho! Provavelmente não teve na família um bom exemplo como eu tive de ter Haroldo Praça como avô!
    Apesar de ser admirador ferrenho do Sport, Haroldo Praça era apreciador (antes de mais nada) do futebol! Nunca o vi falando mal dos outros clubes, por mais crítica que fosse a situação e mais ferrenha a disputa e rivalidade! Simplesmente torcia pelo seu favorito!
        Assim como no campo e na profissão, meu avô foi um excelente marido, pai, avô e bisavô. Enfim, realmente um homem íntegro, bom e de muita luz. Graças a Deus o time que se escolhe p/ torcer não mede caráter nem bem querer! Na verdade somos todos do mesmo time: VIDA!

    Que Deus te proteja vozinho! TE AMAMOS!

  3. infelizmente,é o q mais temos não só em Recife e Região Metropolitana!essa Péssima educação,vem nao só de beço.o cidadão Recifense(e não só este)virou ao avesso.um bicho mal cuidado.é assustador!

  4. Esse tal de Guets9  cara vc não é gente vc é um bicho, como diz isso com uma pessoa
    que deu tanto pelo espote Pernambucano , e mais vc nem o conhacia tenho certeza
    que vc deve ter Pai Mãe  uma Familia como é tão sem educação de chegar a falar tal besteira com uma pessoa que faleceu, digo isso não por ele ser RUBRU NEGRO mas por ele ser gente coisa que vc não é ent6ão RESPEITO RESPEITO RESPEITO acima de tudo seu cara sem a minima EDUCAÇÃO.

  5. Morreste mais deixaste tua História no glorioso Sport Club do Recife, Parabéns seu Haroldo por tudo que o Sr. fez pelo o Sport, principalmente na inauguração da Ilha, fazendo o sexto gol do Sport em cima do Santa e dando-lhe o título daquele ano, minhas condolências para o Dr. Sílvio Guimarães. Que descanse em Paz. E pelo Sport tudo!

  6. GUETS9, MESMO QUE A SUA FAMÍLIA NÃO TENHA LHE DADO EDUCAÇÃO DOMÉSTICA, MESMO ASSIM, RESPEITE AS PESSOAS QUE MORRERAM.
    TEM NADA NÃO VAGABUNDO,A SUA HORA VAI CHEGAR.TE PREPARA QUE A SENHORA MORTE IRÁ TE VISITAR!!!

  7. Rapaz que comentário infeliz desse Guets9! meu amigo isso não diz, tenha mais respeito por ele, quem sem dúvida você não teve a honra de conhecer, e pela sua  familia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*