Até quatro pernambucanos na Copa do Brasil

Copa do Brasil

Criada em 1989, a Copa do Brasil foi o primeiro ato de Ricardo Teixeira, inciando a sua gestão à frente da Confederação Brasileira de Futebol.

Eram 32 times, apenas com apenas campeões estaduais e alguns vice-campeões.

Emocionante, o torneio foi sendo ampliado gradativamente. Atualmente, já com o dobro de participantes, o mata-mata nacional acaba de ser reformulado.

Para 2013, ainda com Teixeira, a Copa do Brasil terá 86 clubes (veja aqui)!

Até esta temporada, Pernambuco contava com duas vagas diretas.

Ocasionalmente, o estado teve três representantes, com um dos grandes entrando através do ranking nacional de clubes.

Agora, a possível benesse. Não uma, mas duas vagas extras…

Em contato com a diretoria de competições da CBF, a FPF recebeu a informação de que o futebol local poderá emplacar até quatro times.

O sistema de classificação já teria sido até definido, por sinal.

Seriam os três primeiros colocados do Pernambucano e, enfim, o campeão da Copa Pernambuco, num pleito antigo, desde a criação da competição, em 1994.

Caso a CBF libere apenas três vagas (política, política), aí serão os dois primeiros do Estadual, deixando a vaga extra para a copinha mesmo, agora valorizada.

A Copa do Brasil também vai classificar agora à Copa Sul-americana. Em vez de 8 vagas, o país terá apenas quatro. Tente entender o critério escrito pela CBF:

Dos 16 clubes que vão participar das oitavas-de-final, oito não chegarão às quartas-de-final. No entanto, quatro dessas equipes desclassificadas serão compensadas com uma vaga na Copa Sul-Americana. As vagas serão definidas de acordo com a colocação final no Campeonato Brasileiro do ano anterior.

A competição passará grandes mudanças, atingindo, de forma direta, o interior do estado e o futebol internacional. Você concorda com essa transformação?

15 Replies to “Até quatro pernambucanos na Copa do Brasil”

  1. Clubes e torcedores devem ter atenção ao valor da Copa do Brasil. Depois da unificação da Taça Brasil com os Campeonatos Brasileiros, o mesmo deverá ocorrer em relação à Copa do Brasil.

  2. Pingback: Os destinos de Náutico, Santa e Sport na Copa do Brasil | Blog de Esportes

  3. única coisa boa é q valorizou a copa pernambuco, pq essa CBF e muito baba ovo do corinthians puta q pariu agora  ronaldo  andres sanchez tudo na CBF desse jeito!

  4. Não entendi a colocação que o Sport só foi campeão porque enfrentou times fracos. Afinal Palmeiras e Internacional eram considerados os melhores times do Brasil e foram vencidos de forma inquestionável!

    Agora o que ninguém consegue ver é que esse regulamento é feito pra beneficiar Flamengo e Corintínhas, que fora da terra brasilis não conseguem ganhar de nínguem, etnão quando vazarem da libertadores voltam logo pro apito amigo…

  5. A única coisa boa disso tudo foi a vaga na copinha pe. No mas, será uma competiçao inchada e claramente favorável aos times do grande eixo. Montar elencos para os nordestinos é muito dificil, com a falta de verba. A esperança era sempre a copa do brasil, como o principal título. Agora podem morrer de esperar, mas não vão ver um Sport da vida, campeão!

  6. Rosivaldo,

    Você se referiu ao Estadual? Neste caso, os times do Nordestão (que não necessariamente serão Sport, Náutico e Santa Cruz) só entrarão na segunda fase do Pernambucano.

    Caso a dúvida tenha sido sobre a Copa PE: ainda não há regulamento sobre isso, mas deverá ser uma fase única, sem vantagem alguma para os competidores.

  7. Gente:o q fez essa copa do Brasil ser mudada não foi a CBF.mas:Corinthians-Midia de São Paulo!com a eliminação na Pré-Libertadores nesse ano para o Tolima,da Colombia,a Midia Paulista chiou e muito(aliás,JÁ VINHA CHIANDO).isso interferiu nos negócios do clube e da imprensa Paulista!é necessário q este q vos fala desenhe?

  8. Acho que a unica coisa boa é abrir vaga pra o campeão da copa pernambuco, valorizando e muito a copinha. Só gostari de saber quando é os nossos três grandes entram, é já na primeira fase?

  9. Acho válida a mudança até o ponto em que a Copa do Brasil dará vagas para a Sul-Americana… é esvaziar o Campeonato Brasileiro que, ao contrário do que a Globo vive dizendo, no modo dos pontos corridos, é tão ou mais emocionante do que o sistema de finais. As copas nacionais europeias são assim, gigantes e se esticam até o final da temporada, e os grandes também disputam. Acho injusto o time campeão, por exemplo, não poder defender o título… Creio que será interessante de ver =)

  10. Não gostei,nao havia necessidade de colocar times que disputam a libertaddores nesse torneio,vai inchar e muito a competição
    Coisas de dona  CBF.

  11. Complicaram demais… não gostei não… E ainda tem o fato dos times que disputam libertadores entrarem lá na frente na competição….
    Ela vai durar até novembro, e se o time estiver disputando o 1o lugar brasileirão, vai colocar o time pra jogar na copa br?? acho que não né… vai ser muita competição pra pouca data…

  12. Otimo pra Copa Pernambuco, mas esta onda ai de vagas da Sulamericana pra quem cair nas oitavas da Copa Brasil é noiada. Vai ter time entrando pra perder, ciente que não terá moral de vencer a competição nacional…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*