Signal Ilha do Retiro Park

Arena Sport. Crédito: Sport/divulgação

Oficialmente, a Arena da Ilha do Retiro terá capacidade para 45.796 torcedores.

Todos bem acomodados em cadeiras.

O estádio foi projetado dentro do enorme caderno de encargos da entidade que comanda o futebol mundial, já apelidado de Padrão Fifa.

No entanto, o estádio, cujo complexo está orçado em cerca de R$ 600 milhõess, poderá sofrer uma ampliação considerável na capacidade de público.

Seriam mais dez mil lugares. O design desenvolvido pela DDB/Aedas não é mais o mesmo? A princípio, não é isso. A mudança está relacionada com o tipo de assento.

Em vez de ter 100% do espaço para a plateia ocupado por cadeiras, as duas gerais, atrás das metas, poderão ser apenas as tradicionais “arquibancadas numeradas”, ainda que com uma infraestrutura interna de arena, com bares, lojas, banheiros etc.

Mais. A medida seria transitória. Dependendo do jogo, cadeiras ou cimento.

A utilização de cadeiras móveis não é novidade. Um dos casos mais famosos é o do Borussia Dortmund, da Alemanha, dono da maior média de público do mundo: 76.800.

O estádio local, o Signal Iduna Park, tem capacidade para 80.552 pessoas. Porém, este número vale apenas para a Bundesliga, pois 15 mil lugares, em uma geral (foto), é para o fanático público que não costuma assistir ao jogo sentado…

Em disputas internacionais, com o regulamento da Uefa, é preciso repor as cadeiras no setor, limitando a presença a 65.718 pessoas.

Antes desse debate, para virar uma “Signal Ilha Park”, o atual estádio rubro-negro precisa ser demolido. O que deverá ocorrer em 20 de novembro de 2012…

Signal Iduna Park, estádio do Borussia Dortmund, da Alemanha

24 Replies to “Signal Ilha do Retiro Park”

  1. Nao sei porq tanta bobagem, esses torcedores, semrpe fala q a imprensa é Rubro Negra, ja é tempo de saber q não existe isso, o q existe é q Realmente o SPORT, da mais ibope q todos daqui da Região, entao por isso q a imprensa fala mais, outra coisa porq todas as pesquisas dào como o SPORT, o time de maior torcida daqui, sera q as empresas de pesquisas so erram  quando é nesse assunto, pois todas as pesquisas de  varios tipos dão como o SPORT, o maior numero de torcedores, voces vejam q qualquer Resenha esportiva do rádio, o SPORT sempre fica por ultimo, sabem porq por ser o time q da mais Ibope, se colocar como primeiro, os ouvintes mudam de estação quando acabar, ou desligam o rádio, Então pessoal parem de babaquice e usem a logica.

  2. 1987*- NÃO ESQUEÇA DO * ASTERISCO PRA LEMBRAR QUE ESSE CAMPEONATO FOI UMA ABERRAÇÃO, O ÚNICO CONTESTADO DE TODOS… E POR QUÊ NINGUÉM CONTESTA O DO BAHIA?… SÓ RESPONDA ISSO, CADELA, E BOA PARTE DO INVESTIMENTO NA ARENA VÊM DA ODEBRECHT, E O DINHEIRO DO GOVERNO É POR CAUSA DA COPA, O ARRUDA ERA POR QUÊ? COMPARAR OS DOIS CASOS É NO MÍNIMO BURRICE, ISSO SEM FALAR QUE O ARRUDA FOI DA ÉPOCA DO REGIME MILITAR, E O POLÍTICO MAIS BABÃO DAQUELE REGIME EM PERNAMBUCO, TEVE SEU PAI HOMENAGEADO, MAS VOCÊS DO SPORT NÃO DEVEM CONHECER MUITO SOBRE ESSES ASSUNTOS, PASSAM O TEMPO COPIANDO OS OUTROS,… JASON? É DO SÃO PAULO!

  3. Olha as barbies com inveja…calma meninas. Agora cada vaca com seu brejo, ops, com seu estádio do Governo. Arruda e Arena da Copa, construidos com dinheiro do povo pernambucano.

    Viva São Lourenço e seu novo Engenhão. KKKKKKKKKKKKKKKKK    

    Depois de secar muito o Sport, a decepção foi grande. A mala rosa não adiantou. No jogo contra a Ponte Preta todo mundo de ouvido coladinho no rádio, torcendo pelo Vila. QUE VERGONHA. QUE MEDO DO LEÃO, É ESSE?????

    Mas time nanico é assim mesmo, não ganha nada e vive torcendo contra os grandes.    

    Ô Fernando…faz graça não…teu time estava onde em 1987? KKKKKKKKKKK Ahhhh, tava no módulo amarelo….sei….qual foi a colocação de vocês mesmo???? KKKKKKKK

    Fica com teu hexa caseiro (que segundo Berilo não vale nada, não passa de Sergipe)  que o nosso vice da Copa do Brasil de 89 vale mais, isso  fora nossos três títulos NACIONAIS: 1987, 1990 e 2008.    

    Nossa Arena Ilha será a maior revolução da história do Sport, se hoje o Leão é o Rei do Nordeste, com a nova arena e os milhões de reais dela, vamos colecionar títulos nacionais e internacionais.

  4. Acho que os jornalistas poderiam falar seus times, sem problema, o PVC é palmeirense, mas não é tendencioso e é respeitado por muitos corinthianos, são paulinos, santistas, claro que existem torcedores que sempre vão reclamar, faz parte, sobre o Cássio acho que ele é rubro-negro, mas discordo do Ricardo Barbosa, não o vejo babando o sport, conheci o trabalho dele após um ranking que ele fez onde o Náutico ficava em 16o entre os maiores times do Brasil, será que ali ele estava babando o Náutico? Ricardo deixa de bobagem, continue fazendo seu trabalho Cássio, esses torcedores(dos 3 times) não têm nada a dizer, no começo do ano um grupo de rubro-negros quiseram boicotar o sistema JC de comunicação por que o dono é alvirrubro, é muita babaquice…

  5. Se o jornalista supracitado no comentário do niilista ficasse somente em ter assumido para qual time torce, td bem. Só q o tal tem um programa no qual se junta a pessoas nitidamente deletérias e retrógradas do porte de José Joaquim Pinto de Azevedo e o q faz? Vive a malhar o futebol de PE, onde até as iniciativas boas são logo torpedeadas. A exceção? Quando o tal jornalista resolve tecer loas ao time para o qual torce. Se é esse o jornalismo q o tal “leitor” cobra tanto de vc, sem senso crítico, extremamente autoreferente e voltado apenas à babação-de-ovo explícita, então, Cassio, como seu leitor e amigo, posso lhe dizer: continue da forma q está. Sem mudar uma vírgula.

  6. Apesar de discordar da Arena Pernambuco (e da tal Cidade da Copa, que só ficará pronta em 2025) ela pelo menos será o impulso para a modernização daquilo que os pernambucanos chamam de estádios. Ilha do Retiro, Aflitos e Arruda estão arcaicos, não passam de banco cimento ao redor do campo. Quando falo que discordo da Arena Pernambuco, o digo porque acho que o melhor seria a modernização do Arruda ou da Ilha do Retiro. Se isso fosse feito há uns 4 anos daria tempo perfeitamente. Agora, não daria mais tempo.
    Quanto ao comentário do Ricardo, acho que, apesar do Cássio torcer para o Sport, esse blog não cai na mesmice da imprensa esportiva pernambucana.Cada um tem o direito de torcer para o clube que quiser!!!!

  7. Pingback: Signal Ilha do Retiro Park | Blog de Esportes : Link Mundial

  8. Isso se Homero deixar, o semi Deus das cadelas anda dizendo que isso será um bagaço de laranja, dessa vez a “gréia” é interna, hahaha, vocês da cachorra não podem nem reclamar, afinal Homero é o Deus das cachorras, o que ganhou no tapetão o título que vocês não ganhariam no campo, POR QUÊ NINGUÉM CONTESTA O DO BAHIA? PORQUE ELE JOGOU COM OS GRANDES, E NÃO A SEGUNDONA… Além disso pra quem levou fumo de pai Carlos, não duvido que esse cabaré fique só nos escombros, pois essas empresas parceiras de Dubeux são “fracas”, pela primeira vez Homero tá certo, vão ter que jogar na arena e ganhar menos ou igual ao Náutico, graças ao contrato(valeu odebrecht e governador) ou pedir penico pra tripa, mundiça com mundiça…

  9. Cássio
    Não  entra  na pilha  desses   revoltados não cara , qualquer que publicada  aqui eles vão reclamar  .
     
    A  idéia   é GENIAL
    VALEU
     

  10. Amigo, quando o insatisfeito ali em cima entra pra falar as bobagens dele, conta como acesso pro blog? Também acho uma estupidez gastar tanto tempo com algo que você odeia, se não é obrigado ou não há necessidade para isso, mas… Vai ver que é um desocupado, sei lá!

  11. Cassito,

    Isso deve ser uma barbie enrustida que mesmo com seu time ganhando não aquieta o papeiro. O bom dos coments é que dá pra rir um bocado com a porrada de baboseira sem noção que o povo posta. Teu ibope é 99.9% positivo e essa “menina” não faz nem cócegas.

    Um abraço…

    Torcida do Leão

  12. Ricardo Barbosa,

    Nota-se a sua insatisfação com o blog em todos os seus comentários, sem exceção.

    O que me causa dúvida é porque alguém continuaria se irritando tanto com os textos publicados aqui, já que nada o agrada.

    A linha editorial do blog é absolutamente a mesma desde o primeiro dia, em 3 de agosto de 2008. Se isso é bom ou ruim, paciência…

    Obviamente, o número de críticas aqui é enorme. O seu caso, contudo, chamou atenção pelo “aproveitamento” de 100%. Se é tão ruim, por que a leitura?

    Em tempo: a moderação (minha) jamais cortou qualquer linha de suas críticas. Todas devidamente publicadas. E continuarão sendo…

  13. Isso é como a Arena do Grêmio, que vai ter um espaço para a famosa avalanche.

    Esse plano das cadeiras removíveis é muito bom para o Sport, para manter o aspecto de caldeirão

  14. A BABAÇÃO VOLTOU A BABAÇÃO VOLTOU A BABAÇÃO VOLTOU,MEU DEUS QUE CRONISTA RIDICULO TE ASSUME LOGO CARA DEIXA DE FRESCURA FAZ COMO EDNALDO SANTOS DIZER O CLUBE QUE TORCE NÃO CUSTA O EMPREGO NÃO CRIA VERGONHA NA CARA.

  15. Pingback: Signal Ilha do Retiro Park – La Curva da Ilha… : Blog dos Blogs

  16. Parabéns Cassio – creio ter sido você o primeiro a falar dessa possibilidade aqui no Blog. Vamos lá Leão!

  17. O nome chama-se conceito Stehplatz. Praticamente todas as arenas de futebol do campeonato alemão seguem o modelo.

    Não falo dos outros esportes, mas assistir jogos em pé combina perfeitamente com o futebol. É uma maneira inteligente de aumentar a capacidade de público sem precisar ampliar o estádio, sem deixar de lado o conforto e a segurança.  

    Por isso o campeonato Alemão é campeão de público e renda no mundo.

    Infelizmente tem ainda a questão do vandalismo, das torcidas organizadas. Deixar a torcida visitante em cadeiras, seria uma tentação ao quebra-quebra. Basta ver os banheiros depois de um clássico.

  18. Aí sim! um dos maiores medos que eu tinha era que a torcida só pudesse assistir aos jogos sentada porque grande parte da torcida do Sport não tem essa característica. O Sport tem sim que se preocupar em não descaracterizar sua fanática torcida. Eu mesmo não consigo assistir a um jogo sentado.
    Abraço!

  19. Marina,

    O mais próximo que vi desse modelo foi no estádio Único de La Plata, na Copa América. Moderno e com gerais sem cadeiras, mas com espaço para a colocação de cadeiras, caso necessário um dia…

    Por enquanto, a torcida do Estudiantes prefre ficar em pé mesmo nas gerais. O restante do estádio é “cadeirado”.

  20. Cássio, essa ideia é simplesmente genial! Fui no Veltins Arena do Schalke e quando vi essa mesma estrutura fiquei morrendo de vontade que o Sport fizesse algo parecido. Além de aumentar nossa capacidade, ainda satisfaz os torcedores que não suportam torcer com as cadeiras atrapalhando.

    Ideia aprovadíssima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*