O futebol silenciado por Sócrates, o Brasileiro

Sócrates na Seleção Brasileira. Foto: Fifa/divulgação

Luto no futebol brasileiro com a morte do “doutor” Sócrates, neste domingo, aos 57 anos. Craque com os pés e com as palavras. Personalidade dentro e fora do campo.

O blog teve a oportunidade de entrevistá-lo em 2008, aqui no Recife (veja aqui).

Mais do que uma entrevista coletiva, todos os jornalistas presentes naquele evento, o Toque de Classe, com a presença de outros craques do passado, prestaram atenção (e se divertiram) com as histórias do Magrão, misturando sempre futebol e política. Abaixo, causos e opiniões daquele dia, começando com um episódio de 1981.

“Numa folga lá, fomos para um bar e começamos a beber cerveja. Paulo Cezar Caju chegou falando francês e pediu champanhe. Olhei desconfiado, mas a diversão do grupo seguiu. Depois, ele pediu mais uma taça. Minutos depois, Paulo foi para o banheiro. E nunca mais voltou. Estava sem dinheiro. Os outros jogadores tiveram que pagar a conta dele. E ali nascia a ‘Democracia Corintiana.’”

A declaração contextualizou o episódio com o movimento que entrou para a história do Timão, no qual todas as ações eram decididas no voto, entre todos os funcionários.

Apesar das brincadeiras, também houve espaço para seriedade, como no momento em que falou sobre o jogador brasileiro.

“O jogador brasileiro é uma criança, e é fácil de ser manipulado. Um jogador só deveria se profissionalizar se tivesse pelo menos o ensino fundamental. Mas não… O cara nasce na favela e quer sair do buraco jogando bola, como o ídolo dele, que nunca estudou também. Ele precisa estudar, porque se não der certo no futebol, já teria um caminho para conseguir outra formação.”

Depois, criticou o modelo de gestão da maioria dos clubes brasileiros, após ser questionado sobre a então situação do Santa Cruz.

“Não existe um modelo padrão para comandar um clube. O que existe é uma boa gestão. Não tem mais espaço para aquele dirigente cego pelo time, que faz tudo pelo seu clube do coração, mas que não é preparado para a função. O dirigente precisa ser profissional e responsável. A legislação precisa passar a punir de vez os responsáveis pelas grandes crises nos times.”

Finalizou comentando sobre o seu gol mais bonito. A resposta foi curiosa…

“Não lembro de um gol mais bonito. O que eu tinha mais prazer mesmo era dar o passe para o gol. E aí, todos foram bonitos.”

O futebol que falava… Fará muito falta.

Sócrates na Seleção Brasileira. Foto: Fifa/divulgação

7 Replies to “O futebol silenciado por Sócrates, o Brasileiro”

  1. e q criticava essa imprensa podre(coisa q aqui,pouquissimos fazem).extremamente politizado e grande jogador.quanto ao comentário do Rodrigo:só um IMBEOTA,tem capacidade de falar isso!no caso,o Rodrigo!

  2. Vai fazer muita falta em uma sociedade cada vez mais alienada e consumista. Pelo menos o Romário tem se tornado um questionador e segue combatendo a bandidagem da CBF, tomara que não seja um caso circunstancial. Já o Ronaldo gordo, um cara que já é milionário segue sujando o nome que construiu, se juntando ao que há de pior no futebol, para ganhar mais ainda.

  3. GENIO, POLITICO ,INTELECTUAL ,MÉDICO E PRINCIPALMENTE HOMEM QUE FALAVA A VERDADE. DESCANSE EM PAZ COM DEUS DOUTOR.

  4. SÓCRATES, O BRASILEIRO

    Sócrates Brasileiro, guerreiro, sonhador
    O médico, o homem simples, cidadão, o jogador!
    O menino que acreditou na vida
    E que com fé e persistência lutou.

    No futebol, a elegância, a experiência
    Jogo limpo… Caráter…  Decência!
    Com suas jogadas o mundo conquistou.

    Chegou o dia: Despede-se de nós!
    E a saudade embarga a nossa voz!
    Mas ficará o eco:
    Brasil!  Brasil!  É gol !

    Com a sua arte conquistou espaços
    Brilhou na terra e hoje volta aos braços
    Do nosso Deus que um dia o enviou!…

    Homenagem simples e sincera ao nosso cidadão Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira ( 19/02/1954 – 04/12/2011) e a nossa eterna gratidão pelos momentos de alegria que nos proporcionou, por levar ao mundo, com garra e fé, as cores de nossa bandeira, o orgulho e a raça do povo brasileiro, defendendo a Seleção Canarinho .
    Que ele possa descansar em paz!
    Que como lembrança fique para nós a  imagem de um  rapaz  que apesar de galgar a fama, apenas queria ser feliz e vivia a buscar a felicidade !

    Os nossos sentimentos aos familiares do Sócrates, votos extensivos a toda a família brasileira.

  5. SÓCRATES FOI UM DOS POUCOS JOGADORES QUE SE REBELOU CONTRA O “SISTEMA”(políticos, dirigentes, empresários) ERA UM CARA QUE TINHA ALGO A DIZER, DIFERENTE DAS BABAQUICES DOS JOGADORES DE HOJE EM DIA, QUE SÓ PENSAM EM GANHAR O “JOÃO SORRISÃO” CLARO QUE NÃO SÃO TODOS, MAS A MAIORIA É ASSIM,… SÓCRATES VIVERÁ PRA SEMPRE, POIS SUAS OPINIÕES E ATITUDES MARCARAM O FUTEBOL MUNDIAL, ISSO SEM FALAR NO CRAQUE QUE ELE FOI, NÃO SOU DA GERAÇÃO QUE VIU ELE JOGAR, MAS PELAS IMAGENS O CARA JOGAVA MUITO, O THIERRY HENRY UMA VEZ CITOU O SÓCRATES COMO UM DE SEUS ÍDOLOS, E EU ACHO O FUTEBOL DOS PARECIDOS, CLARO QUE O SÓCRATES COM MAIS QUALIDADE, DESCANSE EM PAZ DOUTOR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*