Puzzle das arenas por uma nova arena

Estádio Anoeta, em San Sebastian, Espanha

Em sua concepção, a Arena Pernambuco é um projeto de traços singulares.

Qualquer outro estádio também seria, obviamente…

Cada vez mais, contudo, nota-se que o palco local para o Mundial de 2014 foi desenvolvido através de novas tendências arquitetônicas somadas ao que há de mais avançado nas arenas mundo afora.

Da estrutura da arquibancada à cobertura metálica e a sua iluminação externa.

No alto do post, por exemplo, a cobertura do estádio Anoeta, na cidade espanhola de San Sebastian. A Odebrecht acaba de fechar um contrato com a mesma empresa que instalou a “estrutura espacial” na cancha do clube Real Sociedad.

É mais uma pista para o design final da Arena Pernambuco, com prazo de conclusão até de dezembro de 2012. As pistas estão espalhadas em outros campos da Europa…

Confira a declaração do arquiteto do futuro estádio pernambucano, Daniel Fernandes, em outubro de 2010, ao ser questionado sobre a semelhança interna em relação ao Estádio Nacional de Varsóvia, que vai abrigar a Eurocopa 2012.

“Todos os estádios atuais projetados e construídos dentro dos conceitos modernos se assemelham de alguma forma nos itens associados a questões mais técnicas, como é o caso do desenho das arquibancadas. Mesmo parecidos nenhum estádio é igual a outro. A arquitetura é sempre uma continuidade, é um processo que se renova a partir das experiências anteriores ao longo da história. Todo projeto sempre vai possuir parte desse conhecimento acumulado juntamente com as inovações que acontecem de forma natural. Todos os estádios modernos acabam tendo algo em comum.”

Fato percebido, sem dúvida alguma, nas três imagens deste post.

Estádio Nacional da Polônia. Crédito: federação polonesa

Apesar de parecido, o estádio polonês (acima) é bem maior, com capacidade para 58.145 pessoas, contra 46.214 lugares da construção em São Lourenço da Mata.

E o que dizer da futura iluminação high-tech, temática?

Exatamente como ocorre no Allianz Arena (abaixo), na Alemanha, casa de dois rivais, o Bayern de Munique e o 1860 Munich. Para cada um, uma iluminação diferente…

É uma espécie de vida própria do campo a cada jogo. A cada time.

Mesmo com a cor opaca do concreto, a Arena Pernambuco deverá ter um tom vermelho nos jogos noturnos do Náutico. Se mais alguém jogar por lá também terá uma modelagem, assim como shows musicais. O objetivo é mudar, sempre.

Anoeta, Varsóvia e Allianz Arena, em pontos pra lá de distintos no Velho Mundo, mostram o quanto é extenso o foco de ideias para edificações deste porte.

Nas outras onze subsedes brasileiras da Copa o ritmo de inspiração é o mesmo.

Num futuro não muito distante, quem sabe, outro estádio poderá ter a própria arena à beira do Rio Capibaribe como padrão de qualidade…

Allianz Arena, em Munique

15 Replies to “Puzzle das arenas por uma nova arena”

  1. Eu acredito q o estádio irá lotar…Quando o Santa e o Sport descerem para jogar lá. Será um segundo lar de ambas as torcidas e lá desfrutarão de muitas alegrias. Realmente escolher o Náutico para “mandar” no campo foi a decisão mais universalizadora que o Governo e a Odebrecht poderia tomado. Esse Dudinha é muito inteligente. Desse jeito ele vai realmente acabar se elegendo Presidente.

  2. Pingback: Cobrindo a Arena Pernambuco | Blog de Esportes

  3. Não seria um tom Rosa? “…Mesmo com a cor opaca do concreto, a Arena Pernambuco deverá ter um tom vermelho nos jogos noturnos do Náutico…”

  4. arena pernambuco pra torcidinha do nautic vai ser um elefante branco. qdo for jogo de duas torcidas o publico melhora, maas jogos só das alvi rosas, sem condições, não é comentario de zuação entre torcidas e sim a realidade.

  5. Pingback: Novo design na eterna metamorfose da Arena Pernambuco | Blog de Esportes

  6. Só de TCN são 15 mil ingressos, fora que têm gente que fala como se São Lourenço fosse na china, eu acredito numa boa média. princialmente nos jogos aos sábados e domingos, pois a arena além do conforto, segurança e amplo estacionamento, terá várias opções de lazer, dependendo do jogo serão de 35000 a 45000 pessoas, tranquilo, no meio de semana pode ter uma queda no público, mas os alvirrubros que moram mais próximos ao estádio irão com certeza, dependendo do jogo no meio de semana serão de 15000 a 25000, vale lembrar que nos aflitos, sem conforto, sem segurança, terça à noite, numa série B, Náutico x Barueri tivemos 19764 torcedores, e isso porque não tinha mais espaço, se não era jogo pra 30000, imagina numa série A contra um time grande lá na arena

  7. Cassio e ” TORCEDORES ILUDIDOS DE NÁUTICO E SPORT”.  EU ESTOU APOSTANDO TUDO QUE TENHO EM 2 COISAS!

    1- A Arena do SPORT NÃO SAIRÁ DO PAPEL NOS PRÓXIMOS 7 OU 10 ANOS!

    2- A MÉDIA DE PUBLICO DO NÁUTICO NÃO VAI PASSAR DE 5 MIL POR PARTIDA!

    Caros ALVIRRUBROS! NOS AFLITOS VOCÊS SOFREM PaRA LOTAR. PEGUEM APENAS O EXEMPLO DO BOTAFOGO,QUE TEM: MAIOR TORCIDA E TEM MÉDIA RIDÍCULA DE PUBLICO NO ENGENHÃO. (ATÉ MESMO FLAMENGO) AGORA IMAGINA NÁUTICO TER QUE IR ATÉ S.L DA MATA PRA ENCHER AQUELE ESTÁDIO COM O DOBRO DOS AFLITOS…

    FATO!

  8. Como se o acordo do sport com a prefeitura, de construir uma arena numa área como aquela, fosse 100% sério, se existisse alguém que defendesse o meio-ambiente de forma séria, essa arena da ilha não saíria, se bem que aquilo depois de derrubado vai ficar nos escombros, as parceiras do sport não têm grana pra bancar esta arena, e o Náutico fez a parceria com a ODEBRECHT, A ODEBRECHT É PÚBLICA?… Essa gréia de estádio do governo só vale se o Náutico continuar na arena depois de 2036, até lá a parceria é com a ODEBRECHT, E A ODEBRECHT É PÚBLICA?.

  9. Ridículo: “…meu nautico já ganhou um estádio …” Ganhou nada meu amigo! A sarna ganhou um campo do Bandepe e o Leão é o único que vai fazer a sua arena

  10. Isso aí Fernando, sem falar que o contrato são para os próximos 33 anos, tem muito tempo pela frente, o Náutico fechou o melhor contrato, vai jogar todos os seus jogos lá, vai receber por isso em dinheiro e investimentos pesados no CT, os rivais podem até fechar, mas acho quase impossível, sabe pq, não é viável para outros, é viável para o primeiro que fechar contrato, o segundo ou terceiro que fechar contrato vai jogar poucos jogos ao ano e não receberá nada, o Santa não sai jamais, o estádio cabe 60 mil, o sport terá sua arena e mesmo se não tivesse não iria sair pra jogar poucos jogos. O Náutico ganhou na loteria!

  11. Não vejo a hora de ver a massa alvirrubra invadindo São Lourenço da Mata e lotando  a Arena Pernambuco. Com certeza vai ser a maior invasão de um time de Recife em outra cidade. Dá-lhe torcida alvirrubra, a torcida mais bonita e animada de PE.

  12. A partir de 2014 todos os grandes clubes terão suas arenas, Inter, Grêmio, Atlético/PR, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, e os que vão jogar no novo Mineirão e no novo Maracanã, no NE o Bahia terá a Fonte Nova, Ceará e Fortaleza o novo Castelão, por isso foi importante o acerto do Náutico com a odebrecht e o governo, se não ficariamos mais atrasados do quê já somos jogando nos Aflitos, ter um estádio padrão FIFA, coberto, 46 mil lugares, estacionamento amplo, uma estrutura digna de um clube moderno mais um CT de primeiro mundo é um novo Náutico que surge, minha expectativa é maior para ver os jogos do Náutico nesta arena do quê a copa do mundo, se o Brasil ganhar beleza, vou torcer muito, mas se perder tanto faz, meu Náutico já ganhou um estádio moderno, e sou mais alvirrubro do quê brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*