A recomendação do MPPE sobre as torcidas organizadas

Mais um veto para as torcidas organizadas de Pernambuco. A recomendação foi do Ministério Público. É suficiente? Qual é a sua opinião sobre o assunto? Saiba mais aqui.

Confira um texto no blog sobre a violência nos clássicos do estado clicando aqui.

18 Replies to “A recomendação do MPPE sobre as torcidas organizadas”

  1. entendi Domingos Portela.mas,mantenho o q disse.culpar o ESTADO até eu faço isso!não é só o estado o maior culpado.espero q essa sociedade não tome mais susto do q tem tomando.essa mesma imprensa q a turma faz questão de poupar(e q eu faço questão de criticar.pois são culpados disso tambem!),começa a”ser revelada”da pior forma possivel!não me refiro ao Blogueiro.e depois ainda dizem q o Brasil é o”país do futebol”.uma mentira dita várias vezes,se torna verdade!

  2. Concordo com Domingos Portela. Se o Estado cumprisse com seu dever de fazer cumprir leis rigorosamente e dar educação de qualidade para todos, não teríamos esses vândalos aterrorizando a todos, nos dias de jogos e no nosso dia-a-dia.  Mas nossas leis são frouxas e assim a impunidade rola solta. É por isso que dá gosto ver esses jogos que acontecem na Europa, por exemplo.

  3. Não deveria proibir agora só nas semifinais do estadual,deveria proibir definitivamente.

  4. O que está acontecendo fora dos estadio é incompetencia do estado por isso eu torno a dizer é investir em tecnologia e colocar os marginais na cadeia e nao impedir que toecidas uniformizadas entrem  nos estadios, o estado que colocar a responsabilidade nos clubes – o país está falido !!

  5. Caro leonardo pe!

    O estado testifica toda e qualquer ação das mídias a partir do momento que se omite em mostrar a verdade,tem medo de retaliações.Não precisamos do estado,porém o estado faz com quê precisemos dele,está aí a culpa que tentei mostrar.

  6. Não adianta proibir apenas até o final do pernambucano, essa medida tem que ser em definivo.

  7. CASSIO, JA FALEI MINHA OPINIÃO DIRETAMENTE A VOCE E PONHO AQUI PARA QUE OUTROS PENSEM E COM CERTEZA MUITO MAIS GENTE OUVIU FALAR.
    NA BAHIA E EM MINAS GERAIS, SO O CLUBE MANDANTE TEM SUA TORCIDA EM SEUS JOGOS. ISSO TEM DADO CERTO NOS ESTADOS CITADOS E SE NÃO ME ENGANO EM OUTROS, PORQUE NÃO TENTAR?
    AS TORCIDAS DE SPORT, SANTA CRUZ E NAUTICO SÓ ASSISTIRÃO A CLÁSSICOS EM SEUS ESTADIOS!
    ACHO QUE O SIMPLES FATO DO TORCEDOR NÃO VESTIR A CAMISA DE UMA T.O. NÃO O AFASTARÁ DE SEUS LOCAIS DE CRIME NEM DE SEUS COMPARSAS E TAMBÉM NÃO IMPEDIRÁ DE COMETER OU COMETEREM ATOS CRIMINOSOS!

    TEMOS DE COMEÇAR A IMITAR EXEMPLOS QUE DÃO CERTO!
    OBRIGADO PELO ESPAÇO E PARABÉNS PELA INICIATIVA!

  8. discordo Domingos portela.não é só o estado q tem culpa desse caos.quem voce não fala(e ai boa parte da sociedade endeusa essa gente)da nossa mídia tem uma grande parcela de culpa.mas,como não temos homens e mulheres de VERDADE nesses órgãos,aliado a isso q falei entre parenteses,ficará por isso mesmo!

  9. Uma coisa que está estranha é o segundo jogo de sport x nautico / santa cruz x salgueiro, que na tabela estão marcados para o dia 29, ambos em Recife. As três torcidas envolvidas num mesmo dia e horário de jogo. A 1ª partida está tudo certo, um jogo em Salgueiro e outro no Recife. Seria interessante colocar uma partida dessas no sábado, para não haver confronto de três torcidas.

  10. As torcidas organizadas não devem ser extintas dos estadios, porém o poder publico tem que prender os vandalos que se escondem dentro delas!!

  11. Parabéns ao MPPE pela decisão, ao Thiago e Leonardo pelos comentários. Está na hora da imprensa ser menos infantil e amadora, alguns é claro, e dos dirigentes de clubes assumirem seus papéis em defesa dos direitos de quem, de fato, vai as estádios para torcer. Punição severa aos clubes e dirigentes que não cumprirem as determinações do MPPE, inclusive a Federação que têm a prerrogativa de se posicionar contra estes marginais infiltrados nas Torcidas Organizadas “para o crime”.

  12. Caso o cadastro das torcidas  aconteça o programa bolsa família acolherá mais beneficiados,o vale gás também,etc,etc,etc,.A grande culpa é do ESTADO e só o Estado pode mudar este cenário.porém os nossos grandes líderes não querem,a classe dominante irá se perpetuar no poder,basta apenas termos leis mais rigorosas e educação de qualidade,só assim mudaremos este triste cenário.Loucos são aqueles bons cidadãos que vão a campo,não sabem o perigo que correm.Os falídos juizados do torcedor e estatuto do torcedor não conseguirão organizar isto sem a parceria com o estado,estado que se omite,que não corrige seus erros.

  13. o pior não é isso.o pior é q a nossa imprensa chiou quando o MPPE interferiu no carnaval.fazendo essa mesma recomendação.quando é de”torcida organizada”os caras dão apoio e estão”com a sociedade”.quando é pra carnaval,os caras chiam?se a imprensa Recifense(e não só a de Recife)fosse feita de homens e mulheres de VERDADE,essa violencia gratis já tinha se acabado.esses moleques são os maiores responsaveis por isso e não assumem.mas,como temos uma sociedade despolitizada e desmobilizada,ficará por isso mesmo.

  14. Comparo a estrutura dessas torcidas a uma pirâmide:

    Topo – Fundadores e Diretoria – Pessoas que se beneficiam economicamente da existência das torcidas organizadas. Lucram com a venda de produtos, realização de festas e ainda possuem benefícios como livre acesso ao clube e ingressos para jogos.
    Meio – Torcedores – Geralmente mais jovens, são aqueles que se entusiasmam com a “magia” das torcidas; a galera pulando, o bandeirão, os gritos de guerra e a impressão de que as mesmas comandam o estádio e empurram o time.
    Base – Marginais – Também se beneficiam economicamente, mas de forma ilícita. Usam a camisa da torcida para se camuflar e poder praticar vandalismo, assassinato, espancamento, assalto e tráfico de drogas. Chegam ao ponto de criar sub-facções, que brigam nas ruas entre si, geralmente por serem de bairros rivais de determinada zona da cidade.  Isso é torcida? Pra mim isso são gangues que usam o futebol pra resolver suas rixas. Como toda a base, são a maioria.
    O problema é que essas torcidas cresceram tanto que os donos perderam o controle. É impossível saber quem é quem. O cara vai na loja, compra a camisa e se mistura aos outros pra assaltar e fazer outras coisas.
    A camisa da organizada camufla o marginal. Quem fez o arrastão, quem matou, quem roubou não foi João ou José, foi a Torcida “X” ou “Y”. É mais fácil se livrar. O bandido perde a identidade e passa a ser parte de um grupo.
    A extinção não vai acabar com a violência, até por que, vivemos em uma das cidades mais violentas do Brasil, mas, diminui muito. Comparo com o  tráfico de drogas. Existe na Suiça, na Inglaterra, no Japão, não se pode acabar mas lá não há um poder paralelo como aqui.  É só ver os índices de violência antes dessas torcidas crescerem tanto. Essas mortes só aconteciam em RJ e SP. Agora, todo clássico morre gente.

  15. O QUE MAIS ME IRRITA NESTE SÉRIO PROBLEMA DESSAS GANGS, GENTE NÃO SE PODE CHAMAR DE TORCIDA, PELO AMOR DE DEUS.É O SILÊNCIO DOS PRESIDENTES E DIRETORES DOS TRÊS GRANDES.DOMINGO NO PROGRAMA DA GLOBO NEM O DO SPORT, O DO NÁUTICO E DO SANTA DERAM A SUA OPINIÃO.FINALMENTE O QUE ESES CARAS TEM? SERÁ RABO PRESO A ESSAS GANGS? EU MESMO ESTOU COM MEDO DE IR AO SHOW DE PAUL NO DOMINGO, POIS JÁ SURGIU UM BOATO QUE AS GANGS PODERÃO ATACAR QUEM VAI AO SHOW.SABEMOS QUE O PUBLICO DO SHOW É DIFERENCIADO, E AI O QUE SERÁ FEITO.GOVERNADOR ACABE COM O SILÊNCIO E ACABE COM ESTA VERGONHA. IMAGINE NA COPA DE 2014, SEREMOS VERGONHA NACIONAL.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  16. talvez a melhor solução em medio prazo seria o cadastramento dessas organizadas, onde em outros paises o  cadastro de organizadas ja ocorrem e deram certo!! e pq no Brasil tem que ser diferente? bardeneiros sempre existirao, mas vc tem um metodo “eficaz” de controle sobre essas pessoas!!

  17. SERA QUE A POLICIA, MINISTERIO PÚBLICO E OS CLUBES VÃO CONTER AS ORGANIZADAS??

    ACHO MUITO DIFICIL!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*