Quatro campeonatos brasileiros e um Brasileirão

Quebra-cabeça da bandeira do Brasil

Uma pergunta teoricamente simples.

As quatro séries do Campeonato Brasileiro compõem uma só competição ou os diversos níveis do Nacional são torneios plenamente distintos?

O questionamento foi formulado a partir do imbróglio jurídico em que se meteu as Séries C e D, paralisadas há duas semanas. Na verdade, sequer foram iniciadas.

Os 60 clubes que estão sem jogar se articularam para buscar uma intervenção em uma esfera maior, o Superior Tribunal de Justiça.

Alegam que a paralisação pode se estender às Séries A e B, com mais 40 clubes. A explicação é fundamentada no sistema de acesso e descenso.

Quem caiu da segunda divisão no ano passado não está jogando agora.

Em qualquer série nacional, o rebaixamento tem a garantia de disputa no ano seguinte. Obviamente, não existe queda na 4ª divisão, e por isso a classificação é via estadual.

Para 2013, de fato seria um problema. Para onde iriam os últimos quatro colocados da vigente Série B? Seria inchada? Não há como desfazer o rebaixamento, pois isso está bem escrito no regulamento. Ou seja, viraria um efeito dominó, até a elite.

Na teoria, a justificativa é bem viável. Já na prática, na opinião do blog, foi apenas um movimento no tabuleiro deste jogo truncado para angariar força ao pleito, numa tentativa de chamar a atenção de grandes clubes e associações.

Considerando que a emissora que detém os direitos de transmissão da Série A da atual temporada pagou a bagatela de R$ 1 bilhão e que as quatro séries do Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil de 2011 geraram R$ 177 milhões em bilheteria, seria interessante chamar mais um integrante (o tal pagador) para a batalha.

Saindo um pouco da teoria, vamos citar um exemplo, o futebol da Inglaterra. Lá, existem 24 divisões. Sim, da Série A até a Série X (veja aqui).

A partir da 8ª divisão, o campeonato inglês fica semiamador. Se algum deles parar de forma semelhante, há como afetar a Premier League? Dificilmente.

Todos os contratos são focados na elite, considerada um torneio à parte. O mesmo ocorre, aliás, na segunda divisão. Tanto que o terceiro nível é chamado de “Liga Um”…

Voltando ao Brasil, o fato é que já passou da hora de alguma posição mais rígida.

Não foi por falta de aviso que essa chuva de liminares na justiça comum, se sobreponto à justiça dsportiva, seria um problema maior do que se pensava (veja aqui).

Confusão jurídica à parte, qual seria a resposta para a pergunta no início do post?

44 Replies to “Quatro campeonatos brasileiros e um Brasileirão”

  1. Boa tarde gostaria de informações a respeito dos organizadores do campeonato de domino que fora divulgado pelos senhores. Pois gostaríamos de convidados uma vez que estamos organizado 1o campeonato Baiano de domino o mesmo sera organizado atraves da FEBAD FEDERAÇAO BAHIANA DE DOMINO. provavelmente ocorrera nos dias 02e03/05/14 em ESPLANADA BA
    gostaríamos de estar convidando todos os envolvidos neste evento executores e participantes a principio contaremos com o apoio da CONBRAD ( CONFEDERAÇAO BRASILEIRA DE DOMINO ) onde teremos a presença do atual campeão brasileiro e do seu antecessor e cujas ja foram convidadas ainda teremos a presença de algumas das federações regionais, tais como Brasília, São Paulo, Santa Catarina, Maranhão, Acre, Rio de Janeiro ,Espírito Santo todas essas agremiações já mantemos contato e apoio e aguardamos a outras para agregar a grandiosidade do nosso primeiro evento oficial,
    gostariamos de contar co o apoio e presença de todos no nosso primeiro evento oficial
    contatoS WAGNERRS2001@YAHOO.COM.BR CL 061 83260122 TIM
    Enio amorim dos santos 071 92919391 Lucio mauro Amorim dos santos 075 92467954
    estaremos divulgando atreves do sitio http://www.esplanadanews.com.br/portal/ assim que tivermos confirmaçao do loca e data oficial .
    Wagner Rodrigues dos Santos
    Rep – Vendedor – Propagandista
    Celular (61) 8108-9445 -Tim
    Celular (61) 8565-3608 -Oi
    Fone-fax(61) 3047-4354

  2. Companhero Cassio Zirpoli, tente ser menos parcial. Todos notam sua raiva pelo fato de o Santa Cruz ser o segundo maior clube de Pernambuco, bem como maior rival do Sport; você como alvirrubro tenta minar a força do nosso clube.
    Pare com isso, fique  com sua preferencia pelo Nautico , mas nao fale mal dos Corais,não sinta nem deixe transparecer inveja.

  3. EI BRUNO, EU PREFIRO DM9 DO QUE AS TRISTEZAS QUE TU TEM NO ATAQUE, BABACA!!! E VC SABE SEU TROUXA, QUE O TERRENO DO TEU CHIQUEIRO PERTENCE A MARINHA CONSEQUENTEMENTE A UNIAO, VIU ESSAS ESCRITURAS VC ESTA INVENTANDO. VC EH UM FANFARRÃO EM QUERER DIZER QUE TEM MAIOR MEDIA DE PUBLICO. 21000 PESSOAS KKKKKKKKKKKKKKK QUE MERDA EH ESSA MENINO? ISSO EH PUBLICO, VOU COLOCAR DOBRO DISSO AI TODO JOGO!!!

    TEU TIME EH UMA VERGONHA, O UNICO TIME DO BRASIL A SER BIVICECAMPEAO PARA UM TIME DUAS DIVISÕES ABAIXO DA SUA E AI? CHUPA ESSA

  4. Na minha opinião, não deveria ter série D, ou se tivesse deveria ser bem enxuto (tipo somente uma vaga para cada estado somando com os que foram rebaixados da C)
    e ainda por cima no estilo mata-mata
     
    no caso de extinção da D… a C poderia ter 40 clubes em 8 grupos estilo da copa do mundo… na segunda fase é mata mata.
    assim ficaria mais viável economicamente… a elite, a segundona e a divisão de acesso.

  5. Tudo bem que a bagunça esta nas séries C e D. Mas se paralisar a A e B, a bagunça  lá embaixo ACABA. Vão dar um jeito de cassar TODAS  as liminares rapidinho,afinal,o o pessoal da ” capa preta” adora assistir futebol na TV. Vamos paralizar tudo,até a construção dos estádios. Esta Copa tinha que VAZAR daqui.

  6. DISPUTASSE LIBERTADORES??? NÃO !!! PORQUE??? PQ PRA JOGAR NA LIBERTADORES SÓ QUEM JÁ GANHOU UMA COPA DO BRASIL OU QUEM FAZ BOA CAMPANHA NO BRASILEIRO O REESTO É LIXO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! 

    QUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAQUAUQA

  7. COCADINHA DE SAL!

    SE INFORMA MELHOR MARCELINHO PARAIBA FOI DISPENSADO DO SPORT AMIGO! O SPORT NÃO QUIS RENOVAR COM AQUELA MERDA!! MAS QUEM SABE UM DIA ELE VOLTA PRA JOGAR NO SANTA E NO NAUTICO JÁ QUE ESSES DOIS CLUBES ADORAM EX JOGADORES EM ATIVIDADE!!

    VIDE DUTRA, DENIS MARQUES E ETC!!

    AHHH E QUEM SÃO VCS PRA FALAR ALGO?? E O RIVALDO QUE PREFERIU JOGAR EM UM TIME ANGOLANO EM VEZ DE JOGAR NO TIME DE SERIE D!!!

    SINCERAMENTE QUEM TEM TETO DE VIDRO É BOM NÃO JOGAR PEDRA!!!

    E AMIGO FUTEBOL É DINHEIRO SEJA REALISTA E NÃO UM SONHADOR AOS PUCOS AI SIM O SPORT PODE ALMEJAR ALGO!!

    É POR CONTA DESSA “TAL GRANDEZA DE VCS” QUE O SANTA TA ATOLADO EM UM CAMPEONATO AMADOR E O NAUTICO AINDA VIVE DO HEXA!!!

    NO NORDESTE SÓ O SPORT PQ O RESTO É LIXO!!

  8. bruno schellotto! Enquanto os Torcedores de Pernambuco,ficam com esta tua Mentalidade de quando estiverem na Série A, o Sonho de consumo é conseguir uma Vaga na Sul-Americana,mesmo sabendo que se conseguir irar brigar para não passar Vergonha,no Sul e Sudeste os Clubes entram para serem Campeões,e uma Vaga para a libertadores/Sul-Americana,passam a ser uma consequência de não terei sido Campeões. Então fica com teu Delírio de Campeão de Lanchonete/87 , Campeão do Centenário e Campeão Copa do Brasil,que até Clubes como o Paulista foram. Repito minha Pergunta! Qual a Finalidade dos Clubes de Pernambuco na Série A!??Pensa Grande,mas dentro das Possibilidades,só para ser Chato! Teu ÍDOLO,Marcelinho Pb,preferiu jogar num Clube sem expressão do que no Sport!E Juninho PE(38 Anos),”deu” um SONORO NÃO ao teu Clube!

  9. O CARA FALA QUE QUALQUER PORCARIA JÁ GANHOU A COPA DO BRAISL É PRA VC VER QUE TEU TIME É MENOR AINDA DO QUE ESSAS PROCARIAS QUE VC JÁ FALOU POR ISSO QUE QUANDO SE FALA EM TRADIÇÃO O SANTA CRUZ NUM É NEM CITADO!!!

    O TERRENO DA ILHA DO RETIRO É DA MARINHA É??? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK NÃO É ISSO QUE FALA NAS ESCRITURAS PÚBLICAS!!!!!

    E O ARRUDA QUE NEM DO SANTA CRUZ É!! FOI CONSTRUIDO COM DINHEIRO DO GOVERNO PORQUE AQUELE TIME DE LISO NEM DINHEIRO TEM PRA PORRA NENHUMA!!!!

    E OUTRA VC ACERTOU O MAIOR IDOLO DO SANTA CRUZ É GUSTAVO DUBEUX! PQ SE DEPENDESSE DA DIRETORIA AMADORA DO SNATA CRUZ ELES ESTAVAM LASCADOS!!!

    EI MIN SÓ UM SALARIO DE FELIPE AZEVEDO PAGA A FOLHA SALARIAL DE 1 ANO DE TODO O ELENCO DO SANTA CRUZ!!!!!!!

    EII POSSO TE DIZER UMA COISA EU SOU UM DOS DOIDOS QUE ESTAVAM LÁ ENTRE AS 21.000 PESSOAS NO JOGO DE ONTEM!!! E OUTRA COISA QUEM É SANTA CRUZ?? QUE TEM UMAS DAS IORES MEDIAS NA SERIE “A” NUM FLAA EM MEDIA DE PUBLICO NÃO QUE NOS GANHAMOS FACIL!!!!

    SINCERAMENTE EU CHEGUEI A CONCLUSÃO DE SER TORCEDOR DO MAIOR CLUBE DO NORTE NORDESTE BRASILEIRO CAUSA MUITA RAIVA E INVEJA!!! É TORCEDOR DE TIME DE 3 E 4 DIVISÃO!!! QUERENDO TE ATACAR!!! É TORCEDOR DO SANTA CRUZ, NAUTICO, BAHIA , CEARA, FLAMENGO, PALMEIRAS, CORINTHIANS, VASCO E ETC!!

    MAS NUM TEM PROBLEMA NÃO!!!!

    DENIS MARQUES É O QUE????????????? AQUILO É UM EX-ATACANTE EM ATIVIDADE SE ELE FOSSE OBM ELE TINHA FICADO NO FLAMENGO OU ENTÃO TINHA VOLTAOD PRO ATLETICO-PR FICOU EM UM TIME PEQUENO PRA ENGANAR O TIME DE BANGUELO!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    OA APROVEITA E PERGUNTA AO “craque” DENIS MARQUES! QUE TIPO DE CHUTEIRA ELE USA PRA JOGAR EM CAMPO DE BARRO!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ÇANTA CRUI PIADA ESTADUAL!! VAI FAZER AMISTOSO CONTRA O CAXANGÁ VAI!! QUE O MAIOR DE PERNAMBUCO TA SE PREOCUPANDO EM COMO VENCER O CRUZEIRO ENTENDESSE A DIFERENÇA???

    AHH E OUTRA COISA JÁ JOGASSE LIBERTADORES??? NÃO!!! VAI JOGAR UM DIA??? ACHO DIFICIL PORQUE FICAR ENTRE OS QUATRO DO PERNAMBUCANO NUM DA VAGA PRA LIBERTADORES NÃO!!!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    NO DIA QUE O SANTA CRUZ GANHAR PELO MENOS UMA COPA DO NORDESTE JÁ QUE COPA DO BRASIL PRECISA DE GRANDEZA ATE PORQUE O SANTO ANDRE O PAULISTA E O CRICIUMA SÃO MAIORES QUE O SANTA CRUZ E O NAUTICO JUNTO!
    AGENTE CONVERSA!!!!!!

  10. Puta que pariu, é cada comentário idiota que eu vou te contar. O cidadão acima fica se glorificando porque disputou duas vezes a Libertadores. Eu pergunto, foi campeão?
    Até onde eu sei, encher o peito pra dizer que disputou uma competição apenas por disputar não é atitude de torcedor de time grande ou será que o sport é grande mesmo como os seus torcedores dizem?

  11. Se paralisar também as séries A e B a dona CBF em um instante vai correr atrás do prejuízo. Enquanto temos este problemão para ser resolvido, o Sr. Marin fica posando de vedte nos Estados Unidos junto com esta seleção fracassada que sábado vai levar outra lapada, desta vez da Argentina. Se arrependimento matasse, a FIFA já teria morrido em realizar esta copa do mundo aqui, no país dos corruptos.

  12. Um time q so ganha um BI PE de 25 em 25 anos, enquanto isso em menos tempo o SPORT foi BI-PENTA, CAMPEÃO DA COPA DO BRASIL (2008), JOGOU LIBERTADORES(2009) E AINDA POR CIMA EM 2012 ESTAMOS NA SÉRIE A oq dizer mais ne. ISSO É SO PRA QUEM PODE TRICOCÔ!!!!    PST!!!
     
     

  13. Um time q se diz a maior torcida de Pe e qnd faz uma Carreta e so colocam 50 mil pessoas nas ruas.  E uma piada ne o SPORT em 2011 na Carreta de veradde colocou nas ruas mais de 500 mil pessoas, isso sim e torcida o resto e so arrastao.

  14. Esses Tricolores são chorões demais ne. Onde já se viu querer comparar um CAMPEONATO DE SÉRIE A E B COM SÉRIES C E D PELO AMOR DE DEUS NE. VCS NÃO JOGANDO É UM FAVOR Q NOS FAZEM. SE BEM Q VCS NÃO DÃO RENDA MSM NE. SO O SPORT MSM Q É A SEGUNDA MAIOR MÉDIA DE PUBLICO NO BRASIL EM CAMPEONATOS BRASILEIROS, O RESTO É PIADA.

  15. eita.o q a gente ve de ignorantes é um negocio triste.e os caras ainda estão achando q é Rico Teixeira o presidente da CBF.bagunceira não meu filho.se lembram de 2002 quando queriam botar o Santa Cruz na Elite devido ao regulamento(alegação de q eram 2 rebaixados e não 4)?é meus senhores.pimenta nos olhos dos outros é refresco!

  16. O INVICTO SPORT GANHOU DE NOVO DO PALMEIRAS!!!!!!!!! KD AS GOLEADAS Q O GLORIOSO IA LEVAR???????

  17. COMO DIZ A MATERIA;”Saindo um pouco da teoria, vamos citar um exemplo, o futebol da Inglaterra. Lá, existem 24 divisões. Sim, da Série A até a Série X” , QUE SORTE EM SANTA, SE NÃO JÁ ESTARIA NA “G” HEIN!!!!!KKKKKKKKKK
    E ESSA RAÇA QUE PENSA QUE É TIME, NÃO TEM O DIREITO NEM DE FALAR “SERIE A”.
    VÃO CUIDAR DO CAMPEONATOZINHO DE VCS, SE AINDA TIVER NÉ!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*