Duro de matar 13

Série D 2011: Santa Cruz 0x0 Treze. Foto: Roberto Ramos/Diario de Pernambuco

Suspensa pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva há 28 dias, a Série C vai se tornando em um dos capítulos mais desgastantes dos últimos tempos no país.

Tema cansativo, cheio de meandros e com uma linguagem fora do futebol.

O Santa Cruz já acumula um prejuízo superior a R$ 1,2 milhão no período.

Ao todo, são 60 clubes parados. O 61º é justamente o Treze de Campina Grande, que através de liminares na Justiça Comum vem tentando se garantir na Terceirona.

Se não conseguir, não terá direito sequer a jogar a Série D, pois não conquistou a vaga para o campeonato nacional no seu torneio estadual.

Como no Caso Gama, em 2000, o embate entre Justiça Comum e Justiça Desportiva voltou a ser o grande entrave da organização futebolística do país, cheia de acordos.

O presidente da CBF, José Maria Marin, subiu o tom contra do rebelado (veja aqui).

Irritados, os dirigentes dos demais clubes poderão acionar o clube paraibano na justiça, exigindo uma indenização por perdas e danos. Mais pressão para o Treze.

Acuado e agora sendo o único com uma ação contra a CBF, o Treze poderá sofrer uma severa punição da CBF, com a suspensão de até dois anos. E o clube não cede.

Mesmo tendo encerrado a última Série D em 5º lugar, em um torneio cujo regulamento só promoveria os quatro primeiros colocados. O tal direito se sobrepõe a todos.

Se será necessário um entendimento entre CBF, STJD e Treze ou a Confederação Brasileira de Futebol deve continuar pressionando, tentando cassar a liminar?

Aguardando a continuação da saga. Que no próximo capítulo a bola volte a rolar.

19 Replies to “Duro de matar 13”

  1. Cadê a segurança jurídica? O Brasil de desmoraliza quando a justiça, por questão paroquial, paralisa um campeonato concedendo uma liminar a partir de um direito descabido, mandando a solução para as calendas gregas…Cadê a Corregedoria? Por essa e por outras que o judiciário não pode funcionar sem controle externo…

  2. Cássio, li o regulamento inteiro e não há menção a somatório para determinar a classificação final. A única coisa que há é a afirmação de que os pontos seriam zerados a cada rodada. É como jogo do bicho, vale o que está escrito.

  3. Não acho que a CBF seja a culpada, pois o RIO BRANCO foi punido, ano passado, e punido severamente, pois ficou em 1º lugar do seu grupo, mas não avançou para a fase seguinte. O que o TREZE está fazendo é uma palhaçada. Está querendo impor uma “nova punição” ao RIO BRANCO( o rebaixamento) e alterar o regulamento da Serie D, para incluir o 5º colocado na série C, esquecendo que se fosse para alterar o regulamento, tanto se poderia incluir o 5º colocado da serie D, ou time rebaixado do grupo do Rio Branco ou 17º colocado geral da serie C, que daria no mesmo. Que bom Direito é esse que o presidente do Treze tanto fala?
    E outra, Cássio, não vamos comparar a situação do Treze, com a do Gama, pois naquele caso, a CBF alterou o resultado de uma goleada,(São Paulo 6×1 Botafogo) dando os pontos que livraram o time goleado do rebaixamento e rebaixando um terceiro que não tinha nada a ver(GAMA). Futebol tem que ser decidido dentro de campo e dentro de campo o GAMA, em 99, fez por merecer estar na 1ª divisão e o TREZE não fez por merecer estar na Serie C 2012 e por ironia(ou não) do destino não faz por merecer nem estar na Serie D 2012, por isso que até se justifica a criação da Copa João Havelange em 2000 para não rebaixar o Gama, já que o objetivo principal era virar a mesa para não rebaixar o Botafogo

  4. Tem que fazer o 13 pagar os prejuizos que os 60 clubes estão tendo, só basta isso. quero ver esse time se erguer . Mais nunca iria-mos ouvir falar em Treze, só se for o Treze do vasco da gama. RSRRSRSR

  5. A CBF devia ter vergonha na cara e parar de ameaçar, leva logo o caso a CONMEBOL e FIFA e desfilia essa agremiação, resolve o problema. Mas ficar ameaçando quando todos sabem que cão que late não morde.

  6. EU VEJO SÓ O SANTA CRUZ SE MANIFESTAR ,OS OUTROS CLUBES DE PERNAMBUCO QUE JOGAR MAIS NÃO É ? E OUTRA VIRADA DE MESA É PRA FUDER A TAMPA DO TABAQUEIRO E É RACHÃO DE DOMINGO É RSRS,SE FOR ASSIM SANTA CRUZ ,PAYSSANDU ,FOTALEZA ,SALGUEIRO,BRASILIENSE,PODERIAM IR A SEGUNDONA SEM IR A 3 DIVISÃO.JUSTIÇA COMUM !!!! QUE BAIXARIA DO CARA….!!!! SÓ NA BARCA FURADA DO BRASIL MERMO ,EXCLUI LOGO ESSE TIME COM NOME DE NUMERO DAS COMPETIÇÕES FEITAS PELA FIFA E CBF É MAIS QUE BEM FEITO,E SE A FIFA E CBF TEM O PODER DE CRIAR UMA COMPETIÇÃO PORQUE NÃO TERIA O PODER DE DAR INICIO A SERIES PARALISADAS ,MAIS É COMO EU DIGO BRASIL TERRA DE MENSALÃO ,DINHEIRO NA CUECA E CARLINHOS CACHUEIRA , AGORA TMB NO FUTEBOL FALTA OQUE AGORA ?

  7. Alguém tem alguma dúvida de que essa liminar só foi concedida porque o Treze deu entrada na Justiça Comum de Campina Grande? No mínimo a juíza torce pro time. Absurdo, isso.

    Por outro lado, vi no blog do Wellington Araújo que foi o próprio STJD que sugeriu ao Treze que entrasse na Justiça Comum, o que aumenta ainda mais o nível de palhaçada.

  8. É por isso que a Paraiba será sempre o quintal de PE. Escuto muito isso por aqui em Jampa.

  9. BOTA MORAL  13, NESSES IMORAIS DA CBF!!!!

    A MINHOCA ROSA, BRANCA E PRETA VAI JOGAR A SERIE C NA PROXIMA SEMANA……. PROXIMA SEMANA SANTA!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  10. A MINHOCA ROSA, BRANCA E PRETA VAI JOGAR A SERIE C,  NA PROXIMA SEMANA……. PROXIMA SEMANA SANTA!!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. a pergunta que nao quer calar:

    se o TREZE tivesse calendario garantido na SERIE D em 2012, estaria fazendo toda essa algazarra por uma vaga na SERIE C??

  12. O culpado de tudo é a CBF, que abriu para o Rio Branco do Acre, agora o Treze se acha no direito também e como o Treze está lascado mesmo , pois ficou fora da final do Paraibano e não tem direito de participar da série D está fazendo toda essa confusão!!!!!!!!!!!!!

  13. Lúcio Wanderley,

    Pode ser até questão de interpretação, mas isso que você falou serviria apenas para o confronto. Ou seja, os duelos no mata-mata começariam do zero.

    Para efeito de classificação final, não. Aí é o somatório.

  14. Cássio, o regulamento previa que, a cada fase, os pontos seriam zerados (parágrafo único). Caso um dos semifinalistas fosse excluído, o 5º colocado seria o Mirassol, melhor classificado na fase anterior.

  15. A liminar que foi concedida ao Treze é uma das coisas mais absurdas que já vi na minha vida. É retrato de um país feito por gente mesquinha e pequena. O pleito do Treze é de uma absurdidade tão grande que o juiz que concedeu essa desgraça de liminar deveria estar preso ou num sanatório. Agiu sob interesses políticos ou sob doença mental. Nunca pelo direito civil. Mas aqui é assim, as pessoas podem agir no mais absoluto interesse pessoal sem punição alguma, mesmo se estiver prejudicando milhares de pessoas.

    O Treze está achando que vai ficar por isso mesmo. Acham que vão fazer oque quiser. O Treze não entrará na Série C nem se tiver um decreto Presidencial à seu favor. O incrível é que mesmo eles sabendo que não tem direito algum continuam insistindo só para atrapalhar todo mundo. Eles vão levar um knockout que não vão mais levantar. A CBF está esperando apenas a liminar cair…

    Esse time de merda sempre foi conhecido por isso. Por querer ganhar tudo na marra. Ano passado foi campeão Paraibano porque quando ganhava 5 jogadores caíram fingindo contusões e o juiz foi obrigado a encerrar o jogo… Em 2009 num amistoso no Arruda saíram de campo no meio do jogo porque o Santa tinha um pênalti para cobrar. Pênalti legítimo, diga-se.

    É por isso que a Paraíba é a vergonha do Nordeste. Em todos os sentidos. Lá ninguém trabalha para conseguir, tudo mundo quer conseguir na marra e na facilidade.

  16. nao se discute a incompetencia da CBF, isso é notorio, mas o que o TREZE ta fazendo é igualmente lastimavel…

    como nao tem nada a perder (nao se classificou pra nada), ta adotando a prática do “quanto pior melhor” e complicando a vida de todos os outros clubes…

    o TREZE foi 5º colocado na serie D, nao tem direito a nada! o regulamento prevê o acesso de 4 clubes e nao de 5.

    se algum dos times que subiu (ex. SANTA CRUZ) perdesse a vaga, aí sim passaria para o TREZE…

    mas nao é o caso! mesmo que o tal acordo com o RIO BRANCO fosse realmente reconhecido como ilegal, a vaga passaria para o ARAGUAINA que foi rebaixado no seu grupo, mas nunca para o TREZE!

    só na JUSTIÇA PROVINCIANA da Paraíba pra ser concedida uma liminar absurda como essa! Lembrando que o STJ nao concordou com a liminar do TREZE, mas tao somente disse que a JUSTIÇA PARAIBANA é competente pelo simples fato do TREZE ter ingressado com a ação primeiro, tornando o juízo prevento…

  17. O regulamento da série D 2011 previa que a cada fase os clubes começariam com zero ponto. Assim, o 13 não foi o 5º colocado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*