Por uma Copa do Nordeste com os nove estados

Nordeste

Desde 1969 a região Nordeste é formada por nove estados.

A divisão do Brasil em macrorregiões começou efetivamente em 1913. Mudanças drásticas foram registradas também em 1940, 1945, 1950 e 1960.

Em 1988, no lançamento da última Constituição Federal, houve a criação do estado do Tocantins e a adesão do arquipélago de Fernando de Noronha à Pernambuco.

E cá estamos, em um território gigantesco de 1.558.196 quilômetros quadrados, mais de 53 milhões de habitantes e um produto interno bruto de quase meio trilhão de reais.

O breve resumo geográfico do país é necessário para o restante do post.

Politicamente renegados no futebol, os estados do Maranhão e do Piauí estão fora da reedição do Nordestão, de volta ao calendário da CBF a partir de 2013 (veja aqui).

Mesmo com clubes como Sampaio Corrêa, Moto Club, Maranhão, Flamengo de Teresina e River, os dois estados não estão nos planos da Liga Nordeste para a competição regional, com R$ 40 milhões por edição. Nem da CBF e nem dos patrocinadores também.

Para fortalecer o futebol da região seria interessante considerar toda as nove unidades.

A Copa do Nordeste tem tudo para ser um sucesso, como foi num passado recente. Equacionar o crescimento dos times a apenas sete estados soa um tanto injusto.

Pelo menos esta é a opinião da maioria da torcida pernambucana. Dos 573 pessoas que participaram da enquete do blog, 74,69% não concorda com a ausência.

Você concorda com a ausência dos clubes do Maranhão e do Piauí no Nordestão?

SportSport – 302 votos
Não – 73,84%, 223 votos
Sim – 26,15%, 79 votos

Santa CruzSanta Cruz – 156 votos
Não – 77,56%, 121 votos
Sim – 22,43%, 35 votos

NáuticoNáutico – 115 votos
Não – 73,04%, 84 votos
Sim – 26,95%, 31 votos

8 Replies to “Por uma Copa do Nordeste com os nove estados”

  1. É ridículo, pois falamos tanto da discriminação com o nordeste e nós nordestinos discriminando o piauí e o maranhão, com o sampaio correia tendo mostrado toda a sua força de torcida.

  2. Sinceramente, eu acho isso um absurdo, pela por todos, até mesmo dos clubes das respectivas regiões que não vão participar, em especial a do Sampaio Correia. O presidente do Sampaio deve pedir apoio, politicos, quem for, mais não podemos ser tratados assim. Foi bom para o Nordeste, o sampaio está entre os 7 times do Brasil com melhor media de publico de 2012. Me sinto ofendido.

    Atc.

  3. Sampaio recem campeão da serie.. vai com tudo pra subir a serie B.  Seria MARAVILHOSO ver a Copa do NORDESTE com todos os estados.. Quem perde com isso somos nós torcedores.. e amantes do futebol

  4. Pingback: Dia do Nordestino, do futebol nordestino | Blog de Esportes

  5. Por isso eu sou a favor do fim dos  estaduais , e criação da LIGA DO  NORDESTE  com series  A B C , isso não vai acabar com a rivalidade  tradicional como algumas pessoas acham. Muito  pelo contrario vamos  ter  confrontos entre  as grandes  torcidas da região  em campeonato muito mais forte  que os estaduais que são na maioria deficitarios  .
    SPORT
    S.CRUZ
    BAHIA
    CEARA
    FORTALEZA  
    VITORIA
    NAUTICO
    AMERICA
    ABC CRB CSA
    TREZE 
    CAMPINENSE 
    SAMPAIO
    SÓ AI JA SÃO  14 GRANDES  TORCIDAS  

    PELO NORDESTE TUDOOOOOOOOOOOO

  6. Alexandre,

    Até contei alguns detalhes desse jogo no post da enquete. Republico aqui:

    Em São Luís, o Sampaio Corrêa acaba de reabrir o estádio Castelão (não confundir com o estádio de Fortaleza).

    Agora composto por cadeiras e com um placar eletrônico moderno, o local teve 40 mil pessoas na abertura.

    Jogo em que o Sampaio se classificou para as quartas de final da vigente Série D: http://twitter.yfrog.com/mnyhtuhqj

    Por sinal, em 1998, quando disputou a semifinal da Copa Conmebol (extinto torneio da Confederação Sul-americana de Futebol), o Sampaio Corrêa levou 96.000 pessoas no duelo contra o Santos. O Peixe avançou.

     

  7. Cássio,

    Quem não lembra daquele jogo pela copa do Brasil entre Sampaio e Santos (acho) no estádio Castelão de São Luis onde eles colocaram mais de 80.000 torcedores. Ou seja, torcida e potenciais consumidores tem!!
    Sou a favor da inclusão do Piauí e do Maranhão.
    Abs,

  8. Quando eu penso no Maranhão eu me arrepio todo, adoro essa terra maravilhosa. Quando dá um siricutico, corro para os Lençois. Relaxar my mind, pois sou high society, sou NÁUTICO, sou um luxooooooooo. Já os torcedores da coisa vão para o Pina degustar jurubeba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*